a *****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ EM PASSARELA CULTURAL, a sua revista on-line semanal, fundada em 02/07/2004. ***** Esta é a edição nº 624, referente ao período de 18 a 24 de junho de 2017. ***** Editor: Daslan Melo Lima ***** Timbaúba, Pernambuco, Brasil ***** Telefones: (81) 99612.0904 (Tim) e (81) 99277.3630 (Claro) ***** WhatsApp: +55 81 99612.0904 ***** E-mail: daslan@terra.com.br

sábado, 25 de abril de 2015

SESSÃO NOSTALGIA - Por onde anda você, Ana Maria Guimarães, Miss Pernambuco 1988?

Daslan Melo Lima

         Cheguei cedo ao Clube Português do Recife naquela noite de 11 de março de 1989. Algo me dizia que seria por aquele portão que passaria uma deusa de ébano, Ana Maria Guimarães, que no ano anterior, no Clube Internacional do Recife, representando o Clube Rodoviário,  tinha sido eleita Miss Pernambuco 1988. O concurso Miss Pernambuco 1989 estava agendado para as 21 horas, mas duas horas antes eu já estava ali, com papel e caneta na mão, para pedir um autógrafo a Ana Maria Guimarães.

Jornal do Commercio, Recife, 27/03/1988

        E eis que de repente ela chega. Alta, elegante, linda, majestosa... Timidamente, estendi caneta e papel e lhe pedi um autógrafo. Ana perguntou meu nome, assinou, e abriu um sorriso encantador. Um momento real com sabor de sonho, inesquecível, instante perfeito para um selfie, caso existisse naquela época instrumentos que permitissem clicar um autorretrato ao lado de uma celebridade.  


        Quando o assunto é Miss Pernambuco, seu nome é citado com muito orgulho.  Comenta-se que a mãe de  Vanessa Blumenfeld Magalhães Victal, Miss Bahia, teria dito que só uma jovem poderia tirar o título de Miss Brasil 1988 de sua filha: Ana Maria Guimarães. Vanessa, no entanto, foi a segunda colocada, enquanto Ana ficou apenas entre as 12 semifinalistas. O título máximo da beleza brasileira acabou nas mãos de Isabel Cristina Beduschi, Miss Santa Catarina.
 
Jornal do Commercio, Recife, 05/06/1990, coluna de Alex

      Por onde anda Ana Maria Guimarães?   “Mora em Natal, Rio Grande do Norte, é psicóloga, está casada e prefere manter-se longe da mídia”, diz a maioria dos seus admiradores.  
        Por onde anda você, Ana Maria Guimarães, Miss Pernambuco 1988? 
       Responda por onde anda, pelo menos em segredo, para o jovem daquela noite de março de um tempo que se foi. Um sonhador que guarda  os recortes de jornais sobre você há 27 anos,  relíquias em preto e branco que estão ficando amareladas pelo tempo.  Juro que farei o possível para não espalhar nosso segredo ao vento.

*****

____
A SESSÃO NOSTALGIA de 08/11/2008, dedicada ao Miss Pernambuco 1988, poderá ser conferida neste link


5 comentários:

Anônimo disse...

Muito linda esta Miss PE, eleita no ano em que o Brasil celebrava o centenário da abolição da escravidão.
Sempre ouvi elogios a Ana Maria Guimarães.
Felizardo vc, amado Daslan, que conheceu pessoalmente uma verdadeira deusa.

C.Rocha de Floripa

Anônimo disse...

Daslan,

eu também gostaria de saber por onde anda Ana Maria Guimarães. Porque sou seu fã. Aliás, fui seu descobridor para o concurso daquele ano, ao ser apresentado a ela por Dôra Passos, secretária do empresário Assis Farinha, proprietário da Loja Ele Ela Moda, uma das patrocinadoras do Miss Pernambuco, do qual coordenei ao lado dos jornalistas Fernando Machado e Alex.
Aproveito a audiência do seu blog para mandar "Aquele Abraço" à Aninha.
Muciolo Ferreira - do Recife

Anônimo disse...

Parabéns, Muciolo Ferreira por ter descoberto a deusa Ana Maria Guimarães.
Torci por Vanessa, Miss Bahia de 1988, mas no fundo eu acgava que poderia dar Ana , Miss PE.

Claudio S,Jaboatão dos Guararapes-PE

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber mais sobre ela e sobre as condições q ela enfrentou até chegar ao título, pois ela é a minha personagem escolhida para falar em um trabalho sobre a mulher negra em PE. Se vc pudesse me ajudar com isso eu agradeceria. Não há muitas informaçoes sobre isso.

DASLAN MELO LIMA disse...

Resposta para o comentário de "Anônimo", de 16 de novembro de 2016: FAÇA CONTATO COMIGO ATRAVÉS DO E-MAIL daslan@terra.com.br