*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 21 de maio de 2011

ONDE VOCÊ NEM IMAGINA


Daslan Melo Lima

    
               Na nublada manhã do domingo, 15, acompanhei o sepultamento do corpo de José Antônio de Araújo,  o Toinho Bicudo, 44 anos, falecido na noite anterior enquanto dormia, vítima de um colapso cardíaco fulminante.
 
               Toinho era integrante do Grupo Serra, uma associação informal de amigos, responsável pela criação em 1991 do irreverente bloco carnavalesco As Piruas, que há 20 anos é um dos maiores sucessos do carnaval de Timbaúba.  

               No verão de um tempo que se foi, por diversas vezes, tive oportunidade de interagir com Toinho e sua turma em conversas descontraídas regadas a cerveja., ocasião onde criei um poema chamado Pássaros Livres.
.....
Eram três pássaros livres / e deles me aproximei para ouvir melhor os seus trinados / que também eram os meus cantos tantas vezes não cantados. /// Ficamos quatro pássaros livres beijando o luar / Na serra, a natureza nos banhava de paz / enquanto o vento conduzia nossos sonhos para o mar. /// Se os tolos entendessem nosso puro ritual /jamais aos pássaros livres fariam mal.
..... 
           
               Caía uma chuva fina quando só nós - eu, o silêncio e o vento - ficamos na frente da sepultura do Toinho, depois que todos já tinham saído do Cemitério de Santa Cruz. Na minha mente ficou passando um “filme” onde Toinho era protagonista de atitudes irreverentes, de expressões pontuadas das ideologias que defendia e do slogan do Grupo Serra,  “Onde você nem imagina”.

               Meditando sobre a vida e a morte, em silêncio perguntei ao vento onde a essência daquele pássaro livre  poderia estar naquele momento. Tenho a impressão que ouvi um  anjo invisível  responder: “Toinho está bem, num lugar lindo, onde você nem imagina
..........
Timbaúba-PE, 21/05/2011, sete dias depois de Toinho Bicudo ter partido para uma das moradas do PAI.

*****

Um comentário:

zepe260479 disse...

e os tolos entendessem nosso puro ritual /jamais aos pássaros livres fariam mal.
Muito lindo poema Daslan Muito linda sua homenagem! Parabens (Antonio Bernardo)