*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 26 de maio de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

TIMBAÚBA-CANÇÃO NOVA, UMA VIAGEM PARA RECORDAR
.....

 Voo 3083, da TAM, Recife/Rio de Janeiro, 16/05/2012
..........
      Fiz parte da excursão promovida pela Obra de Maria/Rosa Mística Turismo que levou vários timbaubenses no dia 16 de maio para a sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista-SP, com direito a uma pausa no Rio de Janeiro para visitarmos o Cristo Redentor. Retornamos na segunda-feira, 21, depois de termos vivido uma experiência inesquecível.  Na rota do passeio turístico-religioso, tivemos a oportunidade de assistirmos  uma Missa celebrada pelo Padre Marcelo Rossi, na capital paulista,  e de visitarmos o Santuário de Frei Galvão e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Ainda houve tempo para momentos mágicos em Campos do Jordão e no Pico de Itapaiva. 



A comunidade Canção Nova, fundada em 02/02/1978, pelo Monsenhor Jonas Abib, ocupa uma área total de 372 mil metros quadrados.
Imagens feitas na Canção Nova, Cachoeira Paulista-SP, 521m de altitude, a 193Km da capital. Nas duas fotos acima, marco do Circuito turístico-religioso e outdoor de boas-vindas.
Visão parcial do pátio do estacionamento,  vendo-se ao fundo um novo templo em construção.
No imenso refeitório, almoço e jantar incluídos no pacote de viagem dos componentes da nossa excursão.
"Rincão do Meu Senhor", onde acontecem Missas e shows, espaço para 4.000 pessoas.
Formar homens novos para um mundo novo, eis a missão do Instituto Canção Nova, criado em 06/02/2001. Mantido pela Fundação João Paulo II e localizado em frente da entrada da sede da Canção Nova, o Instituto conta com alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio. 
  .....

Abaixo, registros de instantes vividos por alguns companheiros e companheiras de excursão.
  
Zeinha Moura (no centro) e suas afilhadas. Da esquerda para a direita: Edna Andrade, Angélica Pedrosa, Zeinha Moura, Nerilza Pedrosa e Patrícia Albuquerque, em Campos do Jordão, a Suíça brasileira.
.....
Valéria Barreto de Oliveira Coutinho e sua mãe Marinez Barreto de Oliveira, no marco do circuito religioso da Canção Nova.
.....
A elegância de Marisa de Andrade Cavalcanti, após o cafe da manhã na Pousada Leão de Judá, produzida para encarar o clima paulista. A temperatura na região oscilava em torno de 14 graus centígrados, muito frio para quem está acostumado com o calor nordestino. Na volta da viagem para Pernambuco, ao desembarcarmos no Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre, a temperatura era de 27 graus centígrados. 
 .....
Maria Célia Cavalcanti de Araújo, pausa para um flash, antes de começar a Santa Missa na Canção Nova. 
.....
Maria Célia Cavalcanti de Araújo, pausa para um flash, diante da Hermida da Mãe Rainha, um dos mais belos recantos da Canção Nova.
.....
Bruno e sua mãe Maria Goreti, em frente ao painel de entrada da Canção Nova.
.....
 Mercês e a filha Maria Goreti.
.....
Sérgio Costa e Irlene Lemos, no frio de Campos do Jordão, o mais alto município brasileiro, 1.628m de altitude, distante 173 Km da capital de São Paulo.
.....
As irmãs Rita de Cássia, Maria Aparecida (com o filho Miguel Neto) e Laurinda Mello, no Pico de Itapeva, a 2.035m de altitude, de onde se avista 25 municípios de São Paulo.
..... 
As irmãs Aurileide, Aucileide e Aleide Costa, classe e simpatia em dose tripla, tendo ao fundo a escultura do Cavalo Negro do Anel Viário Nídia Arantes Ventura, em Campos do Jordão. No momento desta foto, os termometros da cidade marcavam 8 graus centígrados.
Regina Célia e o filho Sandoval Junior, de Aliança-PE, também integraram a caravana.
.....
 Miguel e Maria Lúcia.
.....
 
Dora, uma das pessoas mais queridas da comunidade católica timbaubense, animou a todos interpretando belos hinos religiosos. Detalhe emocionante: Sua viagem foi patrocinada por um anônimo que, sabendo de sua condição humilde e de sua vontade de conhecer a Canção Nova, patrocinou suas despesas e  fez questão de manter-se no anonimato. Nem Dora e ninguém da excursão tem ideia de quem teve este gesto nobre, o qual merece todo nosso aplauso.
.....
Laurinda Mello, retornando para a pousada após o show de Doidinho de Deus.  
.....
A Pousada Leão de Judá, pertinho da Canção Nova, foi uma espécie de   casa de alguém de nossa família, ambiente simples e acolhedor, onde um farto e delicioso café da manhã era servido diariamente.

.....
  Reportagem em construção. 
Outros comentários e fotos sobre a viagem à Canção Nova estão pendentes para postagens.
Aguardem !
 .....

*****
*..
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA
.....
 .....
O ESSENCIAL É INVISÍVEL PARA OS OLHOS - Depois da Rua da Ponte, nas imediações da Fazenda Santa Luzia, um novo bairro toma forma através das 487 unidades habitacionais populares construídas pelo programa Minha Casa Minha Vida. Para alguns, as casinhas são simples demais e nelas não caberia o seu closet. Mas para muitos,  as casinhas são palácios suntuosos. Eu acredito que o personagem de "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupèry , diante deste cenário diria: "O essencial é invisível para os olhos".
*****
.....
MEMÓRIA TIMBAUBENSE
.....
 .....
O construtor Manoel José dos Santos, pai do ex-vereador Metaxas, foi responsável pela construção, reforma e ampliações de importantes obras, não só na região, mas em todo o Brasil, conforme a página acima, de nº 207, extraída do livro "Timbaúba Ontem e Hoje-Volume II", de Lusivan Suna, Edições A Província-1996. O Sr. Manoel José dos Santos, que completaria 105 anos no dia 18 de maio, morreu no dia 22 de abril. Era a pessoa mais idosa de Timbaúba.
*****

Nenhum comentário: