*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 23 de maio de 2009

SESSÃO NOSTALGIA - IVONE RICHTER ,VICE MISS DISTRITO FEDERAL 1958

Por Daslan Melo Lima

          Naquele 14 de junho de 1958, Adalgisa Colombo, Miss Botafogo, era apontada como forte candidata ao título de Miss Distrito Federal devido à sua experiência, pois já tinha disputado o título de Miss Cinelândia, conquistado o Miss TV e era manequim da Casa Canadá. Mas havia uma garota belíssima no caminho de Adalgisa Colombo: Ivone Richter, Miss Riachuelo.


Ivone Richter, Miss Riachuelo 1958.(Foto: Dilson Martins, revista Manchete, 07/06/1958)

O jornalista Sérgio Cabral estreava como foca no Diário da Noite e diz que ainda guarda o rosto e o porte de Ivone Richter como um dos acontecimentos mais sensacionais de figura feminina no Rio.


Paaafff! O primeiro salgadinho bateu na cora da Miss Distrito Federal 1958: um croquete de camarão.
Plaacttff! O segundo atingiu o cetro: uma empada.
Piimmmba!! O terceiro manchou o maiô Catalina dourado: uma azeitona.


Adalgisa Colombo, 18 anos, Miss Botafogo, foi eleita Miss DF debaixo de uma chamada vaia ensurdecedora e uma chuva de frituras do serviço da Confeitaria Colombo, os salgadinhos mais finos do Rio, mas que nem por isso tinham qualquer parentesco com a nossa mártir da beleza. Quarenta anos depois aquilo teria um nome: baixaria, barraco. Na época. a Última Hora também procurou a bilabial para berrar: “Bagunçaram o coreto”.

Absolutamente fora de si, a mãe de Ivone Richter, Miss Riachuelo - a segunda colocada e preferida do público -, subiu ao palco e foi contida pelos policiais milímetros antes de tascar as unhas em Adalgisa, moça de classe, educada no Liceu Francês de Laranjeiras.

Pior. Também irada, a irmã da Miss Vasco da Gama teve maior sucesso em sua vingança. Correu para os camarins e fez picadinho do vestido de tule de Adalgisa, jovem elegante que fora daquele pesadelo desfilava para a Casa Canadá.

(Feliz 1958: O ano que não devia terminar, Joaquim Ferreira dos Santos, Editora Record, Rio de Janeiro,1997)


Adalgisa Colombo, Miss Botafogo, Miss Distrito Federal 1958. (Foto: Dílson Martins, revista Manchete, 07/06/1958).

          Devido às vaias, Adalgisa Colombo foi aconselhada a não voltar ao Maracanãzinho no sábado seguinte, 21 de junho, para disputar o Miss Brasil. Determinada, ela foi e conquistou o primeiro lugar, diante de milhares de pessoas que torciam por Sonia Maria Campos, Miss Pernambuco. Em Long Beach, Adalgisa Colombo conseguiu a segunda colocação no Miss Universo, perdendo para Luz Marina Zuluaga, Miss Colômbia.



Ivone Richter, Miss Riachuelo, vice Miss Distrito Federal 1958.
(Foto: Dilson Martins, revista Manchete, 07/06/1958)

          Talvez tenham aconselhado Ivone Richter a voltar às passarelas.Talvez ela tenha recebido convites para fazer carreira na televisão e no cinema.Mas Ivone Richter soube dizer não e preferiu ficar longe dos holofotes, satisfeita com a gratidão de todos que guardaram seu rosto e seu porte como um dos acontecimentos mais sensacionais de figura feminina do Rio de Janeiro.

*****

4 comentários:

Unknown disse...

ola,sou Yvonne Richter.Gostaria de corrigir o fato mencionado sobre minha mãe,por se tratar de uma invenção descabida.Não aconteceu nada disso.Devem ter se confundido com outra pessoa.Por exemplo;tenho uma foto publicada em jornal da época,em que aparece um senhor aplaudindo,e em cuja legenda diz se tratar do pai da candidata yvonne Richter,mas na verdade a pessoa fotografada é desconhecida,não era meu pai.

Anônimo disse...

Que reportagem mais interessante!Lembrei desses detalhes pós-eleição!hahahha!Infleizmente os ânimos se exaltaram.Fato pouco divulgado.Realmente outras 3 finalistas,ao menos eram melhores,particularmente, Miss Riachuelo.Boa intervenção da filha,que esclareceu fatos.mesmo eleita MB58,dizer que é linda,não é!Abraços, Japão

Jusara disse...

Que pena o resultado deste concurso, apenas de ler a matéria e ver as fotos , era evidente que Yvone Richter seria coroada a Miss Brasil !

Minhas Memórias disse...

Ivone Richter é mãe da atriz e comediante Alexandra Richter, que trabalhou em algumas novelas da Globo e no Zorra Total. Ela mesma que citou a mãe no programa Encontro com Fátima Bernardes, no dia 26/12/2012.