*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 5 de janeiro de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - MISSES DE OUTRORA NA VISÃO DE UM POETA


Por Daslan Melo Lima

          Há poucos dias, um editor fez contato comigo nestes termos: “Daslan, leio de vez em quando o que você escreve sobre as Misses. Sei pouco sobre o assunto, mas acho muito interessante a forma como você aborda as rainhas da beleza do passado. Faça uma seleção das suas crônicas. Quero editar um livro seu sobre essas coisas.” Não preciso dizer que fiquei muito emocionado com a proposta. Parece um sonho.

-----

Maracanãzinho, o templo da beleza brasileira nos anos 60.

   Permitam-me, amados leitores e amadas leitoras, , solicitar sua colaboração na seleção das crônicas. Peço que relacionem as 20 Sessões Nostalgia que mais gostaram, ou os nomes de 20 Misses das quais se lembrem de terem sido  personagens das referidas sessões. Todas as minhas crônicas sobre Misses, praticamente todas, estão aqui, ainda online, na memória de PASSARELA CULTURAL, basta navegar nas postagens mais antigas ou pesquisar no GOOGLE. Gostaria que sugerissem, também, os nomes de cinco misses que desejariam ver homenageadas no livro e que ainda não foram motivo de uma Sessão Nostalgia
          Não sei o formato e a quantidade de páginas que o livro terá, pois alguns detalhes deverão ficar em off,  mas estou otimista. Que nome teria o livro? O que sugerem? Pensei em dois títulos: “SESSÃO NOSTALGIA – Um visão poética sobre os concursos de Misses do passado” e  SESSÃO NOSTALGIA -  Misses de outrora na visão de um poeta”.  O que acham?
          Anotem meus contatos: Telefone: (81) 9612.0904 (Tim) - E-mail: daslan@terra.com.br - Facebook: https://www.facebook.com/daslanmelo.lima

-----

Maria Olívia Rebouças Cavalcanti
 Miss Bahia, Miss Brasil 1962
          Finalizando a primeira Sessão Nostalgia de 2013, quero relembrar aquela manhã ensolarada de  2004, quando meu telefone tocou.  Era a voz do meu amigo Dido Borges dizendo: “Bom dia, Daslan! O Roberto Macêdo fez contato comigo. Ele vai reunir depoimentos de missólogos para postar no seu site Miss News, dentro das homenagens aos  50 anos do concurso Miss Brasil. Como sei que você escreve bem,  indiquei o seu nome.” Dias depois, Roberto Macêdo fez contato comigo e fiquei motivado a   elaborar uma crônica falando de como começou a minha paixão pelas Misses.  Dei a ela o título de MINHA MISS INESQUECÍVEL, abordando Maria Olivía Rebouças Cavalcanti, Miss Brasil 1962. A matéria foi postada no site do Roberto, fez sucesso, e outras se sucederam naquele 2004, todas veiculadas no Miss News  (atualmente desativado) e transcritas por missólogos para outros sites especializados. Em seguida, veio o convite do meu amigo Walfredo Silva,  criador do Timbafest,  www.timbafest.com.br, para que eu assinasse uma coluna sociocultural em seu site. Logo depois, o incentivo do Evandro Silva, editor do Misses na Passarela, www.missesnapassarela.blogspot.com.br , ensinando-me como lidar com um blog, contribuiu para o nascimento de PASSARELA CULTURAL. Tudo isso  proporcionou a visibilidade extraordinária do meu nome no mundo Miss, ampliando minhas amizades  com admiradores de concursos, contatos com Misses do passado, intercâmbio com colecionadores de revistas e demais pessoas maravilhosas. Não cito nomes com receio de cometer omissões.


-----

      Aguardo o feedback de todos, em nome da nossa paixão pelas Misses. Paixões são paixões, simplesmente paixões, não se explicam.  

*****


3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Daslan!

Tenho certeza de que o livro será um sucesso. Vou selecionar as minhas preferidas.

Um abraço,

Roberto Macêdo

Anônimo disse...

Seguem minhas matérias preferidas da Sessão Nostalgia que sugiro para o livro que será editado:

1- Maria Helena Leal Lopes, vice-Miss Guanabara 1970;

2- A história das irmãs gêmeas Maria Elizabeth e Ana Cristina Ridzi;

3- As matérias das participações de Ieda Maria Vargas e Martha Vasconcellos no Miss Universo;

4- As mulatas que fizeram história como Miss Renascença;

5- As vitórias de Ana Maria Guimarães e Ana Cristina de Medeiros no Miss Pernambuco;

6- Zayra Pimentel - O dia em que os gays vibraram com a candidata da AABB no Miss Guanabara 1961;

7- Lucinha Caldas - Miss Luzes da Cidade;

8- Misses do Passado - A alegria permanece na alegria de viver;

9- Mary Grace Oiticica Bandeira - Miss Alagoas, a grande ausência nas finalistas do Miss Brasil 1965;

10 - Miss Pernambuco 1972.

bjs.
Muciolo Ferreira, jornalista
Recife-PE

Maria Clara do Amaral disse...

Sugiro p/ o seu livro as matérias sobre " A esquecida do juri: Miss Piauí Maria da Consolação"; Marta Rocha, Ieda maria Vargas e Mary Grace Bandeira.