*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 21 de março de 2015

TIMBAÚBA, AS DUAS FACES DE UM DIA CINZA

        
      
        Timbaúba amanheceu nublada e cinza no dia de ontem, sexta-feira, 20, deliciosamente cinza e nublada. Reza uma lenda nordestina que, se chover no dia de São José, o inverno será generoso. O dia dele foi anteontem, até meia-noite, teoricamente, pois o calendário de Deus é diferente e algumas horas a mais ou a menos são meros detalhes. Acordei e fiquei em estado de graça, pela chuva, pelo som dos pingos d’água, pelo cheiro de terra molhada e pela sensação d'alma lavada.  

      Horas depois, as mesmas nuvens cinzas passaram a combinar com a tristeza de uma cidade inteira: vítimas de acidente de carro entre Aliança e Vicência, morreram  Dr. Milton Cândido e sua filha Rosane Cândido Ferreira, que estava grávida de três meses, além da Dra. Érica Andrade Negromonte de Oliveira.

         O acidente envolveu três veículos na rodovia BR-408, próximo ao Engenho Cueiras, em Aliança.  O Renault Duster, placa PGQ-6179/Recife-PE, cor preto, que vinha para Timbaúba, conduzido por Érica (42 anos de idade), colidiu com um Astra, cor verde, placa MDI-4832/Timbaúba/PE, dirigido por Paulo Eduardo de Souza, que ia para o Recife. Paulo desviou, mas o veículo de Érica chocou-se de frente com o Celta cinza, placa PEM-3753/Timbaúba-PE, que vinha atrás de Paulo e era conduzido pelo Dr. Milton Cândido (63 anos), que faleceu na hora, assim como sua filha  Rosane (26 anos). Selma (59 anos), esposa de Dr. Milton, e uma neta de 10 anos, sofreram ferimentos e foram levadas para o Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata, enquanto Érica foi socorrida pelo SAMU e levada em estado grave para  a capital, onde morreu. O Dr. Milton Cândido, médico, humanista, participante ativo da FET-Fraternidade Espírita de Timbaúba, era uma personalidade estimadíssima na cidade. Érica, dentista, morava no Recife e atendia clientes duas vezes por semana no consultório do Dr. Jefferson Leal, no bairro de Três Cocos. 


"O melhor está na vida, na transformação, nas coisas do coração!" . Frase de Érica Negromonte postada há dois anos no seu Facebook. 
       Timbaúba está de luto. A  Princesa Serrana chora, copiosamente chora, enquanto o outono assumiu o lugar do verão para dar lições de que a vida continua, independente dos ciclos das estações.  
----------
Por Daslan Melo Lima
Crédito das imagens: Paisagem de Timbaúba (Carlos Carlão) - As demais: Facebook. 
----------
*****

4 comentários:

Anônimo disse...

Milton Candido "nosso irmão e guia, que foi luz e caminho, energia e serenidade, firmeza e prudência, viverá encantado, no botão da rosa, na flor da laranjeira, vivenciado a ressureição por sua obra, sua humildade, seu exemplo, sua coragem e seu amor obstinado e incontido pelos menos favorecidos"

Erica, parece que foi ontem que brincávamos juntas no terraço de tua casa... e Margarida dizia: parem de correr, vão acabar caindo... seu avô apertava as tuas bochechas e dizia: "menina danadaaaaa", teus cabelos eram negros da cor de ônix, tua pele alva... depois, nos reencontramos como medica e paciente . . . ai, você foi a minha "Tia Erica". SAUDADE

Ana Lygia

tranquelino disse...

Foi uma fatalidade que poderia ter tido outro destino se a Dra. Erica não tivesse desviado para lado esquerdo e sim lado direito. Ela poderia ter acidentado o motoqueiro, mas teria evitado a sua morte e de mais 3 vidas. Eu já passei por uma decisão dessa em 1991, onde tive que atropelar uma pessoa que atravessou correndo, na hora não freie e nem desviei meu carro pois estava a mais de 100 km/k. Se tivesse freado ou desviado poderia ter capotado e matado minha família. Graças a Deus não houve morte, apenas escoriação do rapaz que provocou o acidente.

tranquelino disse...

Dr. Milton Candido tinha o apelido de "Bombinha" por ser parecido com o comediante José Santa Cruz que interpretava esse personagem na TV.

Unknown disse...

Sr. Tranquelino, não se pode saber o que faremos numa situação como essa que o senhor supôs. Julgar assim é egoismo. Agir pra proteger é divino, embora tenha errado na escolha. Se me permite: o erro dos outros é mais fácil de perceber e apontar! Mais de 100 km/h? Nesse caso eu diria que a culpa foi somente sua. Graças a Deus que deu tudo certo. Mas dá próxima vez que estiver com sua família no carro, seja prudente pra que não se veja obrigado a escolher entre sua família e uma outra vida. Que Deus nos abençoe.