*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 15 de abril de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO



ADÉLIA, 0S 100 ANOS DE UMA DAMA 



               Tranqüila, lúcida, bem cuidada, educada... Assim é a matriarca Adélia Leitão de Souza, cem anos de idade. Adélia, nome que significa “de origem nobre”, nasceu no Engenho Cana Brava, em São Vicente Ferrer-PE, na época distrito de Timbaúba, no dia 16/04/1911, filha primogênita de Ignes e Ivo Vieira de Mello Leitão. Foi educada no tradicional educandário recifense Colégio Damas da Instrução Cristã, onde foi aluna exemplar e desenvolveu suas aptidões para a poesia, o piano, a pintura e o idioma francês. Foi casada com João Gonçalves de Souza, uma união harmoniosa que durou meio século e que lhe deu quatro filhos (Ivanise, Ivan, Inalda e Ismar), treze netos, quinze bisnetos e três trinetas (com uma a caminho). Radicada há muitos anos em Timbaúba, Adélia Leitão de Souza goza de boa saúde; dorme bem; alimenta-se bem (come de tudo, moderadamente); não toma remédio algum, a não ser um comprimido de complexo vitamínico por dia. A única queixa é a de não poder andar, desde que levou uma queda e machucou a perna direita. Isso faz um ano. Chegou a fazer várias sessões de fisioterapia, mas preferiu abandonar o tratamento.
 
Quatro membros de uma família numerosa que tem orgulho de sua matriarca. O neto Fábio de Albuquerque Regis, a  esposa Dannieli d'Almeida Lins Regis e os filhos Maria Eduarda e Pedro Henrique.
            Com sua voz mansa e firme, D. Adélia abriu sua alma para PASSARELA CULTURAL. Vamos conferir.
...
Um motivo de orgulho: Ter chegado com saúde aos 100 anos /// Religião: Católica Apostólica Romana /// Uma canção inesquecível: Emoções, de Roberto Carlos /// Um cantor e uma cantora: Roberto Carlos e Dalva de Oliveira /// Um programa de TV: Todos da Canção Nova /// Uma cor: Verde-claro  /// Um filme: ... E O Vento Levou ///  Um livro: "Menino de Engenho", de José Lins do Rego /// Uma cidade: Recife /// Um motivo de alegria: O nascimento de Vânia Regis, minha primeira neta /// Um prato: Feijoada /// Uma bebida: Guaraná /// Viver é... Conviver em harmonia com as pessoas que nos cercam /// Morrer é...  Passar para uma vida melhor ///

Adélia aos 15 anos - Álbum da Família
Um motivo de saudade: Tenho muitas saudades. Saudades das viagens de charrete e carro de boi de São Vicente Ferrer para Macaparana;  do   tempo de internato no Colégio das Damas da Instrução Crista; dos banhos de mar em Itamaracá; da Madre Loyolla; das minhas amigas Antonieta Cavalcante e Emília Xavier /// Frevo ou Samba? Eu adorava carnaval e qualquer coisa que batesse eu estava dançando /// Um político: Moura Cavalcanti /// Uma mulher bonita: A baiana Martha Rocha, Miss Brasil, vice-Miss Universo 1954 /// Um motivo de arrependimento: Não posso revelar a ninguém, só a Deus /// Uma tristeza: A lembrança da morte dos meus pais /// A melhor invenção do homem:  O telefone //// A pior invenção do homem: As armas /// Acredita em vidas passadas? Não, mas pode ser que acredite um dia /// O que mudou nestes 100 anos? O mundo é o mesmo. O povo é que mudou e está cheio de maldade. Eu me preocupo com o futuro dos meus descendentes.

Adélia tem uma agenda onde quase todos os dias, com sua letra bonita, escreve inspirados textos. Acima, ela iniciou a página escrevendo a seguinte frase: "Até o fim de nossa existência podemos aprender bastante."
Adélia Leitão de Souza chegou aos 100 anos de idade com o coração transbordando de Amor. Traz no rosto sereno um sorriso doce e a consciência de que a Vida é um dom de  DEUS.


Na tarde do sábado, 16, um grupo de descendentes de Adélia Leitão de Souza reuniu-se na casa do casal Fábio-Dannieli para um almoço seguido do corte do bolo e do tradicional parabéns pra você. Apesar do calor, não foi servido cerveja e nenhum tipo de bebida alcóolica, uma recomendação da aniversariante que foi cumprida e aceita por todos.


Alguns membros da família não poderam comparecer por motivo de força maior, a exemplo de Sônia Regis, foto acima, que está passando uma longa temporada nos Estados Unidos, mas que enviou para a avó amada a sequinte mensagem:
 "Vovozinha querida, eu estou longe, mas meu coração está aí com você.  Eu lhe amo muito e oro por você todos o dias, pedindo a Deus para  lhe cobrir de bênçãos. Um grande abraço da neta querida que lhe ama muito. Sonia Regis."

 
Adélia e a trineta Ana Luiza, o inverno e a aurora de uma família timbaubense. 



Adélia e a neta Vânia Regis. 

Com sua voz firme, mas ao mesmo tempo lenta e suave, Adélia leu o discurso que escreveu com sua letra bonita numa folha de caderno:
"Senhor! Como é grande o teu amor por mim! Nasci do amor, vivo amando e recebo de Te só amor. Obrigada Senhor... O tempo ainda nada conta aos meus olhos; mas hoje, que estou completando os meus 100 anos de vida junto com a minha família, e os meus amigos, sinto uma vontade imensa e alegria, e só desejo mesmo é agradecer a todos vocês. ... Muito Obrigda..."

Uma chuva de rosas vermelhas marcou o momento do início do parabéns pra você. Antes, no entanto, a emoção tomou conta do ambiente quando todos cantaram a  música "Como é Grande o Meu amor por Você", de Roberto Carlos, o cantor preferido de Adélia Leitão de Souza. Nada mais significativo para louvar uma pessoa querida e iluminada que chegou aos 100 anos de idade. ***** Eu tenho tanto pra lhe falar / Mas com palavras não sei dizer / Como é grande o meu amor por você. /// E  não há nada pra comparar / Para poder lhe explicar / Como é  grande o meu amor por você. /// Nem mesmo o céu, nem as estrelas / Nem mesmo o mar e o infinito / Não é maior que o meu amor, nem mais bonito. /// Me desespero a procurar / Alguma forma de lhe falar / Como é grande o meu amor por você. /// Nunca se esqueça, nem um segundo / Que eu tenho o amor maior do mundo / Como é grande o meu amor por você.


   
*****   

3 comentários:

ROBERTO REGIS disse...

D.ADÉLIA,VÓVÓ ADÉLIA, JÓIA PRECIOSA,PÉROLA QUE SEMPRE BRILHOU E DURANTE CEM ANOS E MAIS SE DEUS QUISER.SÁBIA, POIS SEMPRE OUVIA MAIS QUE FALAVA, LÚCIDEZ TOTAL!SEMPRE DISPOSTA A ACONSELHAR. FRASES SÁBIAS DE CONFORTO PARA AQUELES QUE SEMPRE A PROCURAM. FÉ EM DEUS E NO DIVINO ESPÍRITO SANTO, PARTICIPA DO MOVIMENTO MÃE RAINHA EM TIMBAÚBA, CIDADE ONDE MORA, MATA NORTE-PE.NPSSA MÃE, AVÓ, BISAVÓ, TRIVO(TATARAVÓ), AMIGA, ESTEIO DA FAMÍLIA A QUEM AGRADECEMOS POR TUDO POIS SE TRATA DE UM TRONCO DE UMA ÁRVORE FILOGENÉTICA DE UMA FAMÍLIA IDÔNEA, COM ESTE LEGADO, VÓVÓ ADÉLIA, ME LEMBRO: FALAMOS O QUE PENSAMOS, PENSAMOS O QUE SENTIMOS, LOGOM ACREDITO NAS SUAS PALAVRAS E VIVA O PRESENTE O FUTURO É DE DEUS. OBRIGADO DEUS POR D. ADÉLIA EXISTIR, SOU ROBERTO DE ALBUQUERQUE REGIS(BIÓLOGO-PROFESSOR UNIVERSITÁRIO-UPENAZARÉ DA MATA)MEUS FILHOS BRUNO REGIS 22ANOS 7 P. DE MED.VETERINÁRIA CASADO COM JANAÍNA(4PMED.VET.) QUE ESPERA JOANA QUEM POR ESTES DIAS; ROBERTA REGIS 26 ANOS ADVOGADA, SEUS NETOS E TODOS NOS A AMAMOS MUITO E DEIXAMOS NOSSO AMOR E NOSSO CARINHO E QUE DEUS LHE PROLONGUE PELO TEMPO MAIOR QUE ELE DESEJAR POIS ÉS MUITO MAIS IMPORTANTE PARA NÓS QUE IMAGINAS. SEU NETO ROBERTO REGIS À SENHORA PEÇO A BENÇÃO. QUE DEUS EM NOME DE JESUS ILUMINE SEMPRE SUA VIDA. AMÉM

ROBERTO REGIS disse...

VÓVÓ ADÉLIA, E TODOS QUE ESTÃO LENMDO ESTA MENSAGEM, JOANA MINHA NETA, FILHA DE BRUNO REGIS E JANAÍNA SEU BISNETO, JOANA, TRINETA, A MAIS JOVEM DA FAMÍLIA, NASCEU NO DIA 03 DE ABRIL DE 2011, PORTANTO JÁ ESTÁ COM 22 DIAS; LINDA, SAUDÁVEL, ABENÇOADA POR DEUS COMO TODOS REGIS E LEITÃO, ENFIM FAMÍLIA ABENÇOADA , ACIMA DE TUDO FELIZ POR D. ADÉLIA ,VÓVÓ EXISTIR. QUE A LUZ DO DIVINO ESPIRITO SANTO CONTINUE SEMPRE ILUMINANDO SEUS CAMINHOS.ROBERTO REGIS SEU NETO. 25/05/2011.

ROBERTO REGIS disse...

VÓVÓ ADÉLIA, JOANA, A SUA TRINETA MAIS JOVEM ESTA COM 18 DIAS, FILHA DE BRUNO REGIS E JANAÍNA, FILHO DE ROBERTO REGIS, NETO DE D. ADÉLIA, VÓVÓ ADÉLIA.FIQUE COM DEUS.
AGRADECEMOS AO DASLAN, AMIGO, DIVULGADOR DAS ATIVIDADES, CULTURAIS, EDUCACIONAIS , SOCIAIS, REPORTAGENS SOCIO-ECONOMICAS ETC DE TIMBAÚBA DOS MOCÓS, PRINCESA SERRANA, PARA O MUNDO. SEMPRE USO TIMBAÚBA DOS MOCÓS ,PARA NÃO CONFUNDIR COM TIMBAÚBA DOS BATISTAS DE RIO GRANDE DO NORTE.EM CONVERSA COM UM PROF.DE MACEIO-UFAL, FALEI EM TIMBAÚBA ELE DISSE DOS BATISTAS, LOGO REFUTEI, NÃO DOS MOCÓS. ROBERTO REGIS FILHO DE TIMBAUBA, ONDE NASCI E ME CRIEI, ONDE ADQUIRI CULTURA, EDUCAÇÃO, A ELA DEVO MUITO, POR ISSO,AO TRABALHAR NA UPE-CAMPUS NAZARÉ DA MATA-FFPNM RETRIBUO A ZONA DA MATA TUDO DE QUE SOU HOJE UM PROFESSOR , EDUCADOR, MAIS DETALHES NA PLATAFORMA LATTES CNPQ ROBERTO DE ALBUQUERQUE REGIS NÃO SE ESQUEÇAM DO SR LUIZ REGIS E D. INALDA REGIS, JA PARTIRAM PARA ENCONTRO COM DEUS, EXEMPLO DE FAMÍLIA EM TIMBAÚBA. ABRAÇOS A TODOS.