*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 11 de setembro de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - DÉBORA AMORIM PALMEIRA, MISS COTAL- CONFEDERAÇÃO DE TURISMO DA AMÉRICA LATINA 1986

Daslan Melo Lima

PRÓLOGO

         Dois anos após o imenso sucesso de Suzy Sheila Rêgo como Miss Pernambuco , vice-Miss Brasil e vice-Miss Mundo Brasil 1984, surgiu nas passarelas do Recife outra garota maravilhosa, simpática, carismática:  Débora Amorim Palmeira, eleita Miss Cotal – Conderação de Turismo da América Latina 1986, no encerramento da Feira de Turismo, dentro da programação do Congresso da Cotal .

DÉBORA AMORIM PALMEIRA, MISS COTAL 1986

Débora Amorim Palmeira, Miss Cotal-86. 
(Foto de Fernando Gusmão, coluna de João Alberto, Diario de Pernambuco, 17/05/1986)
           Débora Amorim Palmeira, uma garota lindíssima de apenas 17 anos, é a Miss Cotal-86. Foi eleita, com a maior justiça, durante concurso realizado no Auditório Brum do Centro de Convenções e que despertou o maior interesse. Tanto que estava superlotado com um público entusiasta, torcendo pelas 14 jovens, de várias nacionalidades que participaram do evento. Eram todas recepcionistas que atuaram nos stands das diversas empresas e órgãos de turismo na Feira que se realizou paralelamente ao Congresso.
          A vencedora representou Pernambuco. Mais precisamente o grupo Hotéis de Pernambuco, dos meus amigos Zezito Pedrosa e Samuel Oliveira. Este, ao lado de Waldemir Pontes, comandando a torcida e vibrando intensamente com a vitória.  A promoção foi do Diners,uma empresa que merece todos os aplausos pelo apoio total que deu ao Congresso da Cotal, e teve a coordenação sempre eficiente de Léa Pabst Craveiro.
          As candidatas se apresentaram inicialmente com a farda com que trabalharam na feira de Turismo e, depois, de maiô. Foram escolhidas cinco finalistas e delas escolhidas a Miss e as princesas.  A vencedora ganhou duas passagens da Varig para o Rio de Janeiro e hospedagem de uma semana no hotel mais luxuoso do país, o Rio Palace. As princesas, jóias. A segunda colocada foi Margareth Batista da Silva, que representou a Embratur e a terceira, Ana Elizabeth de Andrade, de Hotéis Recife. As outras finalistas foram Adriana César Veras (Rio de Janeiro) e Patrícia Lacerda (Minas Gerais).
          O presidente da Cotal, Mário Amestoy, e o presidente da Abav nacional, Modesto Mastrorosa, foram  prestigiar o concurso. Tive o prazer de integrar a comissão julgadora, ao lado de Horácio Neves (diretor da revista Brasilturis); Izais Rosemblatt (coordenador do congresso da Cotal), Pat Carmen (diretora de vendas da Revista da Cotal), Fernando Areias (representante da Embratur em Pernambuco) e Nelson Lopes (gerente de promoções do Diners). A presidência foi de Gonzalo Córdoba, secretário geral da Cotal.
(João Alberto, Diario de Pernambuco,  17/05/1986)

O charme e a beleza de Débora Amorim
(Foto: coluna de João Alberto, Diario de Pernambuco, 25/05/1986)
           Débora Amorim, a linda pernambucana que conquistou o título de Miss Cotal-86, foi convidada para participar de uma reunião daquele órgão de turismo que se realizará em Honduras. Vai em companhia do coreógrafo Romildo Alves.
          Com apenas 16 anos, ela já começa a ser lembrada para disputar o título de Miss Pernambuco e deve iniciar carreira de manequim e modelo, inclusive como carro-chefe da nova campanha publicitária dos Hotéis Pernambuco, que ela representou no concurso.
         (João Alberto, Diario de Pernambuco, 25/05/1986)

Débora Amorim, a bela Miss Cotal-86, entre o presidente da Embratur, João Doria Junior, e o empresário Samuel Oliveira Neto.
(Coluna de João Alberto, Diario de Pernambuco,  02/06/1986)

EPÍLOGO

         Para muitos, Débora Amorim Palmeira, Miss Cotal 1986, poderia ter ido mais longe do que Suzy Sheila Rêgo. Era um “furacão” , uma deusa com todo aquele “va-va-vum”, gíria usada  em foruns de concursos de misses para designar  jovens  que provocam todo aquele impacto positivo na passarela. Esperei que ela reaparecesse na mídia como  candidata ao título de Miss Pernambuco nos anos seguintes, mas depois daquele 1986, não ouvi falar mais no seu nome.
          A Cotal vai promover o seu 52º  Congresso em Lima, Peru, de 13 a 15 de outubro. Não sei se haverá um concurso de beleza no encerramento das festividades.  Só sei que, para mim, o nome Cotal  estará eternamente associado ao de uma maravilhosa garota pernambucana  chamada Débora Amorim Palmeira, Miss Cotal-Confederação de Organizações Turísticas da América Latina 1986.

              

31 comentários:

Anônimo disse...

Se não estou enganado ela mora hoje em Patos-PB, é casada e tem 2 filhas

Anônimo disse...

Mora sim em Patos-Pb, e casada e tem duas filhas, e continua lindissima!! Mais dedicação total a familia,uma pessoa muito querida na cidade.

Anônimo disse...

Ela continua linda. Mora em Patos!

Anônimo disse...

Eu acho que ela morra em joão Pessoa PB,ja vi ela lá umas duas vezes, continua linda e com o mesmo corpo, não sei se tem filhos!

Anônimo disse...

ela foi chamada para trabalha na rede manchete,nao sei o motivo que ela nao foi.ela mora hoje em joao pessoa pb ela continua uma lidissima,uma musa .

Renata Ribeiro disse...

Um exemplo de Mulher a conheço, uma super mãe e mulher de negocios, muito bem casada, continua muuuito linda.

Ricardo Santos, São Paulo disse...

Belissima, ela com certeza iria + loge do que a Suzy Rego, linda Pernanbucana.

Paulo Abrantes disse...

Realmente um furacão, com todo respeito!!!!!!!!

Mario Coutinho Lemos disse...

Lindona, adorei esse blog pois mostrou a beleza das mulheres pernanbucanas, como essa Debora, so assim mostrou que no nordeste tem mulheres a alutura das lindas mulheres do sul do Brasil.

Mariana Xavier Peixoto disse...

A mulher nordestina tem a sua beleza especial, como mostra claramente a Debora so que so damos valor a de fora, gente tem coisa + bela + cheia de graça+ charmosa do que esta garota Debora Amorim eu tiro o chapeu para ela!

Reginaldo Freitas disse...

Realmente e tb tiro o chapeu para ela, pena que não foi para a Globo, acho que opt para o casamento e familia, o nordeste tem sim muuuitas mulheres bonitas so falta encontrar esse Debora e realmente um furacao da beleza brasileira com todo o respeito.

Rui Catello Javi disse...

Realmente Debora e @ PERFEITA so podia ser do nordeste Brasileiro, tamanha perfeição com respeito pois so um grande admirador da beleza brasileira. Adorei o Blog !!!!

Romário Leitao disse...

Com todo respeito ela e PERFEITA@@@@@@@@

Anônimo disse...

Essa so podia ser nordestina, com todas as qualidades com muito respeito.

xando de recife disse...

debora é linda mas eu conheci as irmãs dela zelma e meirinha muito lindas por sinal ela eu chamava de deubinha sou amigo delas mas perdi contato inclusive a mãe delas dona guia pessoa maravilhosa parabens pela postagem lembrei da minha infância

Paulo disse...

Que legal xando eu tbm conheci todas elas la do colégio Atual, pessoal gente boa,Delbinha sempre foi muito bonita e calada na dela não dava cabimento para niguem me lembrei da minha infancia tbm, meirinha morra em Recife e advogada + Delbinha e Zeuma nunca + vi,saudades desse pessoal gente boa .

Ricardo Marinho disse...

Que legal xando, eu tb conheci as meninas estudamos no colégio Atual em Boa viagem, Delbinha como era conhecida e não Debora era mt linda mesmo e super na dela como vc mencionou, gostava de praia surf, e desfilar com Juliana Reis era as duas gatas de todo Recife na epoca, mt legal conheço tb Zeuma e meirinha, um grande abraço a elas. Delbinha sempre tirei e tiro o meu chapeu p vc não so pela a sua beleza + por vc como pessoa legal esta blogger.

Mario Roberto Farias disse...

Amei esse blog me lembrei de anos atras, que não volta,Debora era conhecida como Delbinha muito linda era ela Susy Rego e Juliana Reis as três, meu Deus todos não so eu era louco por elas, ela adorava academia e eu malhava com ela ou seja na mesma academia eu babava pela sua BELEZA como mencionou acima a mulher nordestina tem algo especial. Um grande abraço para Delbinha será que ela mora no Brasil ? bjs

Romario Freire disse...

Me encontrei com o MARIO e ele me falou sobre este blog, onde mostrava a foto de Delbinha e falava um pouco sobre ela muito bacana, não tenho noticias da mesma a anos, gostaria de parabenizar ao blog pela homenagem a Debora e falar que estudei com ela no colégio ATUAL e sou um grande admirador dela por tudo não so pela sua beleza, conheço tambem a Meirinha e Zeuma gente muito boa.

DASLAN MELO LIMA disse...

Aos fãs da Débora Amorim, informo que, conforme telefone recente de um leitor do blog, ela é funcionária do Cartório de Registro Civil de Patos,na Paraíba, onde exerce a função de Substituta Oficial.

Um abraço.

Daslan Melo Lima
daslan@terra.com.br

Ednara Leite disse...

Gente tambem sou fã de Delbinha foi assim que aconheci por esse nome, no colégio atual realmente ela morra entre joão Pessoa e Patos mais hoje ela é casada e tem duas filhas, vamos deixar de querer procurar algo que ja passou como vai ficar o marido dela se alguem ligar para ela dizendo que e um FÃN, continua linda e super inteligente, muito legal esse blog. Ela foi especial na minha vida meu nome e Ednara , estudei com ela bjs amiga.

Dr. Marcelo Dias disse...

Bom ouvi falar neste blog, onde tem uma pagina onde fala de Debora muito bacana, li todos os comentários sobre ele concordo q realmente um mulher muito linda e pancada dura, nunca me deu uma xance tambem estudei com ela eu fosse o marido dela eu teria orgulho de ter uma mulher assim talvez Ednara ele fique com ciumes + isso e o que da casar com mulher bonita tambem sou Fã dela, beijos para Zeuma e Meirinha, e um grande abraço para ela hoje tambem tenho a minha família mas tinha que entrar neste blog para mandar o meu abraço para Debora ou como muitos conhecia de DELBINHA.

Claudia Cavalcante disse...

Oi Delbinha e claudinha que legal poder falar de você, fomos amiga no Colégio Maria Tereza em Boa Viagem, você foi muito importante para mim me ensinou que beleza não era tudo, ela ganhava todos os concurso de beleza em Recife, muito linda minha amiga se você algum dia ler isto saiba que eu tenho muito orgulho de te tido você como amiga beijos minha linda.

Anônimo disse...

Que legal este blog, linda Pernanbucana pelo que vejo ela e toda natural, e pelo que li uma pessoa maravilhosa , perfeita Parabéns a todas as Pernanbucanas ........ Parabéns Debora

Clara Araújo disse...

Olá muito legal este blog , que bom encontrei algo sobre Delbinha ela sempre foi linda ela e Juliana Reis , as duas parava Recife todas nós copiava o que elas usavam, kkkkkkk um grande beijos para você querida e muitas felicidades!

Cindy palmeira disse...

Amei esse Blog... Pois fala sobre minha mãe foi ótimo saber um pouco sobre o seu passado e sobre suas amizades, sim ela realmente tem duas filhas.

Cindy palmeira disse...

Oi Claudia tudo bem sua a filha de Débora e agradeço pelo grande carinho um Bj.

Cindy palmeira disse...

Tudo bem Ednara eu sou filha de Débora obg pelo carinho um Bj.

Cindy palmeira disse...

Sim ela tem duas filhas eu sou a Cindy a filha de Débora e tenho uma irmã que se chama Eshley.

Cindy palmeira disse...

A melhor mãe do mundo e um Exemplo de mulher Bj.

Roberto Alves disse...

Bom saber notícias de Delbinha , ela é tudo isso mesmo que li nos comentários, muito bom saber que ela está bem e tem filhas !!! Sou fã dela e de Juliana Reis sempre mais com todo respeito ... Muito legal o blog lembrei dos foras que levei delas super saudável valeu !!!!