*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 6 de outubro de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Dr. Gilberto de Sousa: “Agradeço a Deus por ser Juiz nesta existência”


>>>>> O grande homenageado do 10º Baile dos Casais considera Timbaúba o seu berço pernambucano.



       A Loja Maçônica Obreiros do Norte nº 7, de Timbaúba, PE, filiada ao GOEPE, Grande Oriente do Estado de Pernambuco, anualmente homenageia uma personalidade de destaque em nosso meio social.  Este ano, o escolhido, por unanimidade dos maçons, foi o Dr. José Gilberto de Sousa. Juiz de Direito Titular da 1ª Vara da Comarca de Timbaúba, ele recebeu o Diploma e a Medalha José Guedes Peixoto de Honra ao Mérito das mãos de Guilherme Queiroz, Grão Mestre do GOEPE, durante a realização do 10º Baile dos Casais, realizado no dia 22 de setembro. A festa, que registrou a presença honrosa de José Antônio, venerável da Loja Tradição Escocesa, e de vários irmãos de outras potencias, teve como atrações musicais Geo Moura e a Orquestra Som das Acácias, pratas da casa. 

            Em seu discurso de apresentação do homenageado, o Dr. Marcos Antonio Vasconcelos, maçom, Promotor de Justiça aposentado e Advogado militante, assim se pronunciou:   


           
          Dr. Gilberto, como é mais conhecido, é o filho mais novo de uma família de nove irmãos sertanejos. Nasceu em 16 de setembro de 1961, na cidade de Monteiro, Paraíba. É casado com Valéria Cesarino de Sousa e tem três filhos: Flávia, Davi e Fernanda. Estudou em escola pública, tanto em Monteiro quanto em João Pessoa, para onde se transferiu adolescente, pois pretendia estudar e no interior era impossível. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1986, e tem Pós-graduação pela Escola Superior da Magistratura. Em seu currículo constam, além de  mais de uma dezena  de cursos diversos, várias aprovações em concursos públicos, tais como: Técnico Judiciário Federal, Delegado de Polícia da Paraíba, Juiz de Direito Substituto no Rio Grande do Norte e finalmente, em 1994, aprovação para Juiz de Direito em Pernambuco. 
     Como Delegado de Polícia, atuou em quase todas as delegacias especializadas de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. Iniciou suas atividades na Magistratura em 1994, na cidade de Garanhuns, como Juiz Substituto, tendo ocupado a Primeira Vara Cível, a Vara Criminal e a Vara da Fazenda Pública, tendo sido o primeiro Coordenador do Juizado Especial e, também, o Diretor de Fórum daquela Comarca. Exerceu funções cumulativas nas comarcas de Palmeirina, Águas Belas, Saloá, São João e Quipapá.  Em 1999, foi promovido para esta comarca de Timbaúba, como titular da 1ª Vara  e Diretor do Fórum, cargo que exerceu até 2015, quando foi removido por antiguidade para a Vara Criminal da Comarca de Goiana, onde ficou até o ano de 2017. Neste ano de 2017, teve a oportunidade de ser removido até para a capital,  mas preferiu retornar à Timbaúba, cidade que escolheu como sua segunda terra mãe. 
         Durante todo o primeiro período de sua estada nesta comarca, e até os dias de hoje, Dr. Gilberto se destacou pela fidalguia com que trata todas as pessoas que o procuram. Atenção, dedicação e trato com dignidade, independentemente de quem quer que seja,  são as características e o traço marcante da personalidade de Dr. Gilberto. Ao retornar para Timbaúba, Dr. Gilberto foi recebido com alegria e festa, pois a comunidade timbaubense sabia que estava retornando a esta comarca um Juiz com "J" maiúsculo, capaz, enérgico quando é preciso, conciliador, amigo e orientador, sempre a postos para atender a tantos quando o procuram ou dele necessitam.
       Por tudo isso é que a Maçonaria, através da Loja Maçônica Obreiros do Norte de Timbaúba, resolveu homenageá-lo com a Medalha José Guedes Peixoto e com o titulo de Honra ao Mérito, incluindo-o na galeria de personalidades ilustres homenageadas que o antecederam, reconhecendo os inestimáveis e relevantes serviços prestados à população de Timbaúba. 
     Parabéns, Dr. Gilberto. Nós, que fazemos a Maçonaria em Timbaúba, sentimo-nos honrados em prestar-lhe esta singela homenagem..
 ----------

Dr. Gilberto atravessando o salão de festas em direção ao palco. 
----------

        Em seu discurso de agradecimento, o Dr. Gilberto assim se manifestou:  
     Senhores e senhoras aqui presentes. Timbaubenses que aqui não puderam estar. Senhoras e Senhores de outras naturalidades. Noite clara e céu azul iluminam nossa festa! Peço licença a todos para saudá-los e abraçá-los, um a um, invocando o nome do poeta Jader de Andrade, do teatrólogo Luiz Marinho Falcão Filho, do Dr. João Ferreira Lima, todos eles filhos ilustres de Timbaúba que outrora tanto abrilhantaram a Loja Maçônica Obreiros do Norte n° 07, potencializada pelo Grande Oriente de Pernambuco.
        Dos títulos gratuitos ou meramente políticos sempre me esquivei. Nas terras do Leão do Norte mais de um me foram ofertados. Me esquivei porque não via em mim nenhuma contrapartida. Depois de 17 anos como Juiz de Direito na terra de Jader de Andrade, os maçons daqui, por unanimidade, segundo fui informado, me escolheram e presentearam com tão carinhoso gesto. Certamente viram em mim um outro ato e entenderam que eu merecia ser agraciado. À unanimidade ninguém resiste! E eu não resisti! Tanto que aqui estou recebendo essa honraria difícil de ser concedida para um modesto juiz interiorano, juntamente com Valéria, Flávia e Bruno, Davi, Fernanda, e com Josirene e meu irmão Eugênio, que fez um esforço hercúleo para aqui está. 
   Sinto-me profundamente honrado e distinguido por está sendo homenageado pelas pessoas de bem desta terra e vejo que há  alguma legitimidade neste ato porque, em um rápido lance de vista, reconheço a presença do melhor do segmento empresarial, político, advocatício, etc. 
        Agradeço a Deus por ser Juiz nesta existência, e também por sê-lo aqui, em Timbaúba, cidade que considero como sendo "o meu berço pernambucano", meu pedaço de pernambucanidade, sim! E tanto isso é verdade que fui embora "e voltei porque foi a saudade que me trouxe pelo braço."
        No foro, faço questão de atender a todos, sejam advogados ou não,  novos e antigos, ricos e pobres. pretos e brancos. No âmbito do meu trabalho não permito que a Pátria, nossa querida "mãe gentil", seja de qualquer modo dividida. Afinal, somos todos brasileiros, um só povo, uma só gente.  
        Por sentimento de justiça, alongo esta fala para dizer que meu trabalho não teria sido possível sem a existência de pessoas como Zé do Carmo, Chico, Salvandro e, mais recentemente, Carlos, Juliana e Cristiane. 
       Por último, quero dizer que a emoção está transbordando minha alma e que meus agradecimentos não cabem neste recinto. Em especial, agradeço aos Obreiros do Norte nº 07, na pessoa do Dr. Marcos Vasconcelos, Promotor de Justiça aposentado e Advogado militante. 
       Muito ainda teria para dizer e agradecer, mas a noite é de festa e eu lhes pergunto: “nós viemos aqui para beber ou pra conversar? ”


Dr. Gilberto e sua esposa Valéria Cesarino de Sousa
----------

Crédito das imagens Dr. Gilberto com diploma e medalha: (DML/Passarela Cultural). Demais fotos: Facebook/Jefferson Leal
----------
  • Esta matéria, de forma resumida, foi postada na página de Comportamento da revista TIMBAÚBA EM FOCO, edição de setembro/2018. 

----------


Para recordar a despedida do Dr. Gilberto de Sousa há três anos, quando foi removido por antiguidade para a Vara Criminal da Comarca de Goiana, clique:

*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Homenagem mais do que justa: justíssima!
Dr. Gilberto de Sousa, um gentleman, um humanista.
Nota dez!

João S.Lins
João Pessoa-PB