*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 2 de agosto de 2014

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Ana Vasconcelos / Itair Aleixo e Julia Andrade / Polo Comercial / Cláudio Roberto de Souza

Ana Vasconcelos,um orgulho timbaubense
       
      No dia 1º de agosto de 2009, às 23 horas, falecia a advogada Ana Maria Pacheco de Vasconcelos, 64 anos, vítima de infarto fulminante, no bairro de Boa Viagem, no  Recife,  quando visitava parentes.  A Dra. Ana Vasconcelos  nasceu em Timbaúba, em 22 de agosto de 1944, filha de Antônio Moraes  Vasconcelos e Martha Pacheco de Vasconcelos. Era fundadora e presidente de honra da Casa de Passagem, uma ONG fundada em 1989 com mais duas amigas, Cristina Mendonça e Nilvana Castelli, e que tinha como objetivo cuidar de jovens de ambos os sexos em situação de vulnerabilidade social.  O sepultamento ocorreu no dia seguinte, domingo, 02/08/2009, no Cemitério Parque das Flores, Região Metropolitana do Grande Recife, na presença de familiares, amigos e simpatizantes da Dra. Ana Maria e do seu belo trabalho filantrópico.

     A ONG criada por Ana Vasconcelos chama-se hoje Centro Brasileiro da Criança e do AdolescenteCasa de Passagem Ana Vasconcelos (CBCA), associação civil sem fins lucrativos, de utilidade pública federal, estadual e municipal, que se baseia em princípios ético-morais de valorização da pessoa humana e na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e mulheres em situação de pobreza do Estado de Pernambuco, fundamentados no pensamento sistêmico. Trata-se de uma organização não governamental reconhecida nacional e internacionalmente pelo trabalho que desenvolve na Região Metropolitana do Recife, junto às comunidades em situação de risco social.

          A Casa de Passagem foi fundada antes da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Inicialmente, a entidade ficou conhecida pelo pioneirismo no atendimento biopsicossocioeducativo a meninas em situação de rua, abuso e exploração sexual, envolvendo a família e a comunidade na melhoria de suas condições psicossociais. Era algo novo, transformador, que chamava a atenção da opinião pública, da mídia e das autoridades. 

        Ana Vasconcelos participou de mais de cinquenta seminários e congressos nacionais e internacionais, escreveu quatro livros e recebeu muitos prêmios, entre ele o da Fundação Emílio Odebrecht e o de Personalidade do Ano de 1993, outorgado pela Associação de Imprensa de Pernambuco.   

*****
Itair Aleixo e Julia Andrade
       



No dia 27 de julho, o Santuário Mãe Rainha, no bairro de Araruna, foi o cenário mágico do casamento de  Itair Aleixo e Julia Andrade.  A recepção aconteceu no ambiente do bar e restaurante A Praça.  A decoração, muito elogiada, do templo e do espaço da recepção, teve a assinatura da Thúlia's Flores (Marcia Tarciana Andrade). Quem não cabia em si de tanta emoção era o empresário Felix Andrade, tio da noiva.





      Uma cerimônia religiosa de uma união ainda é uma das coisas mais belas e românticas da vida. E o juramento que ele e ela fazem no altar? Nada mais emblemático. Vinicius de Moraes  (1913-1980) falou de fidelidade e cumplicidade de forma magistral: 

.... Você tem que me fazer um juramento  

De só ter um pensamento  

Ser só minha até morrer ... 

Você tem que vir comigo...  

Os seus olhos têm que ser só dos meus olhos 

E os seus braços o meu ninho 

No silêncio de depois 

E você tem que ser a estrela derradeira 
Minha amiga e companheira 
No infinito de nós dois.

*****
Timbaúba, piloto do projeto Polo Comercial
     
Timbaúba será o primeiro município pernambucano a vivenciar  um projeto comercial  que tem como objetivo elevar o nível de competitividade das pequenas empresas varejistas, incentivando o associativismo, o intercâmbio comercial e a competitividade das empresas. A apresentação do projeto aconteceu no dia 29/07, no auditório da Escola Santa Maria.    Na ocasião, o prefeito Júnior Rodrigues falou da sua satisfação em ser parceiro das entidades comprometidas com o desenvolvimento da região. 
      
  
    Os objetivos específicos e os resultados esperados são os seguintes:  prevenção e redução dos índices de mortalidade; promoção da participação e do aumento da competitividade; promoção da automação, informatização e modernização de merchandising;  geração de emprego e renda; criação e adequação  de soluções;  e implantação de modelo de governança. Entre as etapas, articulação de parcerias e organização da estrutura executiva do projeto. Entre os produtos, programas de capacitações, concursos e prêmios.
      A apresentação do projeto Polo Comercial de Timbaúba é uma promoção conjunta da Agência de Desenvolvimento de Timbaúba, CDL, Senac, Sebrae e Prefeitura de Timbaúba. 

*****
Um artigo de Cláudio Roberto no 
Diario de Pernambuco

  • O jornal Diario de Pernambuco, edição de 31/07, publicou um artigo de Cláudio Roberto de Souza, mestrando em História pela UFPE, timbaubense radicado em Paulista, região metropolitana do Recife. 
      
  •       O texto é sobre uma crônica escrita pelo jornalista Jáder de Andrade (1886-1931) no jornal A Serra, editado em Timbaúba entre 1913 e 1930, onde Jáder trata dos maus costumes políticos da época. Trata-se de um texto instigante. Clique em cima da imagem para visualizar melhor e confira.  Por uma falha da impressão, a última frase saiu incompleta. A mesma fica assim: "Por um lado, do quanto já aperfeiçoamos nossa democracia e por outro, dos que, contestando o estado das coisas de sua época, ergueram a sua pena e a sua voz em favor da modernização do País.”

                                   *****
                      

Nenhum comentário: