*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 11 de maio de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - Virgínia Helena Gomes, Miss Paraíba 1981


Por Daslan Melo Lima


Eu estava lá, no Clube Internacional do Recife, cenário da eleição da Miss Pernambuco 1981, na noite de 17 de junho de 1981. Eu  estava lá sem me dar conta de que seria testemunha de uma fase atípica do Miss Pernambuco-Miss Brasil. Um ano antes, os Diários e Emissoras Associados tinham deixado de patrocinar o evento e estava tendo início o que depois  se convencionou chamar de “era SS”, uma vez que a direção do certame tinha passado para as mãos do apresentador Sílvio  Santos, dono da TVS.
          Naquela noite, Rita de Cássia Spencer Pedrosa, Miss São Benedito do Sul,  foi eleita Miss Pernambuco, enquanto Virgínia Helena Gomes da Silva, Miss Clube Náutico Capibaribe, conquistaria o terceiro lugar. Detalhe que o público só tomou conhecimento dias depois: Virgínia Helena saiu do Clube Internacional com o convite para representar o vizinho  Estado da Paraíba no Miss Brasil.   
       A primeira Sessão Nostalgia de maio de 2013, maio das mães e das noivas, tem a grata satisfação de focalizar Virgínia Helena Gomes, pernambucana do Recife, nascida em 15 de fevereiro de 1963, filha de João Gomes da Silva e Helena do Nascimento Silva, viúva do empresário Mário Sérgio Tavares, pai da sua única filha Vanessa Gomes Tavares
        A Miss Paraíba 1981 mora no Recife, onde lida com o comércio de artigos importados, e abriu seu coração para PASSARELA CULTURAL, através de entrevista exclusiva. Crédito das fotos: Arquivo de Virgínia Helena.
                                   
                                     VALEU A PENA TER SIDO MISS

Virgínia Helena Gomes, quarta colocada ano Miss Brasil 1981.
----------
PASSARELA CULTURAL - Quem você considerava a mais forte candidata ao título de Miss Pernambuco 1981?
VIRGINA HELENA GOMES - Eu! (Rsrsrs...)
-----

PC - Quem você considerava a mais forte candidata ao título de  Miss Brasil  1981?

VHG - Adriana Alves de Oliveira,  Miss Rio de Janeiro, que conquistou o primeiro lugar e acabou na quarta colocação no Miss Universo 1981.
-----

PC - Não houve o concurso Miss Paraíba 1981. Quem lhe convidou para representar  aquele Estado no Miss Brasil? 

VHG - Um grupo que estava encarregado de encontrar uma miss para representar a Paraíba no Miss Brasil. Não havia mais tempo de fazer um concurso na Paraíba, então o pessoal resolveu assistir  ao concurso Miss Pernambuco e escolher entre as candidatas, lá mesmo, no Clube Internacional. Assim que terminou o concurso,  onde  concorri como  Miss Náutico, tendo sido a terceira colocada, convidaram-me a ir no dia seguinte a São Paulo, concorrer ao Miss Brasil, representando a Paraíba, sem preparação nenhuma para isso, tipo no peito e na raça. (rsrsrs...).  Fiquei em 4º  lugar , enquanto Rita de Cássia, que havia ganho o concurso em Pernambuco, ficou em 5º lugar. Foram 26 candidatas, incluindo uma concorrente que ostentava a faixa de Miss Silvio Santos.
----- 
PC - Você tem contato com alguma ex-colega de passarela?
VHG - Do Miss Pernambuco, Rita de Cássia Spencer Pedrosa e Elizabeth Dantas da Cruz Gouveia,  respectivamente primeira e segunda colocadas no Miss PE, e até  há algum tempo com Adriana Alves de Oliveira,  Miss Brasil.
-----
PC - Você acompanha os noticiários sobre os atuais concursos de Misses?
VHG - Do Miss Pernambuco e do Miss Brasil, sim.
----- 
PC - Qual a maior experiência de ter participado do concurso?
VHG - A maior emoção foi ter ido a São Paulo participar do Miss Brasil, sem conhecimento nenhum por lá, sem torcida organizada, de última hora, e ver o Anhembi inteiro gritando Miss Paraíba! Miss Paraíba ! Torcendo por mim espontaneamente.
----- 
PC - O que mudou em sua vida depois do título de Miss?
VHG -  Viagens pelo Brasil inteiro, notoriedade em minha cidade, autoconfiança em minha carreira de modelo, muitas amizades, conhecimentos novos e muita emoção!
-----
PC - Você incentivaria sua filha a participar de um concurso de Miss? 
VHG - Se ela quisesse muito, sim.
-----
PC - Seus pais incentivaram você a ser Miss?
VHG Não.
-----



PC - Um desfile de moda do qual participou e que se tornou inesquecível:
VHG - Para a loja  Ele e Ela Modas,  onde desfilei por três anos, um desfile realizado no Palácio do Campo da Princesas, sede do governo do Estado de Pernambuco.
-----
PC – Quem são suas misses inesquecíveis?
VHG - Mayana Neiva, Miss Paraíba 2003; Wilma Gomes, Miss Pernambuco 2007; Adriana Alves de Oliveira, Miss Brasil 1981; Natalie Glebova, Miss Universo 2005, e Rosanna Davison, Miss Mundo 2003.
-----
PC - Um motivo de arrependimento.
VHG - Não ter concorrido  novamente ao Miss Brasil em 1983, como fez  Adriana Alves de Oliveira em 1984, quando se tornou Miss Mundo Brasil (Miss Brasil World) e semifinalista no Miss Mundo 1984.
-----

PC - Um motivo de orgulho.
VHG - Ter mantido a minha dignidade em várias situações.
-----

PC - Na sua opinião, qual o diferencial, ou seja, qual a mudança maior nos concursos de Misses de 1981 para 2013? 
VHG - Em minha modesta opinião, acho que perdeu aquele sentido da moça de família que se destacava pela beleza e graciosidade. Era uma coisa tipo  conto de fadas. Hoje em dia mudou, inclusive o jeito de andar, de desfilar na passarela, posar... As misses desfilam e posam como top model, com uma dose  exagerada de sensualidade, como se estivessem concorrendo à próxima capa da revista Playboy. É diferente, sim. A essência mudou.
-----
PC - Você é a favor de candidatas com "cara de boneca fabricada em série" , com intervenções plásticas em excesso e silicone?   

VHG - Não, no caso de misses não sou a favor da beleza que se pode comprar. Na minha opinião, miss tem que nascer bonita e ser bem cuidada. A beleza que se adquire com plásticas qualquer uma que tenha dinheiro pode comprar.

----------

----------
Para conferir um compacto dos melhores momentos de sua participação no concurso Miss Brasil, basta clicar no link abaixo
                      PINGUE-PONGUE COM VIRGÍNIA HELENA GOMES

Trinta e dois anos depois, a beleza permanece no rosto moreno onde se destacam o sorriso espontâneo e o brilho no olhar.
-------------------
Comida preferida: Bacalhau e Salmão
Bebida: Champagne. 
Sobremesa: Banana flambada, doce de mamão com coco e pudim de leite. Cor:  Preto ou branco
Clube esportivo: Sport Club do Recife
Um jogador de futebol:  O goleiro Magrão do Sport
Religião: Não tenho.
Santos de devoção: Não tenho
Superstição: Não tenho
Viver é... Uma  benção, principalmente se você  pode fazer o que gosta
Envelhecer é... Natural, mas difícil
Morrer é... Passar para um outro plano
Um filme: Perfume de Mulher
Um programa de TV: CQC
Um livro: Éramos Seis, de Maria José Dupré. 
Uma canção: My Way , na interpretação de Frank Sinatra. 
Um frevo: Último Regresso
Um cantor: Roberto Carlos,Chico Buarque e George Benson


Uma cantora:  Marisa Monte, Maria Bethania e Withney Houston. 
Um ator: Richard Gere e Rodrigo Lombardi
Uma atriz: Fernanda Montenegro e Giovana Antonelli
Uma saudade: Meu pai, minha mãe e meu marido, falecidos. 
Um ponto turístico de Pernambuco: Alto da Sé em Olinda
Dia ou noite? Noite
Samba ou frevo? Frevo
A cidade dos seus sonhos: Paris e Nova York.
Países que conhece: Doze países na Europa; seis na Ásia; três na América do Sul; um no Oriente Médio; México; Estados Unidos;  Canadá e  África do Sul. Em resumo, trinta países. 
Animal de estimação: Cachorro poodle. 
Sonho de consumo: Voltar a Grécia,Turquia e Bali, na Indonésia. 
O maior sonho da sua vida: Passar metade do ano viajando. 
Seu maior defeito: Imediatismo. 
Sua maior virtude: Autenticidade
O que mais admira em um ser humano: Gratidão e lealdade
O que não suporta em um ser humano: Hipocrisia e mesquinharia
Se o mundo fosse acabar amanhã, o que faria hoje? Procuraria rever e estar próximo de todas as pessoas que amo. 
Se você fosse Presidente da República, o que faria para reverter a violência? Reforma no Código Penal, com leis mais rígidas que desestimulassem os bandidos.


                               ----------

          Num final de tarde de um mês de maio que se foi, vi passar por mim a quarta mulher mais bela do Brasil de 1981. Eu estava no Recife, imediações da Rua da Palma, a caminho do cinema Art Palácio. A morena passou flutuando, como se estivesse numa mágica passarela imaginária. 
          Certas coisas são únicas e ficam gravadas em nossos corações por toda a vida. Assim foi aquela cena, a de Virgína Helena Gomes passando por mim na Rua da Palma, naquele final de tarde de um mês de maio que se foi, para sempre se foi.                                  
 ***** 

9 comentários:

Anônimo disse...

Virgína Helena, que bom vê-la ainda assim, bonita e charmosa.

Mirtes-João Pessoa-PB

Anônimo disse...

Parabéns a Daslan e a Virgínia Helena.

Uma delícia esta Sessão Nostalgia !

C.Rocha de Floripa

Anônimo disse...

Daslan,

você com sua inteligência, sensibilidade e um bom repórter soube tirar o máximo da Virgínia Helena Gomes, que foi uma miss para não ser esquecida. Por tudo o que ela representou e conquistou ao longo da vida.

Adoro essa mulher fantástica, um ser humano iluminado E ela sabe disso(rsrsrsr...)

Aproveito para enviar a ela um beijão e pedir para retomar nossos contatos, viu darling?
Meu telefone e e-mail são os mesmos.

Parabéns ao Daslan por mais um luxo de Sessão Nostalgia.

Muciolo Ferreira

Recife-PE





Anônimo disse...

Este site é um primor, pois junta memórias indeléveis da história dos concursos de Miss nacionais. Quanto a Virgínia Helena, ela fez mais do que bonito com seu charme e beleza que encantaram Silvio Santos e o Brasil. Até hoje ela figura como a melhor classificação de uma representante do Miss Paraíba no Miss Brasil. Somos orgulhosos de você, Virginia Helena!!!

Abraços calorosos da ParaÍba. Lígia - João Pessoa

Unknown disse...

Faco aqui uma observação interessante, que alguém viu além do que os juízes na ocasião viram, pois, neste dia eu estava lá no miss Pernambuco 1981, e com o devido respeito a vencedora, ouvi todo o público gritando em uníssono "Virgínia", quando o apresentador perguntava quem era a vencedora. Embora tenha tirado o 3º lugar em Pernambuco, ficou a frente da miss Pernambuco como miss Paraíba no miss Brasil...pergunto, quem eram os jurados melhores preparados para analisar a qualidade da mulher mais bela do Brasil, de sua beleza a sua inteligencia? os que estavam glamourosamente convidados por fazerem parte da sociedade Pernambucana, ou os que estavam preparados para enviar a mulher mais bela para representar o nosso país no miss universo? Parabéns Virgínia, você também representou Pernambuco aonde foi produzida e tem o nosso Made in!

Alexandre disse...

Essa Miss é a modelo Jose que saiu na revista Ele Ela de 1985 ?

DASLAN MELO LIMA disse...

RECADO PARA ALEXANDRE
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Não. A Jose (Josélia Sobrinho), que posou para a revista Ele Ela em 1985, foi eleita Miss Paraíba 1983, dois anos depois de Virginia Helena.

Grato pela visita ao blog PASSARELA CULTURAL.

Daslan Melo Lima

Anônimo disse...

Olá.Quem era o fotógrafo oficial do concurso?

Anônimo disse...

Fiquei em 4º lugar;mas nunca tive nenhuma foto publicada;
Gostaria de ter o contato do fotógrafo oficial do concurso. Contato por fone ou email. Assim poderei ter algo como recordação.Meu contato: maarcyasylvaa@gmail.com. obrigado