*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 28 de abril de 2019

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Carmen Melo, cordelista: “felicidade não se compra”





>>>>> Radicada em Timbaúba há 52 anos, a autora de mais de uma dezena de cordéis revela curiosidades da sua vida

      Carmen Gonçalves de Oliveira Melo nasceu em 22/09/1950, no Sítio Uruçu, em Macaparana, PE. Seus pais, Severino e Narcisa, tiveram 12 filhos. Carmen era a filha número seis. Chegou em Timbaúba aos 17 anos, a fim de trabalhar na casa de Rosil e Jacyra Marinho Falcão, onde cuidou de Bertha, filha do casal, hoje fisioterapeuta no Recife, esposa do pneumologista José Ângelo Rizzo. Vivi na casa de D. Jacyra como se fosse parente da família. Visitava meus pais esporadicamente. Estudei na Escola Municipal Dr. Antônio Cavalcanti (Ginásio Municipal) e me formei em Contabilidade no Colégio Timbaubense. Amo minha origem macaparanense, mas sou timbaubense de coração, declara emocionada.

Pingue-pongue com Carmen Melo
Uma personalidade timbaubense que a história guardou: Dr. João Ferreira Lima Filho 
Uma saudade: As noites marianas do Sítio Uruçu 
Um cordelista: Cleydson Monteiro 
Uma festa: Carnaval 
Um sonho de consumo: Conhecer o Rio de Janeiro 
Uma canção: A marchinha “Bandeira Branca” e todas as músicas românticas de Roberto Carlos 
Santos de devoção: N.S.da Conceição e São Miguel Arcanjo 
Um livro: O Diário de Santa Faustina 
O que a vida lhe ensinou: Amar e respeitar o próximo. 
Viver é ... Ver a família reunida e feliz 
Morrer é... Uma passagem para outra dimensão 
O que o dinheiro compra: Fazer viagens com a família 
O que o dinheiro não compra: A felicidade, pois esta é uma conquista.

      Funcionária pública estadual aposentada, católica ativa, integrante da Pastoral Litúrgica, Carmen conta quando começou a escrever seus folhetos: “Meu dom poético se manifestou aos 8 anos de idade, quando inventava músicas para cantar nas horas de lazer com as amigas. Despertei para o cordel em 2009, quando trabalhava na Escola Professor José Mendes da Silva, incentivada pela professora Maria de Fátima Ferreira, a Fafá, que conduzia o projeto “Nutrindo Vidas com Sonhos”. Meu primeiro cordel foi “A Triste Vida e Morte de Lampião”, depois vieram “O São João do Nordeste”, que disputou um prêmio estadual, “Luiz Marinho  Falcão Filho”, “Banda Primeiro de Novembro”, “Dom Helder, o Dom do Amor” e outros dez.”
     Em seu currículo ainda consta um trabalho na antologia “Expresssões da Mata Norte”, organizada por José Olivá Apolinário, 2015, e a Comenda Isnar Cabral de Moura, como uma das mulheres do ano de 2018, outorgada pela Funjader, Fundação Jader de Andrade. Casada com Jorge José de Melo, aposentado do SESI, tem dois filhos: Jorge José de Melo JR (contabilista)  e Camila Gonçalves de Oliveira Melo (professora). Tranquila e sorrindo, faz questão de citar que é avó de Pedro e Felipe, filhos de Jorge JR e Karol Nascimento.    

----------
Matéria publicada na revista TIMBAÚBA EM FOCO,
março/2019, Edição 95
*****


Nenhum comentário: