*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 15 de junho de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Ivone Preussler, Top 3 no Miss Brasília 1959, Musa da Seleção Brasileira de Futebol 1962

Daslan Melo Lima



 Manchete Esportiva - Ano IV - Número 185 - Junho 1959
----------

          Uma jovem de 17 anos de idade chamada Ivone Preussler, gaúcha de Caxias do Sul, descendente de alemães e austríacos, escreveu um dia uma carta solicitando emprego à empresa de aviação Panair do Brasil. Ela tinha visto um anúncio num jornal e queria conhecer o mundo. A resposta foi dada em 1958, um ano depois. Após ter sido selecionada para trabalhar como aeromoça, Ivone passou a morar no Rio de Janeiro, na época Distrito Federal.   
         Em 1959, candidatou-se ao Miss Distrito Federal representando a Associação Atlética Tijuca. No mesmo ano, antes da realização do Miss Distrito Federal, disputou o primeiro concurso de Miss Brasília, conquistando o terceiro lugar. A futura capital do país só seria inaugurada no ano seguinte, mas enviou sua representante ao Miss Brasil: a carioca Marta Garcia
----------
   Ivone Preussler,
segunda edição de Marta Rocha 


Há quem diga, de Ivone Preussler: "é uma segunda edição de Marta Rocha". Mas quem vê passar a imagem, inesquecível de Ivone Preussler, fala com a menina, mergulha no abismo azul dos seus olhos, há de escutar, na mais doce e maior perplexidade: "Não seria Marta Rocha uma segunda edição de Ivone Preussler?"
Com os seus 1,68 de altura; 90 de busto; 48 de cintura; 95 de quadris; 56 de coxa e 21 de tornozelo, a lourinha representante de Associação Atlética Tijuca é miss por vocação. E creiam: poucas conseguem ser tão miss como Ivone, tão absurdamente linda! Dir-se-ia uma predestinação; Ivone traz, do berço, os dons de corpo e de espírito que compõem uma verdadeira miss. É miss por destino e muito dificilmente deixaria de ser Miss Distrito Federal. 
(Alô, Zona Norte, coluna de Carlos Renato. Revista Manchete Esportiva - Ano IV -  Número 185 - Segunda quinzena - Junho de 1959).
----------
Ivone Preussler,
Top 3 no Miss Brasília 1959

TOP 3 DO MISS BRASÍLIA 1959 - Brasília, Palace Hotel, 23/05/1959.  Eram quatro goianas, duas amazonenses, três fluminenses, quatro cariocas, uma baiana, uma gaúcha e outra sergipanaAo centro,  Marta Garcia, Miss Brasília 1959, natural do Rio de Janeiro, professora particular de inglês, morena de olhos verdes, 1,70 de altura, 20 anos, praticante de vôlei e ballet; à esquerda, Marcli Rosseti dos Guimarães, segunda colocada, 1,60 de altura, professora de francês, morena de cabelos longos. Ela e Marta Garcia tinham disputado o Miss Clube Militar, no Rio de Janeiro, ocasião onde Marcli foi a primeira colocada e Marta a segunda. Marcli ficou em quinto lugar no Miss Distrito Federal. À direita, Ivone Preussler, terceiro lugar, aeromoça, gaúcha de Caxias do Sul. ***** Foto: revista O Cruzeiro.
----------
Ivone Preussler, 
Musa da Seleção Brasileira de Futebol 1962

----------
----------
Ivone Preussler e Mané Garrincha (1933-1983) - Fotos: Arquivo Pessoal
----------

         O título de Musa da Seleção Brasileira de Futebol 1962 foi outorgado pelos próprios jogadores que voaram do Chile, de volta para o Brasil pela Panair, consagrados como bi-campeões do mundo. A empresa  encerrou as atividades em 1965, e Ivone foi trabalhar no Departamento de Saúde Pública da cidade do Rio de Janeiro.  
----------
Foto: Raul Spinassé / Folhapress. Maio/2014

         Casada com o economista Miguel Alves Dias, Ivone Preussler é hoje uma senhora jovial, simpática e feliz que reside em Salvador, Bahia, muito querida por todos, principalmente pelos netos. 
        Continua Miss, para sempre Miss. Como escreveu o jornalista Carlos Renato na Manchete Esportiva daquele setembro de 1959, "dir-se-ia uma predestinação; Ivone traz, do berço, os dons de corpo e de espírito que compõem uma verdadeira miss."

*****


PASSARELA CULTURAL
Edição nº 719, período de 16 a 22 de junho de 2019 
---------------------

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom esse recorte de uma miss que encantou as páginas das revistas e jornais do final dos Anos 50. É sempre bom rever esses personagens das passarelas por onde desfilavam as nossas misses dos Anos de ouro do concurso. Muciolo Ferreira.