*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 9 de março de 2008

TUDO, OU QUASE TUDO, QUE VOCÊ DESEJA SABER SOBRE A ELEIÇÃO DA MISS PERNAMBUCO 2008


Se você não compareceu ao Clube Português do Recife na última sexta-feira, 07 de março, para acompanhar ao vivo a eleição da Miss Pernambuco 2008, acredito que vai gostar de ler o meu relato sobre o assunto. Puxe uma cadeira, sente ao meu lado. Vou contar a você tudo, ou quase tudo, sobre o evento. Na foto acima, estou ao lado da nova Miss Pernambuco, Michelle Fernandes da Costa,onde ela aparece sem a faixa, uma vez que já estava saindo do Clube Português.
LOCAL, PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO – O concurso começou pontualmente no Clube Português do Recife às 21 horas, com transmissão ao vivo pela TV Clube.O cenário estava belíssimo e foi concebido por Fred Costa. Os apresentadores foram Artur Tigre e Nádia Alencar, excelentes. Coreografia: Romildo Alves. Coordenação: Nena Pacheco. Realização: Associados Pernambuco, TV Clube Pernambuco e Miguel Braga Produções. De caneta e papel, eu anotava todos os detalhes, enquanto Rafael Carlos, Assessor de Esportes do TIMBAFEST, fotografava os melhores momentos.
**********
A COMISSÃO JULGADORA – 17 pessoas na comissão julgadora: Marcolino Junior, jornalista; Raimundo Pimentel Filho, executivo; Felix Fernando, cabeleireiro; Vanessa Magalhães, turismóloga; Alberto Melo, empresário; Cris Glasner, advogada; Milton Santana, empresário; Pablo Fernandes, publicitário; Karina Azevedo, superintendente da TV Clube; Eduardo Lacet, ortodontista; Guilherme Paturim, empresário; Isabelle Gayoso, gerente de marketing; João Bosco Tenório Galvão, advogado; Gardênia Cavalcanti, apresentadora da TV Clube; Paulo Carvalho, estilista; Geraldo Cisneiros, empresário, e Débora Daggy, Miss Pernambuco 2001.
De uma mesa próxima, alguém dizia a cada júri que era anunciado:...esse aí entende do assunto (...) esse não entende. É por isso que alguns resultados surpreendem, pois deixam de colocar na comissão pessoas que realmente entendem de misses .
Um detalhe : No momento em que o nome de Débora Daggy era anunciado como integrante da comissão julgadora, a legenda que apareceu no telão , e , por consequência nos vídeos de quem estava acompanhado o concurso pela TV, tinha o nome de Kelly Amorim-Miss Beleza Regional.
**********
AS CANDIDATAS E AS MINHAS FAVORITAS – Eram 30 candidatas. Inicialmente, elas se apresentaram em trajes típicos, depois desfilaram de maiô completo, da grife Isca Viva , e em seguida, retornaram vestindo roupas casuais da estilista Cyntia Verçosa. As 30 candidatas eram:
Miss Ateliê Geovane Santos, Larissa Alice dos Santos Silva;
Miss Beleza Regional, Kelly de Souza Amorim;
Miss Belo Jardim, Daniely Cruz de Oliveira ;
Miss Buíque, Jéssica Costa;
Miss Cabo de Santo Agostinho, Ive Catarina Leite de Andrade;
Miss Carnaíba, Taise Alves dos Santos;
Miss Caruaru, Lais Rodrigues Fiori;
Miss Chã Grande, Ana Cláudia Francisco;
Miss Clube Português do Recife, Juliana de Lima Duque;
Miss Corpo de Bombeiros PM de PE, Joana Carla dos Santos Maciel;
Miss Faculdade Maurício de Nassau, Michelle Fernandes da Costa ;
Miss Jaboatão dos Guararapes, Angélica Liana de França;
Miss Jataúba, Dayane de Queiroz Bento;
Miss Lagoa do Ouro,Isleyne Daiane Silva Neves ;
Miss Loja Absoluta, Rosana Pamella Nogueira ;
Miss Moda Center Santa Cruz do Capibaribe, Leidiane Silva Vasconcelos ;
Miss Olinda , Cíntia Fernanda da Silva Santos;
Miss Parque das Feiras de Toritama, Priscila Andrade da Silva;
Miss Paulista,Rebeca Priscila de Andrade;
Miss Pesqueira,Lidiane Maciel da Silva ;
Miss Petrolina, Rafaela Lima Pires ;
Miss Polícia Civil de PE, Shirley Oliveira ;
Miss Recife, Maria Helena Guimarães e Silva ;
Miss Ribeirão, Rafaela Rolim Feitosa
Miss Salgueiro, Larisse Sampaio ;
Miss Santa Cruz do Capibaribe, Milena de Lima Queiroz ;
Miss Sport Clube Recife, Natalia Cristina Cavalcanti Estanislau Sobral;
Miss São José do Belmonte, Layane de Carvalho Vieira ;
Miss São Lourenço da Mata, Miriam Susy ;
Miss Surubim, Natalícia da Silva .

As minhas candidatas favoritas eram as seguintes, nessa ordem : Miss Recife, Miss Olinda, Miss Faculdade Maurício de Nassau e Miss Sport Club Recife.
**********
AS TORCIDAS - As torcidas que vieram do interior fizeram-me lembrar com saudades das arquibancadas do “Geraldão”, local de muitos concursos de Miss PE. As maiores eram as de Surubim, Ribeirão, Salgueiro e São Lourenço da Mata.
**********
OS TRAJES TÍPICOS – A minha concepção de traje típico é aquela do traje que, embora singelo, traduza a expressão genuína da roupa que homens e mulheres usam na sua luta diária para ganhar o pão ou algo que retrate o verdadeiro espírito das danças, dos folguedos e do folclore de uma região.
Pois bem, de acordo com o meu raciocínio, havia inúmeros trajes típicos dessa natureza e gostei muitos dos seguintes :
“ A Colhedora de Algodão”, de Políbio Cordeiro, vestido por Isleyne Daiane Silva Neves, Miss Lagoa do Ouro;
“A Arte de Belo Jardim com Tareco e Mariola”, de Quitéria Andresa, apresentado por Daniely Cruz de Oliveira, Miss Belo Jardim;
“Festival de Jeans”, de Ademildo Pereira, apresentado por Priscila Andrade da Silva, Miss Parque das Feiras de Toritama”;
" Regionalidade", de Paulo Carvalho, vestido por Kelly de Souza Amorim, Miss Beleza Regional.
O prêmio de primeiro lugar para o mais belo traje típico foi para “Pontal de Maria Farinha e Seus Coqueirais”, de Fred Costa, usado por Rebeca Priscila de Andrade, Miss Paulista, um traje belíssimo que venceria qualquer concurso de fantasias de carnaval na categoria originalidade. Pela vitória, Priscila recebeu um cheque de 1 mil reais. Muitos trajes lindos lembravam exatamente isso, fantasias de carnaval da categoria originalidade.
**********
A MISS SIMPATIA – Um dos momentos mais emocionantes foi aquele em que foi anunciado quem era a Miss Simpatia. Eleita pelas próprias concorrentes, venceu Rafaela Rolim Feitosa, Miss Ribeirão, uma morena cheia de charme e carisma , apresentada como a primeira jovem com deficiência auditiva a participar no Brasil de um concurso de misses. Foi necessário um intérprete, mas deu para ouvir muito bem quando ela pronunciou com esforço Estou feliz! Obrigada ! Rafaela Rolim Feitosa tem 20 anos de idade, 1,70 de altura , pesa 58 quilos e o maior sonho de sua vida é poder falar normalmente.
Rafaela Rolim recebeu a faixa das mãos de Tássia Almeida, Miss Simpatia 2007.
**********
AS 10 FINALISTAS – Após o desfile em roupa casual, foram anunciadas as 10 finalistas. Elas eram chamadas, desfilavam e saiam do palco. Restaram as 20 não classificadas que aplaudiram e juntas se recolheram aos bastidores. Causou estranheza a não inclusão da bela Miriam Susy, Miss São Lourenço da Mata, uma morena de 22 anos, 1,74 de altura e 53 quilos. No telão perto do palco , o público visualizava os comerciais e as matérias relacionadas com o certame feitas durante a semana. Depois de um intervalo, as 10 finalistas voltaram ao palco vestindo trajes de galas padronizados na cor preta, do estilista Paulo Carvalho. As 10 finalistas foram:
Miss Recife, Maria Helena Guimarães e Silva, modelo, 20 anos, 1,79 e 61 kg;
Miss Olinda, Cíntia Fernanda Silva Santos, estudante de educação física- 22 anos- 1,75- 63 Kg;
Miss Faculdade Maurício de Nassau, Michelle Fernandes da Costa, estudante de direito-23 anos, 1,72 - 57 Kg, representante da mesma instituição de ensino de Wilma Gomes, a Miss Pernambuco 2007;
Miss Cabo de Santo Agostinho, Ive Catarina Leite de Andrade, 18 anos-1,69- 55 kg;
Miss Corpo de Bombeiros da PM de PE, Joana Carla dos Santos Maciel, 20 anos- 1,80 -63kg;
Miss Sport Club Recife – Natália Cristina Cavalcanti Estanislau Sobral, estudante de educação física, segunda colocada no concurso Beleza PE 2007- 22 anos- 1,70-58 Kg, portadora de uma discreta tatuagem em formato de rosa na altura do ombro esquerdo;
Miss Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, Leidiane Silva Santos Vasconcelos, 18 anos- 1,71- 58kg;
Miss Caruaru, Lais Rodrigues Fiori, 20 anos-1,70-61 kg;
Miss Atelier Geovane Santos, Larissa Alice dos Santos Silva, enfermeira- 25 anos- 1,75-59 Kg;
Miss Clube Português do Recife, Juliana de Lima Duque, 18 anos-1,75-59 Kg.
**********
AS ENTREVISTAS – Concordo que a entrevista é um item interessante, mas é um detalhe que deve ser analisado com muito cuidado por parte da comissão julgadora. Eu tenho muita prática e facilidade em falar em público, mas há ocasiões em que sinto que não estou legal e não me expresso bem com deveria. Eu me coloco no lugar daquelas jovens, nervosas, cansadas pelos dias exaustivos de ensaios e compromissos, diante de uma comissão julgadora e de um público atento até ao ar que respiram. Não é fácil. A comissão julgadora deve usar de bom senso para não prejudicar uma beleza em potencial por causa do nervosíssimo demonstrado ao responder apenas uma pergunta.
As perguntas tinham sido previamente elaboradas pelo Departamento de Jornalismo da TV Clube . Aleatoriamente, as finalistas apanhavam um envelope, abriam e entregavam à apresentadora. Confiram o resumo das perguntas correspondentes a cada Miss finalista.
1)Miss Recife - Qual a parcela da população que anda mais esquecida e o que poderia ser feito por ela ?
2)Miss Olinda - Desde o começo do ano já mataram mais de 60 mulheres em Pernambuco. De que forma você contribuiria para enfrentar o problema?
3)Miss Maurício de Nassau - Por mais que se combata o preconceito , ele ainda existe. Qual o pior tipo de preconceito?
4) Miss Cabo de Santo Agostinho - O que você entende por inclusão social?
5) Miss Corpo de Bombeiros - Sobre o meio ambiente, que mensagem deixaria para os pernambucanos?
6) Miss Sport Club Recife - Dos livros que você já leu, qual o que você indicaria para os pernambucanos?
7) Miss Moda Center Santa Cruz do Capibaribe - Qual o principal desafio dos próximos governantes?
8) Miss Caruaru - O que você falaria de Pernambuco em sua viagens ?
9) Miss Atelier Geovane Santos - Nossa juventude está sujeita às drogas. Que mensagem você levaria para os jovens e suas famílias?
10- Miss Clube Português do Recife - Amanhã, 08 de março, Dia Internacional da Mulher. O que temos para comemorar?

Miss Recife respondeu que os idosos era a parcela mais esquecida da população e que eles mereciam carinho. Em minha opinião, não se saiu mal, apenas não demonstrou a segurança das Misses que se seguiram, Olinda, Faculdade Maurício de Nassau e Sport. Um momento de expectativa antecedeu à resposta de Miss Sport. Indagada qual dos livros que já tinha lido indicaria para os pernambucanos, repondeu : A Bíblia , um livro universal (...) onde você se encontra .
A entrevista mais fraca foi a da Miss Cabo de Santo Agostinho. Nervosa, atrapalhou-se, gaguejou e se perdeu totalmente na resposta.

Talvez, o ideal fosse fazer uma pergunta única às finalistas, como acontecia em alguns concursos de Miss Universo do passado. Elas ficariam em uma cabine à prova de som e nenhuma ouviria a resposta da outra . Dessa forma, o júri poderia analisar melhor o raciocínio e a originalidade das várias respostas diante de uma única pergunta.
**********
A DESPEDIDA DE WILMA GOMES, MISS PERNAMBUCO 2007 – Ao som da música “Luzes de Ribalta”, Wilma Gomes despediu-se do título de Miss PE 2007 e chorou de emoção. Determinação e humildade, eis o segredo do sucesso de uma Miss , disse ela no seu discurso. Wilma, sem dúvida, deixou seu nome como uma das maiores misses do Leão do Norte, sem trocadilho, não me refiro à sua estatura de 1,86 , mas à sua performance no Miss Brasil 2007, onde obteve um honroso quarto lugar , foi Miss Simpatia e representou o Brasil no Miss Millenium, realizado na Etiópia.
**********
O TOP 3 – Primeiro Lugar- Miss Faculdade Maurício de Nassau, Michelle Fernandes da Costa, prêmio de 10 mil reais , coroa e 2,5 mil reais em jóias;
Segundo Lugar – Miss Olinda, Cíntia Fernanda Silva Santos, prêmio de 3 mil reais e 1,5 mil reais em jóias;
Terceiro Lugar- Miss Sport Club Recife, Natália Cristina Cavalcanti Estanislau Sobral, prêmio de 2 mil reais e 1 mil reais em jóias.

Enquanto a nova Miss Pernambuco fazia o seu desfile triunfal ao som da música " Ai, Que Saudades da Amélia" , o apresentador anunciava que a diferença da segunda colocada para a primeira tinha sido de apenas um ponto.
Os prêmios foram modestos, comparado com o que ganhou recentemente Bruna dos Santos Pontes, vencedora do concurso Miss Pará 2008. O prêmio mais valioso que Michelle Fernandes da Costa ganhou foi um cheque de 10 mil reais, enquanto Bruna dos Santos Pontes recebeu um carro da marca Ford KA, Zero Km , um contrato de trabalho de 12 meses e um guarda-roupa avaliado em 20 mil reais.
**********
CONCLUSÃO – O espetáculo foi bonito, organizado e ágil.
Após o resultado, consegui aproximar-me de várias misses . Tive o prazer de reencontrar Rita de Cássia Spencer Pedrosa, ex-Miss PE , quinta colocada no Miss Brasil 1981, atuando como chaperona. Miss Ribeirão, eleita Miss Simpatia, o carisma em pessoa, era a imagem da felicidade, muito requisitada para fotos. Miss Olinda foi o tipo que mais me chamou a atenção pelos olhos lindos ( tive a impressão que usava lentes de contato ) e o sorriso contagiante. Abracei a Miss Faculdade Maurício de Nassau, Michelle Fernandes da Costa. A garota é muito bonita, sonha ser Juíza de Direito e Pernambuco estará bem representado no Miss Brasil 2008. No entanto, na minha opinião, eu acredito que a Miss Recife , pelo conjunto, talvez tivesse sido a melhor opção .

E assim, com o meu relato, espero que você tenha matado sua curiosidade sobre tudo, ou quase tudo, que queria saber sobre a eleição da Miss Pernambuco 2008.

5 comentários:

Raimundinho Junior disse...

Oi Daslan!
Tenho ainda muito o que aprender, só mesmo você para nos presentear com essas informações tão preciosas sobre o Miss Pernambuco 2008. Perfeito os seus comentários.
Obrigado, sem mais palavras.
Abraços!

Unknown disse...

Olá,DASLAN!
adorei a matéria....bem redigida,proporcionando a condição de imaginar o evento. Fiquei muito tocada, pelo fato da MISS simpatia ter deficiência auditiva, isso mostra que as barreiras começam a ser vencidas e as sementes,antes plantadas, começam a florescer....uma questão importante a se pensar: quando a inclusão social e igualdade, são temas tão presentes....e me parece, menos utópicos.
Afinal, para nós fonoaudiólogos, esse fato é bastante relevante.

abraços e parabéns pela matéria!

Rony Santana disse...

Boa noitem parabéns pelo relato tão minucioso dos bastidores do concurso, concoro com vc quanto a ausencia de pessoas que trabalhem com beleza, e conheçam as exigencias de um concurso Nacional como o Miss Brasil. Estava torcendo por Olinda, e me pergunto se uma candidata que usa uma tautagem aparente coo a terceira colocada, é realmente uma referencia de beleza...Bom, o que posso dizer é que enquanto o Miss Pernambuco tiver entre seus juízes, Advogados, ortodontistas e empresários, sua credibilidade e eficiencia estarão comprometidos. Abraço.

Rony Santana disse...

Boa noite parabéns pelo relato tão minucioso dos bastidores do concurso, concordo com vc quanto a ausencia de pessoas que trabalhem com beleza, e conheçam as exigencias de um concurso Nacional como o Miss Brasil na comissão julgadora. Estava torcendo por Olinda, e me pergunto se uma candidata que usa uma tatuagem aparente como a terceira colocada, é realmente uma referencia de beleza sabe...Como também se uma garota que aparenta ter menos de 1,70 e corpo franzino, realmente estará a altura de candidatas do sul e sudeste do País...Nada pessoal contra a garota, mas acho que esse ano estaremos aquém do ano passado.Bom esse é apenas um palpite, o que posso afirmar com certeza é que enquanto o Miss Pernambuco tiver entre seus juízes, Advogados, ortodontistas e empresários, que não acompanham outros concursos e não conhecem os pré-requisitos para que uma garota se saia bem num certame complicado como o Miss Brasil, concedendo um título por uma diferença de apenas um ponto a mesma instituição privada que levou o título ano passado, sua credibilidade e eficiencia estarão comprometidos. isso é muito triste, e ofusca o pouco brilho e visibilidade que o concurso vem tendo ao longo dos anos. Parabéns a você e forte Abraço.

Anônimo disse...

o Nome da candidadta miss sao jose do belmonte é LAYANA e nao LAYANE. bjs