*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

terça-feira, 19 de novembro de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - O Top 4 do concurso Miss Guanabara 1970

Daslan Melo Lima



As quatro finalistas do concurso Miss Guanabara 1970 - Da esquerda para a direita: 
Rejane de Rezende Simões, Miss Clube de Regatas Flamengo, quarto lugar; 
Sônia Silva, Miss Renascença Clube, terceiro; 
Eliane Fialho Thompson, Miss Floresta Country Clube, primeira colocada; 
Maria Helena Leal Lopes, Miss Telefônica Atlético Clube, segundo lugar. 
(Imagem: revista Fatos & Fotos, 2 de julho de 1970, Ano X, número 491).

----------

Rejane de Rezende Simões
Miss Clube de Regatas Flamengo
 quarto lugar


"A torcida preferia Rejane Simões, a candidata do Flamengo"
Imagem e comentário: Fatos & Fotos
----------
Sônia Silva
 Miss Renascença Clube
terceiro lugar



"Sem dúvida alguma, foi mais uma vez o Clube Renascença que ganhou a batalha das arquibancadas, cuja torcida não quis aceitar a decisão do júri, manifestando-se com vaias e assobios, quando o veredicto foi dado. No desfile de maiô, a mulata Sônia Silva, do Renascença, provocou um verdadeiro delírio do público, sobretudo quando rodopiou brejeiramente ao fazer o primeiro “pivot” na passarela."
 Imagem: Fatos & Fotos - Comentário: O Cruzeiro, 23/06/1970
----------
Maria Helena Leal Lopes
Miss Telefônica Atlético Clube
segundo lugar


·      Ela tinha alcançado grande notoriedade em todo o Brasil no ano anterior, quando foi capa das maiores revistas brasileiras da época, O Cruzeiro, Manchete e Fatos & Fotos. Era a favorita ao título de  Miss Guanabara 1969, mas o Juizado de Menores proibiu sua participação, por não ter 18 anos completos. 
----------
  "Miss Telefônica demonstrou vivo embaraço ao ser classificada em segundo lugar. Parecia muito nervosa ao final da festa."  
Imagem: Fatos & Fotos - Comentário: O Cruzeiro, 23/06/1970 
----------
Eliane Fialho Thompson
Miss Floresta Country Club
primeiro lugar



A escolha de Eliane não chegou a ser surpresa. Só mesmo ela pensava num segundo ou terceiro lugar, por um motivo que acabou não prevalecendo: o clube que ela representava não tem a força popular de um Renascença ou de um Flamengo, que acabaram em terceiro e quarto, respectivamente. Eliane estuda engenharia, fala três idiomas e pratica esporte. Detalhe: Miss Guanabara não é carioca. Nasceu em Barra do Piraí.
Imagem: Fatos & Fotos - Comentário: Manchete, 27/06/1970

----------
--------


Eliane Fialho Thompson foi consagrada pelo público que compareceu ao Pavilhão de São Cristóvão. No momento em que seu nome foi pronunciado, todas as candidatas correram para abraçá-la, demonstrando a grande camaradagem entre as participantes do concurso. Depois veio a volta triunfal pela passarela, quando Eliane mereceu os aplausos de todos os presentes.
Comentário: O Cruzeiro, 23/06/1970
                      ----------
          Na comissão julgadora, composta por doze pessoas, estavam cinco Misses: Patrícia Lacerda (Miss Distrito Federal 1954); Vera Lúcia Couto (Miss Guanabara, Vice-Miss Brasil, terceiro lugar no Miss Beleza Internacional 1964); Maria Raquel Helena de Andrade (Miss Guanabara, Miss Brasil, semifinalista/top 15 no Miss Universo 1965); Ana Cristina Ridzi (Miss Guanabara, Miss Brasil 1966); e Vera Lúcia Castro (Miss Guanabara, semifinalista/Top 8 no Miss Brasil 1967).  
           As outras personalidades foram: Carlos Rangel (chefe de redação de O Cruzeiro); Oscar Bloch (da direção de Manchete); Henrique Pongetti (jornalista); Billy Blanco (compositor); Venâncio Igrejas (Ministro); Otacílio Braga (diretor de turismo da Guanabara) e Elba Barbosa Nogueira (coreógrafa).
----------
      Naquele 1970, os concursos Miss Guanabara e Miss Brasil foram realizados no Pavilhão de São Cristóvão, Rio de Janeiro, pois o Maracanãzinho tinha sofrido um incêndio e estava em reformas. Eliane Fialho Thompson foi eleita Miss Brasil e ficou entre as quinze semifinalistas do Miss Universo 1970, realizado em Miami Beach. O Brasil conquistou no México o tricampeonato brasileiro de futebol. 


        Naquele 1970, as atenções de todo o país estavam de olho na Copa do Mundo e nas misses. Futebol, Carnaval e Misses (nem sempre nessa ordem)  ainda eram as três maiores paixões do povo brasileiro. 

*****

4 comentários:

Anônimo disse...

1970 foi o melhor Top 4 do Miss Guanabara. O título ficaria bem em qualquer ia delas. A Miss do Clube Renascença era espetacular. Maria Helena, do Telefónica, seria uma excelente candidata do Brasil para fazer sucesso no Miss Universo devido ao carisma e brejeirice tipicamente brasileira. Mas venceu a preferida dos jurados. Passados tantos anos, bem que gostaria de saber por onde andam as Misses Renascença é Flamengo. As outras duas sempre tenho notícia. Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Daslan,

esse Top.4 do Miss Guanabara de 1970 foi o melhor de todos os concursos de beleza do Rio de Janeiro. Porque qualquer uma delas poderia ter vencido a competição. A miss do Renascença era uma mulata espetacular. A candidata do Telefônica era de uma beleza brejeira tipicamente brasileira que teria feito o maior sucesso no Miss Universo. Gostaria muito de saber por onde andam as misses do Flamengo, Rejane Maçãs e Sônia Silva, Renascença. Porque tanto a Eliane Fialho Tompson como Maria Helena Leal Lopes sempre são lembradas e aparecem nos blogs da Missologia. Aliás, Maria Helena é uma amiga muito especial.

Muciolo Ferreira -jornalista doRecife

Anônimo disse...

Daslan, esse Top.4 do Miss Guanabara de 1970 foi o melhor de todos os concursos de beleza do Rio de Janeiro. Porque qualquer uma delas poderia ter vencido a competição.

A miss do Renascença era uma mulata espetacular. A candidata do Telefônica era de uma beleza brejeira tipicamente brasileira que teria feito o maior sucesso no Miss Universo.

Gostaria muito de saber por onde andam as misses do Flamengo, Rejane Simões, e Sônia Silva, Renascença. Porque tanto a Eliane Fialho Thompson como Maria Helena Leal Lopes sempre são lembradas e aparecem nos blogs da Missologia. Aliás, Maria Helena é uma amiga muito especial.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Adoro esse Top 4.
Adoro Eliane Fialho Thompson, uma mulher inteligente, culta e humilde, mas a Miss Flamengo era belíssima e poderia ter ganho.

Lúcio J/Copacabana/Rio