*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 24 de abril de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - EDILENE CAETANO, MISS SESI INDUSTRIÁRIA 1978

Daslan Melo Lima


      No dia 28/03/2010, recebi o seguinte e-mail: “Oi, Daslan. No ano de 1978, eu tinha 16 anos de idade e morava na cidade de Escada, trabalhava na Indústria de Tecelagem e fui convidada pelo Sesi do Recife (Casa da Indústria, Av. Cruz Cabugá), cuja Assistente Social na época era Eli Braz, para concorrer ao Miss Sesi Industriária, realizado no Sesc. Ganhei e fui convidada a participar do Miss Pernambuco. Foi no ano que Ângela Agra Galvão, linda, belíssima, foi eleita. Eu tenho muita curiosidade de ver vídeos e fotos do concurso Miss PE-78, pois não tenho nada para mostrar aos meus filhos. As únicas lembranças são as fotos e a faixa de Miss Sesi Industriária, que guardo até hoje com muito carinho. Gostaria de conseguir material daquele tempo. Ajude-me, por favor. EDILENE CAETANO"

      Fiquei contente e emocionado com o contato. Respondi para Edilene que gostaria muito de contribuir com ela para o resgate das imagens do Miss Pernambuco 1978, mas tenho pouca coisa sobre aquele certame, apenas algumas fotos de jornais de Ângela Agra Galvão e das semifinalistas. Para compensar sua frustração, e para relembrar um dos maiores eventos da história do Miss Pernambuco, prometi elaborar uma matéria em sua homenagem em PASSARELA CULTURAL, através da secção SESSÃO NOSTALGIA.

Edilene Caetano, aos 16 anos de idade, quando foi eleita Miss Sesi Industriária 1978. (Foto: Arquivo Pessoal-EC)


      Edilene Caetano Silva de Souza, nascida Edilene Caetano da Silva, filha de Euclides Caetano da Silva e Maria Marques da Silva é natural da cidade de Escada-PE, onde nasceu em 18/05/1962. Reside atualmente em Paulista, cidade pernambucana que faz parte da região metropolitana do Recife. É casada com o vendedor Marcos Carvalho de Souza e tem dois filhos: Marcos Carvalho de Souza Filho (28) e Kyvia Laiane Silva de Souza(22). Exerce atividade autônoma e não esquece da tranqüila cidade interiorana onde viveu, da Escola Nossa Senhora da Escada, das professoras Irmã Maria da Encarnação e Irmã Leonia, da colega Laudinéia Jacinto...


Márcia Cavalcanti Neves, Miss Sesi Industriária, quarta colocada no Miss Pernambuco 1977. (Foto-reprodução do Diario de Pernambuco, Acervo DML)

      Não foi fácil a grande responsabilidade que recaiu sobre Edilene Caetano, pois sua antecessora, Márcia Cavalcanti Neves, Miss Sesi Industriária 1977, uma das garotas mais belas e inteligentes da história do concurso Miss PE, tinha sido a quarta colocada no Miss Pernambuco 1977. Muitas pessoas ligadas ao SESI, Serviço Social da Indústria, alimentavam expectativas de que Edilene podesse ir mais longe do que Márcia, o que não ocorreu. Edilene Caetano não conseguiu um lugar entre as semifinalistas do Miss Pernambuco 1978. 

      Enviei um questionário para Edilene Caetano por e-mail, no melhor estilo entrevista ping-pong. Ela respondeu acompanhado de duas imagens do tempo de Miss e de outras duas feitas recentemente. E agora, vamos conhecer um pouco daquela graciosa garota de Escada, que um dia viveu na passarela do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães Melo, no Recife, uma das maiores emoções da sua vida.


Edilene Caetano desfilando em traje típico na noite da eleição da Miss Sesi Industriária 1978. (Foto: Arquivo Pessoal-EC)


Quantas garotas participaram do Miss Sesi-Industriária? Qual o prêmio para a vencedora? 
Oito garotas participaram, entre elas as representantes de Timbaúba, Cabo e outras que no momento não lembro. Na época, ao ganhar o título, prometeram um trabalho para mim no SESI, mas não sairam da promessa. 
-----
Valeu a pena ter disputado o título de Miss Pernambuco? 
Sim. Foi uma experiência fantástica.
-----

O que mudou em sua vida após o título de Miss Sesi Industriária?
Fiz muitas amizades. Dois anos depois, aos 18 anos de idade, casei com Marcos Carvalho de Souza, meu marido, com quem vivo até hoje, e saí de Escada. Ainda tenho família lá e sempre que possível retorno à minha terra, onde sou até hoje reconhecida como a Miss da cidade.
-----
Uma Miss Pernambuco
Ângela Agra Galvão, a Miss do ano em que disputei o título, 1978.
-----
Uma Miss Brasil
Vera Fischer, Miss Brasil 1969.
-----
Uma brasileira que poderia ter sido Miss Universo
Natália Guimarães, segunda colocada no concurso Miss Universo 2007.
-----
Você incentivaria sua filha a participar de um concurso de Miss? 
Sim, com toda certeza.
-----
O que você acha que mudou nos concursos de hoje? 
Os prêmios são mais atrativos e os eventos mais organizados.
-----
Você tinha apenas 16 anos de idade quando foi eleita Miss Sesi Industriária. Não houve nenhum problema para aceitarem sua inscrição no concurso de Miss PE por você ser menor de idade? 
Sim, mas no documento de inscrição colocaram 18 anos.
-----
Qual a maior recordação que você guarda do tempo de Miss? 
Das pessoas que me deram assistência e com as quais tenho contato até hoje.
-----
PING-PONG COM EDILENE CAETANO......................................................
Comida: Peixada ***** Bebida: Suco de maracujá *****  Sobremesa: Pudim *****  Cor: Lilás  ***** Clube esportivo: Santa Cruz Futebol Clube *****  Um jogador: Pelé ***** Religião: Evangélica  *****  Viver é... Semear ao redor felicidade e paz  *****  Envelhecer é... Uma dádiva de Deus envelhecer com saúde *****  Morrer é... Um descanso Eterno  ***** As palavras mais belas da língua portuguesa: Sorte, Amor, Felicidade, entre outras *****  As palavras mais feias da língua portuguesa: Mentira, Falsidade e Inveja *****  Um filme: Uma linda mulher ***** Um programa de TV: Fantástico ***** Um livro: A Bíblia  *****  Um escritor ou escritoa: Zibia Gasparetto ***** Uma canção: Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos  ***** Um cantor: Roberto Carlos  ***** Uma cantora: Fafá de Belém  *****  Um ator: José Mayer  *****  Uma atriz: Vera Fischer  *****  Uma mulher bonita: Kyvia Laiane Silva de Souza, minha filha ***** Um homem bonito: Marcos Carvalho de Souza Filho , meu filho *****  Uma saudade: Leonardo Vieira, meu sobrinho  *****  Um motivo de arrependimento: Não ter seguido a carreira como Técnica de Enfermagem  ***** Um motivo de orgulho: Meus filhos  ***** Um ponto turístico de Pernambuco: Olinda  ***** Dia ou noite? Dia *****  Samba ou frevo? Frevo  ***** Um frevo: Madeira do Rosarinho, de Capiba  ***** A cidade dos seus sonhos: Rio de Janeiro  *****  Animal de estimação: Meu cachorro Mylon  *****  Sonhos de consumo: Possuir uma loja de confecções e uma granja com uma grande área verde para relembrar minha infância  *****  Maior defeito: Impaciência  ***** Maior virtude: Generosidade  *****  O que mais admira em um ser humano: Honestidade  ***** O que não suporta em um ser humano: Antipatia ***** Se o mundo fosse acabar amanhã... Reuniria toda minha família *****  Se você fosse Presidente da República... Melhoraria a saúde do Brasil  ***** Uma personalidade que a história guardou: O famoso pintor Cícero Dias, meu conterrâneo ***** Uma personalidade que a história vai guardar: Ariano Suassuna


Edilene Caetano e os filhos Kyvia Laiane Silva de Souza e Marcos Carvalho de Souza Filho. (Foto: Arquivo Pessoal-EC)

Edilene Caetano e os dois Marcos da sua vida: Marcos, o esposo, e Marcos, o filho. (Foto: Arquivo Pessoal-EC)

      Abaixo, compartilho com Edilene Caetano, Miss Sesi Industriária 1978, e com todos os leitores de PASSARELA CULTURAL, as poucas imagens que possuo do Miss Pernambuco 1978, valiosos recortes do Diario de Pernambuco pertencentes ao meu acervo. Por favor, alguém que tenha qualquer material sobre aquele certame, faça contato conosco, informando seu e-mail para troca de informações. Será um prazer repassar para Edilene Caetano os registros materiais de um tempo que lhe é tão caro, um tempo que se foi, para sempre se foi.


As semifinalistas do Miss Pernambuco 1978. (Foto-reprodução do Diario de Pernambuco, Acervo DML)


Momentos que antecederam o anúncio do resultado do Miss Pernambuco 1978. A vencedora, Ângela Agra Galvão, Miss Clube Português do Recife, é a quarta, da esquerda para a direita. Na extrema direita, Zilene de Sá Torres, Miss Goiana, Miss Pernambuco 1977. (Foto-reprodução do Diario de Pernambuco, Acervo DML)


Ângela Agra Galvão, Miss Clube Português do Recife, Miss Pernambuco, quinta colocada no Miss Brasil 1978. Detalhe: A imagem está autografada por Ângela Agra e a figura masculina que aparece ao fundo é a do apresentador Paulo Max, falecido em 1996, vítima de acidente de carro onde também perdeu a vida sua esposa Maria José. Durante muitos anos, Paulo Max foi o apresentador do concurso Miss Brasil. (Foto-reprodução do Diario de Pernambuco, Acervo DML).

   -----
No dia 29/05/2010, EDILENE CAETANO voltou a ser focalizada nesta secção. A matéria consta nos arquivos deste blog, mas resolvi reproduzi-la abaixo, a fim de ambas as reportagens  ficarem juntas neste espaço.
-----

SESSÃO NOSTALGIA - EDILENE CAETANO, A HISTÓRIA DO RESGATE DAS LEMBRANÇAS DE UMA MISS

Daslan Melo Lima

PRÓLOGO

          As secções Sessão Nostalgia do PASSARELA CULTURAL já me proporcionaram muitas alegrias. Várias Misses do passado, nacionais e internacionais, assim como seus familiares e amigos, já fizeram contato comigo por causa dos textos aqui publicados. Missólogos de várias partes do Brasil e do exterior encontram nas matérias que produzo semanalmente fatos e fotos para suas pesquisas e arquivos. Esta semana, vou contar para vocês uma história muito interessante, desenvolvida em quatro pequenos capítulos.

CAPÍTULO 1
EM BUSCA DAS RECORDAÇÕES DE 1978

          No dia 24/04/2010, rendi homenagem a Edilene Caetano, Miss Sesi Industriária, candidata ao Miss Pernambuco 1978. Na ocasião, ilustrei a matéria com duas fotos suas em maiô, feitas no dia em que foi eleita Miss Sesi, pertencentes ao seu Arquivo Pessoal, as duas únicas imagens que ela possuía do seu tempo de rainha da beleza.Os contatos virtuais entre mim e Edilene Caetano tiveram início no dia 28/03/2010, quando recebi o seguinte e-mail:
“Oi, Daslan. No ano de 1978, eu tinha 16 anos de idade e morava na cidade de Escada, trabalhava na Indústria de Tecelagem e fui convidada pelo Sesi do Recife (Casa da Indústria, Av. Cruz Cabugá), cuja Assistente Social na época era Eli Braz, para concorrer ao Miss Sesi Industriária, realizado no Sesc. Ganhei e fui convidada a participar do Miss Pernambuco. Foi no ano que Ângela Agra Galvão, linda, belíssima, foi eleita. Eu tenho muita curiosidade de ver vídeos e fotos do concurso Miss PE-78, pois não tenho nada para mostrar aos meus filhos. As únicas lembranças são as fotos e a faixa de Miss Sesi Industriária, que guardo até hoje com muito carinho. Gostaria de conseguir material daquele tempo. Ajude-me, por favor. EDILENE CAETANO"

          Fiquei contente e emocionado com o contato. Respondi para Edilene que gostaria muito de contribuir com ela para o resgate das imagens do Miss Pernambuco 1978, mas que tinha pouca coisa sobre aquele certame, apenas algumas fotos recortadas do jornal Diario de Pernambuco, focalizando Ângela Agra Galvão, a vencedora, e as semifinalistas do Miss Pernambuco 1978.Para compensar sua frustração, e para relembrar um dos maiores eventos da história do Miss Pernambuco, dediquei a Edilene Caetano Sessão Nostalgia da semana 25 de abril/1º de maio 2010, disponível nos arquivos deste blog. Na reportagem, postei fotos atuais de Edilene ao lado de sua família e o material que dispunha no meu acervo, as fotos de Ângela Agra e semifinalistas do Miss PE-78.No texto da Sessão Nostalgia daquela data, fiz um apelo:
“Por favor, alguém que tenha qualquer material sobre aquele certame, faça contato conosco, informando seu e-mail para troca de informações. Será um prazer repassar para Edilene Caetano os registros materiais de um tempo que lhe é tão caro, um tempo que se foi, para sempre se foi.”

CAPÍTULO 2
O RESGATE DE UM MATERIAL PRECIOSO

          Os milagres acontecem todos os dias, durante o fantástico show da vida. No dia 21/05/2010, não tive como conter minha emoção. Eis o e-mail que recebi do Roberto Macêdo, leitor assíduo do PASSARELA CULTURAL, jornalista e arquiteto baiano, editor do Miss News (www.missnews.com.br) e Assessor de Imprensa do Dr. Edvaldo Brito (Advogado, Jurista e Vice-prefeito de Salvador-BA):
"Olá Daslan. Tudo bem contigo? Fui em busca dos meus arquivos e consegui algumas coisas que podem interessar à Miss Sesi 78. Material em anexo. Um abraço, Roberto"

          Abaixo, o material enviado por Roberto Macêdo, relíquias publicadas há 32 anos no Diario de Pernambuco.

Na imagem do recorte acima, Maria das Dores Bezerra Lima, Miss Fabrica Othon Bezerra de Melo, segunda colocada no Miss Sesi Industriária 1977, ao lado de Edilene Caetano. Detalhe: Márcia Cavalcanti Neves, Miss Sesi Industriária 1977, não chegou ao fim do seu reinado porque casou, tendo sido substituída em vários eventos por sua vice, Maria das Dores, que entregou a faixa a Edilene Caetano, Miss Sesi Industriária 1978.

CAPÍTULO 3
UMA ALEGRIA COMO SE TIVESSE GANHO NA LOTERIA

         Não preciso dizer que Edilene Caetano ficou felicíssima com o presente. Eis o e-mail que enviou-me no dia 23 de maio:
"Oi, Daslan! Meu Deus! Você não sabe a felicidade que me fez. Você não tem ideia do que estou sentindo! Estou vibrando de alegria com toda a minha família! Depois de 32 anos, eu não estou acreditando! A alegria para mim foi a mesma que tirar na Loteria. Beijos, meu anjo."

          Respondi a Edilene, com cópia para o Roberto:
"Edilene, você está feliz e eu mais ainda, por saber que, com a valiosa contribuição do Roberto Macêdo, contribui para o resgate de uma fase inesquecível de sua vida."


CAPÍTULO 4
A CERTEZA DE QUE VIVER VALE A PENA


          Abaixo, e-mail do Roberto Macêdo, de 24/05/2010, que diz muito do seu caráter e personalidade:
"Daslan, acredito que eu tenha ficado muito mais feliz do que Edilene e você. São com esses gestos simples, que não nos custam nada, que temos a certeza de que viver vale a pena. Um abraço, Roberto."

EPÍLOGO

          Minha paixão por Misses começou em criança. Paixões são paixões, misteriosas paixões. As minhas são por Misses, Poesia e Antiguidades. Há quem colecione caixas de fósforos, selos, pratos de porcelana, imagens de Papai Noel... Paixões são paixões, simplesmente paixões. Não se explicam.
          Com a graça de DEUS, enquanto durar minha caminhada no Planeta Terra, quero continuar produzindo outras e outras secções Sessão Nostalgia. Quero dar minha parcela de contribuição para o resgate e preservação da memória dos concursos de beleza, partes inesquecíveis de um tempo que se foi, para sempre se foi.

*****

8 comentários:

MARCOS JÚNIOR disse...

HOMENAGEM PERFEITA...ADOREI.
TE AMO MINHA ETERNA MISS.

Anônimo disse...

Me orgulha muito, como sobrinha de Edilene Caetano, em ler sobre uma história de vida tão bonita.
Mesmo fazendo parte da família, sabia coisas que o site revela que me deixaram arrepiadas...
Tia, parabéns, e a você Daslan Lima por rememorar momentos como esse.
Um beijo.

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, via e-mail
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Daslan

você é o tipo do jornalista e pesquisador que a cada semana nos surpreende na sua Sessão Nostalgia.
Quando pensamos que já foi dito tudo e esgotado o seu estoque sobre o tema MISS, eis que você surge com um novo ingrediente capaz de colocar mais sabor no prato principal do Passarela Cultural.
Foi o que aconteceu agora ao redescobrir uma miss que só uns poucos lembrariam da sua participação no distante Miss Pernambuco de 1978.

A matéria sobre a Miss SESI Industriária, Edilene Caetano, é mais um fato de época que reflete as diferenças entre os concursos de antigamente e os atuais. Porque as jovens de ontem não eram ambiciosas, tampouco almejavam romances com jogadores de futebol, pagodeiros ou com ex- BBBs. Elas eram GAROTAS PURAS E ROMÂNTICAS que queriam apenas conseguir notoriedade na sociedade em que viviam.

Todavia, o que mais gostei da reportagem foi observar que os anos parecem não ter passado para a senhora Edilene Caetano. Talvez pelo fato de ser uma mulher feliz e realizada com o casamento, como bem mostram as fotos ao lado do marido Marcos e dos filhos Kyvia e Marcos.
Fui testemunha de sua participação na noite final da escolha da Miss Pernambuco 1978, que consagrou Ângela Agra. Estive no Ginásio Geraldão na condição de espectador e como colega de classe do curso de Jornalismo da sua antecessora Miss SESI Industriária de 1977, Márcia Cavalcanti Neves, vibrando a cada candidata que passava na imensa passarela.

Vida longa a Miss SESI Industriária 1978 e ao Daslan Melo pelo belo resgate de uma época de ouro dos concursos de misses.

Uma semana iluminada a todos os leitores do Passarela Cultural.

Muciolo Ferreira - Jornalista, direto do Recife.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Edilene Caetano, Miss Sesi Universitária 1978, via e-mail.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Fiquei muito feliz por esta homenagem que você me fez. Está tudo perfeito.
Espero comseguir qualquer coisa minha do Miss Pernambuco.
Muito obrigado.
Fique com Deus.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

FANTASTICO E DE MUITA CRIATIVIDADE,PARABENS POR ESTA OPORTUNIDADE QUE LEMBRA OS GRANDES CONCURSOS E COM AS MULHERES LINDAS E MARAVILHOSAS,QUE SEMPRE REPRESENTARAM BEM O NOSSO ESTADO,PARABENS EDILENE ACHO QUE ESSA EXPERIENCIA VAI FICAR MARCADO NA SUA VIDA PARA SEMPRE,SUCESSO PRA VC BJS!!!!PARABENS PRA VC DASLAN POR NOS LEMBRAR DE EVENTOS TAO SERIOS COMO OS DE ANTIGAMENTE DIFERENTES DOS DE HOJE QUE DEIXAR TANTOS A DESEJAR!!

Unknown disse...

Fiquei muito feliz com esta homenagem feita a minha tia, uma mulher guerreira e dedicada a família! Miss você sempre será,pois, estas lembranças são eternas! Parabéns, Te amo muito!!!!!!!

ELICLEIDE disse...

PARABENS MINHA IRMA APESAR DE NAO TER APROVEITADO ESSE MOMENTO TAO ESPECIAL NA SUA VIDA POIS ERA PEQUENA DEMAIS HOJE REVIVO ALGUNS MOMENTOS IMPORTANTES E FELIZ DA SUA VIDA PARABENS VC SERA SEMPRE UMA ETERNA MISS E UMA GRANDE GUERREIRA PARABENS!!!!!!!

Beatriz Dias disse...

Adorei a homenagem. Obrigado por você Daslan, proporcionar esta alegria para uma pessoa muito especial, minha tia. Uma mulher extremamente merecedora de tudo de bom que acontece em sua vida. Uma mulher especial, forte, guerreira e feliz. Beijo grande nossa eterna Miss!!!