*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SESSÃO NOSTALGIA - CRISTIANE PASSOS, MISS INTERCONTINENTAL 1981

Daslan Melo Lima


Cristiane Lisita Passos
, Miss Goiás, morena de olhos verdes, semifinalista no Miss Brasil 1981, foi a primeira brasileira a conquistar o título de Miss Intercontinental, realizado em Barranquilla, Colômbia, em 24/10/1981.


Cristiane Passos, Miss Intercontinental 1981 (Foto: Vador Goulart, revista Fatos & Fotos Gente, n° 1.075, Ano XX, 29/03/1982)

Na semana passada, quando focalizei Taiomara do Rocio Brochard, escrevi que no ano de 1981 as brasileiras alcançaram grande destaque nas passarelas dos maiores concursos de beleza do mundo. Falei de Adriana Alves de Oliveira (quarto lugar no Miss Universo), Taiomara do Rocio Borchardt (vice Miss Beleza Internacional) e Maristela Silva Grazzia (quarto lugar no Miss Mundo).
Deixei de citar Cristiane Passos, talvez pelo fato de, inconscientemente, minha memória estar mais vinculada aos três citados concursos de beleza, os mais tradicionais do planeta, e de o Miss Intercontinental, na época Miss Teen Intercontinental, não ser motivo de maiores comentários na mídia nacional.
Por mera casualidade, em março de 1982, folheando em uma banca um exemplar da revista Fatos & Fotos Gente, deparei-me com uma reportagem sobre Cristiane Passos. Interessado por tudo relacionado às misses, comprei a publicação, sem saber que ela se tornaria uma relíquia.


Cristiane Passos, Miss Intercontinental 1981 (Foto: Vador Goulart, Fatos & Fotos Gente, n° 1.075, Ano XX, 29/03/1982)

O concurso Miss Intercontinetnal foi criado em 1972, com o nome de Miss Teenage Intercontinental, em Aruba, sob a organização de Rene Lacle. De 1979 até 1981, teve a denominação de Miss Teen Intercontinental, passando a ser chamado de Miss Intercontinental a partir de 1982.

As brasileiras que mais se destacaram no Miss Intercontinental foram:

Cristiane Passos, primeiro lugar, 1981 (Barranquilla, Colômbia);
Márcia Cristine de Carvalho Macedo, quinto lugar, 1982 (Cartagena, Colômbia);
Rejane Heiden, quarto lugar, 1983 (Oranjestad, Aruba);
Janaína Vizeu Berenhauser Borba, primeiro lugar, 1998 (Bad Lausick, Alemanha)
Fabíola Effgen, semifinalista em 2002 (Fürth, Alemanha);
Rafaella Tinti Borja Pinto, semifinalista, 2003 (Berlin, Alemanha);
Carla Seixas Lara, semifinalista, 2004 (Huhhot, China);
Andrea Lopes de Andrade, semifinalista, 2005 (Huangshan, China);
Natália Guimarães, semifinalista, 2006 (Nassau, Bahamas);
Marcela Duarte, quarto lugar, 2007 (Mahe, Seychelles);
Vanessa Cristina Guimarães de Morais, semifinalista, 2008 (Zabrze, Polônia).


Cristiane Passos, Miss Intercontinental 1981 (Foto: Vador Goulart, Fatos & Fotos Gente, nº. 1.075, Ano XX, 29/03/1982)

Cristiane Lisita Passos, uma brasileira de 20 anos, atual Miss Juventude Internacional, eleita na Colômbia, pretende concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa de seu estado natal, Goiás.
“Às vezes, as pessoas vêem os jovens como alienados. Não é nada disso: nós, jovens, podemos fazer muitas coisas, principalmente em relação à igualdade das classes sociais” – diz Cristiane, estudante de jornalismo.
“Somos uma juventude de transição, que ficou entre o AI-5 e a promessa de abertura total. É mais ou menos o que escrevi numa poesia (ela está para lançar seu primeiro livro):
“Estou abarrotada de épocas e acontecimentos / e sinto que este velho tempo ainda está dentro de mim.”
Morena, de olhos verdes, não acha que por ser Miss não pode pensar, agir e ter opiniões próprias.
Quanto à política, frisa que gosta muito, “desde que seja limpa, que vise os interesses do povo. Uma política para beneficiar e não para tornar o político um beneficiado. Demagogos têm muitos por aí, e eu os quero bem longe de mim”.

Depois da vitória, Cristiane teve que cumprir alguns compromissos que incluíam viagens ao Caribe e América do Norte.
“O fato de ser Miss não impede que eu tenha minhas opiniões. Gosto muito da política desde que seja uma política limpa e que vise os interesses do povo. Comigo, demagogo não tem vez.”

(Marlene Anna Galeazzi, Fatos & Fotos Gente, nº 1.075, Ano XX, de 29/03/1982)


Cristiane Passos, A Miss que ser deputada. Página completa da reportagem de Marlene Anna Galeazzi, com fotos feitas por Vador Goulart, revista Fatos & Fotos Gente, n° 1.075, Ano XX, 29/03/1982

As coisas que Cristiane Passos falou sobre política em março de 1982 soam atuais.
Não sei se ela chegou a concorrer a uma cadeira na Assembléia Legislativa de Goiás, mas sei que voltou a disputar outro título internacional, o Reina Mundial del Banano 1985. Nesse concurso, que existe em Machala, a capital da banana do Equador, desde 1964, Cristiane Passos voltou a brilhar e trouxe para o Brasil o segundo lugar, tendo perdido o título para Rosibel Chácon, da Costa Rica.
Detalhe: O Brasil venceu o Reina Mundial del Banano em 1989, com Cristiane Corrales Ferreira (Miss Goiás, semifinalista no Miss Brasil 1988) e em 1996, com a gaúcha Paula Simon.

O que Cristiane Lisita Passos faz hoje ?
Ela é jornalista, advogada e escritora;
Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA, Universidad Del Museo Social Argentino;
Mestra em Direito Agrário pela UFG, Universidade Federal de Goiás;
Pós graduada em Administração Pública, Direito do Trabalho, Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Orçamento e Finanças.

Imagino que a Dra. Cristiane Lisita Passos, Miss Goiás 1981, semifinalista do Miss Brasil 1981, Miss Intercontinental 1981 e vice Rainha Mundial da Banana 1989, tem orgulho do seu passado de rainha da beleza, vai ler esta matéria e recitar em silêncio, em tom de nostalgia, aqueles mesmos versos sábios que escreveu um dia:

Estou abarrotada de época e acontecimentos
E sinto que este velho tempo ainda está dentro de mim.


********************

Nenhum comentário: