*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 24 de abril de 2011

2º PASSEIO DOS AMIGOS DE QUINQUINHA, ETAPA PARAÍBA 2011


2º PASSEIO DOS AMIGOS DE QUINQUINHA, ETAPA PARAÍBA


QUINQUINHA, CIDADÃO DE TRÊS CIDADES - O jovem agropecuarista Joaquim Francisco de Morais Andrade Filho, o Quinquinha, uma das pessoas mais queridas da região, nasceu em Timbaúba-PE, criou-se em Macaparana-PE  e renasceu em Mataraca-PB, quando DEUS  permitiu  que ele sobreviesse  de um grave acidente de automóvel, em 09/02/2007, em solo mataraquense. 


FAZENDA SANTANA, O TEMPLO DA AMIZADE, DEPOSITÁRIO DA FÉ -A  propriedade Fazenda Santana, do Quinquinha, está localizada em Mataraca, palavra que significa “monte de formiga”, pequeno município localizado na microregião do litoral norte paraibano, distante 85 km de João Pessoa. A capelinha dedicada a Santa Ana, Santana, avó de Jesus Cristo, é depositária de uma relíquia: um comprimido do medicamento anticonvulsivo Trilepital, um dos inúmeros remédios que Quinquinha tomou durante dois anos e meio. No dia em que o medicou o liberou da medicação, aquele seria o último Trilepital que ele tomaria. Não precisou tomar mais, e o comprimido foi depositado aos pés de Santa Ana.    
MATARACA, VALE DOS VENTOS – O município de Mataraca está localizado na microregião do litoral norte paraibano. Limita-se ao norte com Canguaretana e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte; ao sul, com Rio Tinto e Baía da Traição; a leste com o Oceano Atlântico; e a oeste, com Mamanguape. Entre as atrações de Mataraca, destacam-se Lagoa Encantada, Parque Ecológico do Caranguejo-uçá e Barra do Camaratuba. A energia eólica é uma realidade e as fotogênicas construções lembram pássaros voando sob o céu infinito.

BARRA DO CAMARATUBA, PARAÍSO DOS SURFISTAS – O distrito de Barra do Camaratuba, à margem direita do Rio Guajú, distante 11 km do centro de Mataraca, está arrodeado por vegetação da mata atlântica. A vila tem uma população estimada em 1.000 habitantes, boas pousadas e vocação para o ecoturismo rural e de aventura. Camaratuba, em tupi-guarani, significa o lugar onde existe o arbusto cambará, planta ornamental que produz flores de cores variadas e cujas folhas são usadas para chás no tratamento de resfriados, bronquites e asma. O  Mar aberto de  Barra do Camaratuba , paraíso paraibano dos surfistas, é um convite para a poesia.
.....

 
BIG BROTHER MATARACA - Um grupo descontraído hospedou-se  na casa grande da Fazenda Santana  e deu um toque de BBB, Big Brother Brasil, ao ambiente. Sem edredom e sem paredão, eles e elas  beberam,  dançaram, cantaram e espantaram o silêncio.
..... 

FORRÓ PÉ DE SERRA – Na noite do sábado, 23, o conjunto Titãs Nordestinos foi a grande atração musical da Fazenda Santana, tocando forró da melhor qualidade. Surpreendi-me e adorei quando tocaram em ritmo de forró Tortura de Amor, de Waldick Soriano (1933-2008), uma das minhas canções românticas favoritas.
..... 
UM PASSEIO EM DUAS VERSÕES/ETAPAS-  O Passeio dos Amigos de Quinquinha foi criado pelo próprio no ano passado,  com a missão de cultuar a amizade e o objetivo de  promover as belezas naturais da região. São dois eventos, a versão  paraibana, em Mataraca, e a versão pernambucana, em São Vicente Ferrer. O paraibano de 2010 teve um roteiro mais extenso, Barra do Camaratuba-Praia do Sargi-Baía Formosa-Barra do Cunhaú-Pipa. O percurso foi reduzido este ano para Barra do Camaratuba-Sargi-Baía Formosa. Motivo: a maré alta e o período da desova das tartarugas marinhas. Mas nada impediu que a alegria e a amizade fizessem a festa.***** Acima, quatro integrantes da família Cavalcanti, de Macaparana: Marluce e os primos Geraldo, Cláudio e .
..... 

PARCEIROS DO PASSEIO – O 2º PAQUIN-PB  contou com o apoio e a parceria da Prefeitura de Mataraca;  Novo Rumo, concessionária da Honda em Sapé-PB; Agronil-Produtos Agrícolas & Irrigação; Rede Amigos; Rumisal; Ciclo Mojos e CP. ***** Na foto acima, Cláudio Mendonça, Gerente da Novo Rumo, e Wal Show, coordenador do evento.
..... 
A LARGADA - Chovia e o relógio marcava 10h30min quando, após o café servido no Bar do Pedro Birro, dezenas de motos e quadriciclos deram início ao Passeio. Antes, Fred Madruga, representando seu pai Carlos Madruga, prefeito de Mataraca, ausente por motivo de problemas de saúde na família, falou da importância do evento para a divulgação do turismo local.***** Na foto acima, Rute Brandão de Morais Andrade (mãe de Quinquinha), Quinquinha e a namorada Maria Izabel Guedes Regis de Albuquerque
.....

O RETORNO - Em torno das 14h30min, a caravana começou a retornar. Uma deliciosa peixada foi servida na Pousada e Restaurante Brisa Mar, propriedade de uma senhora simpática conhecida por Mãe Santa. ***** Da esquerda para a direita: Neto-Raniere, Patrícia-Bruno, Marluce, Maria Izabel-Quinquinha e Rute Brandão.
.....


FLASHES - Alegria, animação, amizade, união... Um passeio para recordar.
......


QUANDO JULHO VIER - No dia 10 de julho, em São Vicente Ferrer, teremos o  2º PAQUIN-PE, Passeio dos Amigos de Quinquinha, etapa Pernambuco, sob a coordenação de Miguel Borba. Outras emoções voltarão a ser vividas e PASSARELA CULTURAL estará lá,  se DEUS permitir, afinal, "a amizade não se compra, se conquista."
*****

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando o Senhor Deus fez um milagre na vida de Quinquinha sabia que o meu amigo tinha uma missão a cumprir na terra.

Ricardo L

Anônimo disse...

Se Deus quizer eu vou para o passeio em São Vicente Férrer, apesar de nem conheçer ele pessoalmente mais já sou amiga !!

vivianne disse...

eiitha vih que foi otimo..
adoreii as fotos.. hehe
by vivi lima..MATARACA pb..=)