*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 30 de abril de 2011

TIMBAÚBA, O RESGATE DA MEMÓRIA DE UMA PRINCESA

As duas lindas imagens, em nostálgico preto e branco, mostram uma Timbaúba de um tempo que se foi. Você seria capaz de identificar os locais? Quando essas fotos foram tiradas? Você sabe quem tem mais imagens assim? Vamos resgatar a memória fotográfica da Princesa Serrana


Respostas corretas sobre as localizações das imagens acima: Foto 1 - Rua Dr. Alcebíades, centro da cidade, imagem feita de  um ângulo onde se vê na esquina do lado esquerdo o Cine Teatro Recreios  Benjamin. Foto 2 - Praça João Pessoa, centro da cidade, local onde existiu um carramanchão e  o Grupo Escolar Prof. Cavalcanti, inaugurado em 1925 e demolido em 1955.
 
*****

VAMOS RESGATAR A MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DE TIMBAÚBA ?
           
Recebi do leitor Odilon Lima Filho o e-mail abaixo:

Olá Daslan,
               Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pelo blog, que faço questão de ler semanalmente. Antes de prosseguir, desejaria me apresentar. O nome pode ter dado a suspeitar que fosse Odilon, o fotógrafo, proprietário de Odilon Artes Fotográficas, na verdade não sou ele, mas filho desse.
               Sempre tive vontade de recuperar algumas fotos antigas de Timbaúba, e através da loja já conseguimos isso, pelo pedido de vários clientes, mas para mim ainda era pouco, e ficava a vontade de poder fazer algo maior por Timbaúba. Então decidi ir atrás das fotos, ao invés de esperar que elas fossem até ao nosso estabelecimento comercial. Como na verdade não trabalho lá, até a etapa de reunir fotos já recuperadas está sendo bastante trabalhoso para mim, pois o funcionário não tinha sido orientado até então para fazer uma separação destas imagens.
              Iniciei de fato, ontem, a agrupar estas fotos. Conheço algumas pessoas que possuem verdadeiras relíquias sobre o passado de Timbaúba, como Lusivan Suna, mas que ainda não tive tempo de contatá-las diretamente para digitalização do acervo. Essa será a próxima etapa.
               Visando atingir um maior número de imagens, gostaria de propor uma parceria  para que, através do seu blog, já bastante conhecido, pudéssemos solicitar às pessoas que tivessem fotos antigas da cidade a contribuir com este trabalho de recuperação do passado de Timbaúba. O que você acha?
               Ainda não pensei nos detalhes de como as pessoas poderiam enviar as fotos. Na verdade existem várias possibilidades. Duas possíveis: os proprietários das fotografias poderiam digitalizá-las e enviar por e-mail ou passar em Odilon Artes Fotográficas para que essa digitalização fosse feita. Além da contribuição com imagens, os leitores poderiam contribuir também com descrições para identificação da localização, já que o cenário mudou bastante, e do ano em que elas foram registradas. Pensando já no longo prazo, essas fotos poderiam ser publicadas em um livro e com uma exposição para apreciação de toda a população.
              Se conseguirmos volume para isso seria necessário obter apoio para tocar o projeto para frente. Segue em anexo uma pequena amostra do que já consegui.

Grato pela atenção,

Odilon Lima Filho

          A idéia do Odilon está lançada e PASSARELA CULTURAL tem a satisfação de divulgar esse projeto de relevante alcance cultural para a memória da nossa terra e do noso povo. 
     Adesão/sugestões/colaborações/críticas construtivas: enviar e-mail para daslan@terra.com.br com cópia para odilonflj@gmail.com

*****

15 comentários:

Farmacia Mocós disse...

Amo Timbauúba de coração. Belas imagens, a segunda acho que deve ser a praça em frente a prefeitura.
Execente projeto resgatar imagens de Timbaúba procurarei nos albuns de família.

Abraços

odilon disse...

A primeira é da Rua Dr. Alcebíades. O prédio da esquina no lado esquerdo é o Cine-teatro Recreios Benjamin.

tranquelino disse...

A primeira foto sem dúvida é o inicio da Rua Dr. Alcebiades onde morei uns 20 anos no numero 358, que hoje é a casa de João Arruda. A segunda foto é a da praça João Pessoa que fica no Centro. Eu não sei se o prédio que aparece é a SMT (Sede dos Motoristas de Timbaúba) ou se é o Chafariz Publico que existia antes da SMT.

Unknown disse...

A primeira é da Rua Dr. Alcebíades, a segunda é da praça João Pessoa (no tempo chamada de Praça Guiomar), onde havia uma escola.

Luis Eduardo disse...

Daslan, Acho que a primeira foto é aquela rua ali do Cacareco sabe , e a segunda acho ser a praça joão pessoa. Apesar de nem ter nascido nessa época , mas deu pra perceber um pouco.

tranquelino disse...

Na primeira foto mostra um pedaço do Prédio da Escola que Paulo se refere. Minha dúvida é com relação ao Prédio onde hoje é o Prédio que João Arruda construiu no lucar da Sede dos Motoristas de Timbaúba. Acredito que seja o antigo Chafariz Publico e não a SMT.

Anônimo disse...

Que bom a iniciativa de postar fotos antigas de timbaúba, por faver continue postando, isto é a memória viva de timbaúba! Um abraço!

Josafá de Freitas disse...

FOTO DO ALTO: R.Dr.Alcebíades, tendo em 1º plano o Cine Recreios Benjamim e no final da Rua (como que obstruindo-a) o prédio da antiga cadeia pública. FOTO ABAIXO: Pça.João Pessoa. No centro, o pequeno coreto,´à esq. Grupo Escolar (demolido) mais à esq. detalhe dos fundos do Cine Recreios.

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Marcos Vasconcelos Carvalho, via e-mail
>>>>>>>>>>

Fotos tiradas a partir da torre da Igreja Matriz. A primeira foto é da Rua Dr.Alcebíades, a segunda é a Praça João Pessoa vendo-se a Escola Prof.Cavalcanti.Década de 40.

>>>>>>>>>>

tranquelino disse...

Continua a minha dúvida com relação ao Prédio que aparece no fundo do Cine Recreio Benjamin e que hoje é o Prédio construido por João Arruda(no qual foi instalado o 1 elevador de Timbaúba, não sei se já foi instalado outro elevador na cidade).

tranquelino disse...

Muito oportuno a observação de Josafá Freitas sobre a Cadeia Publica, a qual deu apelido a uma Rua que vai até a beira do Rio Capibaribe Mirin. Na foto 1, também observamos o telhado do Palacete de D. Nazinha (lado de numero par da Rua Dr. Alcebíades).

Anônimo disse...

bom dia, talvez quem tenha muitas fotos antigas de timbaúba seja a família do saldoso BIO DO FOTO !

odilon disse...

Algumas fotos antigas de cidades de Pernambuco:

http://humordarwinista.blogspot.com/2011/05/fotos-antigas-de-cidades-do-pernambuco.html

odilon disse...

Gostaria de agradecer publicamente a Daslan por abrir este espaço em seu blog. Espero que outros leitores do blog compartilhem conosco esse desejo de recuperar imagens do passado de nossa cidade.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá ... meu nome é Derick e trabalho lá em Odilon Artes Fotogrficas.. Sempre achei muito interessante a ideia de ter lembranças de nossa cidade. Eu tenhoum cd que tem algumas imagens umas boas outras nem tanto , porem está no cd e nem sei onte está, mas irei procurar e comunicarei assim que encntrar .