*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 29 de julho de 2017

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Treinamento Funcional, corpo e mente num divisor de águas

>>>>> Adeptos da atividade física mostraram ótima disposição num arraial

              Já faz tempo que a palavra Treinamento Funcional desperta muita curiosidade. Há anos que é praticado em outros países e no Brasil vem ganhando milhares de adeptos. Trata-se de um dos melhores métodos de treinamento para se chegar à qualidade muscular, pois possibilita centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade, utilizando poucos materiais. 


          O professor Theo Henrique, que coordena no horário noturno, na AABB, uma turma feminina e outra masculina, afirma que o TF, Treinamento Funcional, deve respeitar e ser prescrito levando em consideração os movimentos naturais que o corpo foi projetado: agachar, empurrar, girar, pular e correr. Os movimentos executados, devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Os equipamentos devem ser livres, como: halteres, cordas, barras, bolas, fitas, cabos... O treinando melhora a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, aperfeiçoando a “definição’’ do corpo, otimizando seu desempenho para as tarefas que está treinando e reduzindo lesões degenerativas e dores. Como exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, a base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo. Seja qualquer idade, sexo, peso, todos podem treinar funcionalmente.


      Faz três anos que sou adepto de Treinamento Funcional. Faço questão de afirmar o seguinte: o que mais me emociona no TF são aqueles movimentos que remetem às brincadeiras de criança. Para quem pulou etapas na infância e adolescência, o TF é uma verdadeira terapia.  A interação com a turma aumentou o meu horizonte de amigos leais, por isso eu estava no arraial do TF, administrando velhas emoções inacabadas.

*****
Outras imagens do Arraial do TF serão postadas durante o transcorrer da semana.

Nenhum comentário: