CARLOS EUGÊNIO DE ALBUQUERQUE LYRA, UM ALAGOANO EM TIMBAÚBA
Daslan Melo Lima
...
...
Carlos Eugênio de Albuquerque Lyra nasceu na cidade de União dos Palmares-AL e tem fortes raízes na vizinha São José da Laje, também em Alagoas, onde viveu parte da infância e onde nasceram seus pais Eugênio Fabrício Lyra e Josenilda Albuquerque. Seu avô paterno, o poeta João Pinheiro de Andrade Lyra (1912-1955) nasceu em Timbaúba-PE, mas foi em São José da Laje que passou a maior parte de sua vida, e onde repousam seus restos mortais.
| Carlos Eugênio e Hermínia posam ao lado do monumento ao jornalista Jader de Andrade, o maior ícone cultural timbaubense de todos os tempos. |
Há uma relação mística e mágica entre São José da Laje, a "Princesa das Fronteiras", minha terra natal, e Timbaúba, a "Princesa Serrana", minha terra adotiva. Resgatar para Timbaúba a história de João Pinheiro de Andrade Lyra tem sido uma das missões de PASSARELA CULTURAL. E não poderia ser diferente, pois João Pinheiro é um ícone cultural em São José da Laje, cidade beneficiada pelo Coronel Carlos Lyra, também timbaubense, criador da Usina Serra Grande, avô do poeta João Pinheiro.
...
| Carlos Eugênio posa ao lado da esposa na frente da casa que pertenceu ao seu tio Hugo de Andrade (1885-1958), irmão de Jader de Andrade. |
Na última sexta-feira, 08 de abril, Timbaúba completou 132 anos de emancipação política. Tive a satisfação de colaborar com a edição de uma revista comemorativa, editada por DJ Publicidade, onde focalizei a vida e a obra de João Pinheiro de Andrade Lyra. Comuniquei o fato aos seus filhos, meus conterrâneos-contemporâneos, e aos seus netos. Um deles, o Carlos Eugênio, que há 10 anos mora em Sirinhaém-PE, esteve presente nas solenidades do aniversário de Timbaúba e do lançamento da revista. Acompanhado de sua esposa Maria Hermínia Fonseca Lyra, alagoana de Ibateguara, Carlos Eugênio fez parte do palanque das autoridades, ocasião onde o mestre-de-cerimônias registrou sua presença, citando-o como neto de João Pinheiro e sobrinho-bisneto do jornalista Jáder de Andrade, o maior ícone cultural de Timbaúba. Após, a cerimônia, o casal participou de uma sessão de fotos ao lado de Marinaldo Rosendo de Albuquerque, prefeito de Timbaúba, e de Ana Alice Rosendo, primeira dama. Depois do almoço no Restaurante Ikiban, Carlos e Hermínia fizeram um city-tour que incluiu a estátua de Jader de Andrade, a casa de Hugo de Andrade (palacete hoje pertencente ao Dr. Luismar Melo) e ao Cine Teatro Recreyos Benjamin.
...
Carlos Eugênio prometeu retornar à Timbaúba em outra ocasião, a fim de visitar o Alto da Independência e de lá apreciar a bela vista da amada terra natal do grande poeta João Pinheiro de Andrade Lyra. A "Princesa Serrana" e PASSARELA CULTURAL estarão de braços abertos para recebê-lo.
*****
2 comentários:
Parabens TIMBAUBA,Eu pessoalmente não a conheço, mas, escuto os meus parente fala tanto de Timbauba que aprendir gostar muito desta cidade, agradeço a homenagem feita as familias desentente dos andrade lira.
UM Lira
Realmente é uma falta de visão ou quem sabe de mesquinharia porque o prédio pertence a um particular e não ao governo. Na verdade esse prédio pertence ao povo timbaubense que tanto luta e lutou para que ela tenha história. Torço para alguém embeleze esse Prédio para que retorne a ser uma casa de espetaculo e cinema para atender a região carente por um lugar desse tipo.
Postar um comentário