*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 24 de março de 2019

DE TIMBAÚBA PARA O MUINDO - De olho no dia a dia


PASSAGEM EM MARÇO


No Carnaval do ano passado, ele chegou na praça com seu porte altivo e sereno, trazendo na cabeça um arranjo verde e amarelo. Pedi para fotografá-lo sem saber que seria a primeira e última foto que faria do senhor Plácido Alexandre de Albuquerque, um dos moradores mais antigos do meu bairro.

          Há meses acometido de uma enfermidade grave, ele não teve ânimo para apreciar o carnaval deste ano. "Seu" Placinho partiu para a Grande Viagem na madrugada deste sábado de março de São José e das águas fechando o verão. 

          Para minhas amigas Patricia, Paula, Polyne e Pollyana, frutos do amor incondicional da inesquecivel Iraci por Plácido, os meus sentimentos e a certeza de que a existência segue e se renova envolta nos mistérios da vida e da morte. 

______

Daslan Melo Lima, março de São José, em Timbaubinha, Timbaúba, Pernambuco, 23/03/2019.

----------

DILEMA LUNAR


Não sei se a Lua deseja descer para cheirar as flores ou se as flores desejam subir para abraçar a Lua. Talvez a Lua esteja cansada de desfilar solitária, soberana, majestosa e nua. Talvez as flores estejam cansadas de serem usadas para enfeitar a vida e a morte. 
----------
Daslan Melo Lima, após pausa para fotografar a Lua na Rua Zulmira de A. Borba, bairro de Timbaubinha, Timbaúba, Pernambuco, 20/03/2019.
----------

C'EST LA VIE





Ontem à tarde, acompanhei o cortejo fúnebre de dona Marina, 90 anos de idade, mãe do meu amigo Severino Joaquim, à esquerda. Nesta noite de sábado, no Imperial Buffet, em Itabaiana, Paraíba, encontrei Joaquim na festinha de aniversário de um ano de vida de Maria Laura, filha do nosso amigo Márcio Apolinário, à direita.

          Um amigo e sua dose de melancolia, diante da Grande Viagem de um ser amado que foi cumprir uma nova missão em outra dimensão. Um outro amigo com sua dose de alegria, diante de um ser amado com uma estrada ainda a percorrer. 

        Vem na minha mente uma expressão famosa que gosto muito: "C'est la vie." Assim é a vida, dizem os franceses. 

--------------
Daslan Melo Lima, meditando sobre os mistérios da vida e da morte, em Timbaúba, Pernambuco, 16/03/2019.
---------------

E POR FALAR EM CULTURA



Após a solenidade de posse da diretoria da subseccional da OAB-PE em Timbaúba, pausa para uma foto. Eu (presidente da Comissão de Cultura), Antônio Apolinário (presidente da subseccional) e Jefferson Leal, ( vice-presidente da Funjader, Fundação Jader de Andrade).

       O assunto é complicado, quando se fala em cultura neste planeta conturbado, pois o Ser, na maioria das vezes, é relegado a segundo plano, em nome do Ter.

     Uma citação de Wiil Durant (1885-1981) filósofo, historiador e escritor estadunidense, permanece atemporal: "Os homens estão mil vezes mais preocupados em ficarem ricos do que adquirirem cultura, embora seja inteiramente certo que aquilo que um homem é contribui mais para sua felicidade do que aquilo que ele tem."
----------
Daslan Melo Lima, na Câmara Municipal de Vereadores de Timbaúba, PE, 13/03/2019.

---------------


ADEUS, "EMBAIXADOR DO SENEGAL" 



O ano era 1995. Eu trabalhava na agência do BNB, Banco do Nordeste do Brasil, e, na condição de Agente de Desenvolvimento da instituição, acompanhava uma delegação da ONU que tinha vindo de New York para conhecer algumas ações do banco e do PNUD, Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, na região. 
          Ao chegarmos no palanque de um evento, algumas personalidades já estavam nos aguardando. Entre elas, José Francelino da Silva, o Zezinho Muá, cliente do banco, que lidava com um "brechó", pequena fábrica de calçados.
         Eu estava acostumado a ver Zezinho vestido de forma informal e soltando sua risada generosa, espontânea e contagiante. Mas ali ele parecia outro, formal e sério. Não o reconheci de imediato. Pensei que se tratava de uma autoridade africana que tinha vindo com a comitiva. Quem sabe se não seria o embaixador do Senegal. Minutos depois, vi que se tratava de Zezinho Muá.
         Depois disso, e pelos anos que se seguiram, eu recordava a cena todas as vezes que me encontrava com ele, provocando gargalhadas por parte do "embaixador."
        Zezinho, que gostava de cumprimentar as pessoas com a saudação "Criatura de Jesus" / "Zezinho Muá, na terra, no céu, no ar",  partiu para a Grande Viagem na manhã deste domingo, deixando a cidade consternada. Um desastre de moto apagou o riso do homem bom, simples e otimista, que estaria completando 77 anos de idade amanhã, dia 11. Com certeza, algum dos mundos fantásticos do Pai, para onde ele foi cumprir uma nova missão, estava precisando muito da risada generosa de Zezinho Muá.
----------
Daslan Melo Lima, no segundo domingo de março/2019, em Timbaúba, Pernambuco, 10/03/2019

*****

Nenhum comentário: