*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 27 de outubro de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - FUNJADER, UM MUSEU PARA TIMBAÚBA

FUNJADER, UM MUSEU PARA TIMBAÚBA



            Desde o dia 20 de outubro que a cidade ganhou um Museu, guardião de peças importantes da memória timbaubense, uma iniciativa da FUNJADER-Fundação Jader de Andrade, à frente o Dr. Jefferson Luiz Figueiredo Leal, 44 anos, formado  pela Faculdade de Odontologia de Pernambuco ( FOP/UPE) em 1988, com especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial  também pela FOP/UPE, em 1994.  


Jefferson Leal

Casado com Emanuella Ramos. pai de Giulia e Igor. e  atarefado na confecção da sua  dissertação sobre entomologia,  para conclusão do Mestrado em Perícias Forenses pela mesma instituição FOP/UPE, Jefferson Leal encontra tempo para dar sua aparcela de contribuição á cultura da cidade.
---------------

PASSARELA CULTURAL - A que atribui seu interesse pela cultura? 
JEFFERSON LEAL - Ao meu  pai  Dierson Pacheco Leal , pois sempre o observei  inteirado com o teatro e a boa música.  
PC - Como surgiu a ideia de criar a Fundação? 
JL - Na verdade fui convidado por Lusivan Suna para participar  de um grupo com a finalidade de angariar fundos e resgatar o Cine Teatro Recreios Benjamin. Foi aí que observamos que o melhor caminho para isso seria através de uma fundação e ao final  acabei como presidente da FUNJADER, fundada em 10/06/2010.
PC - Como surgiu a ideia de criar o Museu? 
JL - Este é sonho era antigo. Desde muito pequeno eu colecionava de tudo, devido ao meu avô Otávio Cavalcanti ( pai da minha mãe  Maria do Socorro Figueiredo Leal ) viver de comprar e vender sucatas. Eu sempre dava um jeito de conseguir uma peça para minha coleção,  evitando que  ele se desfizesse da mesma.
----------
        O Museu da Funjader está localizado na Rua Almirante Barroso, s/n, no imóvel anexo à APA, vizinho ao Ministério Público, no bairro Três Cocos. O prédio pertence à Igreja Católica e o contrato de comodato irá até 2017, quando até lá se espera que o Museu esteja funcionando em sede própria.  Inicialmente, as visitas deverão ser agendadas através do telefone (81) 3631.0599.
----------


          Durante a solenidade de inauguração, conduzida por Celma Lucia Vasconcelos, tivemos a apresentação do  Conjunto Musical Da Capo sob a Coordenação  Musical  do Prof.  Alberto Guerra,  do Conservatório Pernambucano de Música, formado por  crianças de oito a quinze anos de idade  que apresentaram  Allemande, Il Ballo De Colla, Cantate Domino dentre outros clássicos, tocando  flauta doce, teclado, violão, violino, cello,  sax e percussão. 
----------
Celma Lucia Vasconcelos, Luiz Rodrigues e Jefferson Leal
Daslan Melo Lima, Junior Rodrigues e Celma Lucia Vasconcelos

        Também houve a entrega da Medalha Jader Andrade. A honraria é uma forma da Fundação  incentivar a divulgação  e fomentação da cultura,  Entre doze candidatos indicados em 2012, a escolha, através de votação em assembléia geral, recaiu em  Luiz Rodrigues, fundador  da Faculdade de Timbaúba,  e  Marinaldo Rosendo de Albuquerque,   prefeito, que na ocasião foi representado por Junior Rodrigues.
---------------

Sala dedicada à época de ouro do pólo calçadista de Timbaúba.
Aspecto da sala principal onde se vê na parede uma foto de Jader de Andrade (1886-1931). Um móvel envidraçado abriga um exemplar da revista O CRUZEIRO, de 22/03/1958, focalizando Timbaúba como um dos 10 municípios de maior progresso no Brasil.
----------
Várias personalidades comprometidas com a cena cultural timbaubense marcaram presença na inauguração do Museu de Timbaúba, entre elas: 

Luiz e Mercês, um dos casais mais queridos de Timbaúba. O Sr. Luiz enxerga muito pouco e anda com dificuldade, mesmo assim, apoiado pela esposa amada, não deixou de comparecer ao histórico evento.  
..........

Zorilda Chaves, Izabel Figueiredo, Conceição e a filha Manuela e Socorro Leal (mãe de Jefferson Leal).
..........

Três gerações da família Chaves. A matriarca Zorilda ladeada pela filha Kyola e a neta Marcela.

..........
              Outros comentários e fotos serão postados na próxima edição .
*****

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens ao grande amigo Jefferson e a todos os integrantes da Fundação Jader de Andrade pelo empenho em tentar preservar a memoria de nossa querida Timbaúba dos Mocós, terra de gente humilde e ao mesmo tempo ilustre, Prof. José Mendes, dos poetas José Cassiano e João Feliciano, do teatrologo Luiz Marinho, dos Nazarenenos de nascimento e Timbaubenses de coração Celma e Marcos Vasconcelos, a quem eu saudo todos os Timbaubenses natos e de CORAÇÃO.
Parabens Timbaúba !!!!!
Ana Lygia

tranquelino disse...

Parabens a Fundação Jader de Andrade pela iniciativa de abrir um Museu. Em todo mundo um Museu é um local muito importante para preservar a memória de um local. Espero que o poder publico municipal colabore com essa iniciativa para que cresça cada vez mais. E com isso a geração atual tenha conhecimento do passado de Timbaúba. E que os Educandários incentive os alunos a visitar o Museu.

Anônimo disse...

O museu de timbaúba, devia ser mais valorizado culturalmente, devia ser épico e um ponto turístico. Acho que a prefeitura devia reforma a frente.