*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 31 de março de 2019

Como está verde meu vale



A minha rua termina onde começa uma paisagem exibindo uma casa simples e algumas das serras que circundam a cidade. 

           O verde exuberante, sob nuvens ora claras, ora cinzas, parece agradecer a Deus as chuvas de março de São José e das águas fechando o verão.
      Fecho os olhos e dou minhas mãos a anjos invisíveis que evocam lembranças de um filme de John Ford, "Como era verde meu vale", ganhador de várias estatuetas do Oscar, baseado no livro homônimo de Richard Llewellyn.
     A minha rua termina onde a natureza generosa parece perdoar, momentaneamente, as agressões sofridas. Meu vale não é verde. Meu vale está verde.
_____
Daslan Melo Lima

Timbaúba, Pernambuco, 30/03/2019
----------

Civilidade


Enquanto a chuva lá fora cai, observo o carinho existente entre minha gata "Miss Terra", 6 anos, e o meu cachorro "Nikita", 8 meses de idade. Ela vira o rosto para receber um beijo e ele se estende para beijá-la longamente. 

         Apesar das diferenças, ele e ela se respeitam. Vale a pena refletir ao chamarmos alguém de "animal". Educada, "Miss Terra" jamais deixaria de "falar" com "Nikita" por alguma divergência qualquer, e vice-versa. Um exemplo de civilidade.
      Enquanto a chuva lá fora cai, minh'alma se banha do carinho que transborda entre minha gata e meu cachorro.
________
Aos amigos e amigas que ainda tratam "Nikita" como "menina" (risos) lembro que, apesar de soar feminino em nossa cultura, Nikita é um nome masculino russo.
Daslan Melo Lima
No terraço da minha casa. Timbaúba, Pernambuco, 26/03/2019
---------
----------

Este lixo é meu



Tentei descartar dezenas de filmes em fitas VHS. Não tive coragem, embora sabendo que posso adquirir todos eles em dvd ou assisti-los pela internet.
      Mesmo assim, coloquei alguns numa caixa para o carro de coleta de lixo recolher. Fiquei observando o meu cachorro dar voltas pelo volume. Imaginei que estava captando cenas de filmes inesquecíveis. Deve ter pensado: "Como ele tem ousadia de se desfazer disto?" 
      Na hora em que o carro ia passando, um gari pediu a caixa. Agradeci e disse: "Não estou preparado para me livrar de pérolas como Adios Gringo e Adeus Meninos." Sem entender nada do que falei, lá se foi ele apanhar outros lixos da vizinhança.
_______
Daslan Melo Lima 
Timbaúba, Pernambuco, 25/03/2019

----------


Nenhum comentário: