*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 10 de junho de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Ana Cláudia Pessoa Romão, Miss Pernambuco Mundo 1990 e Miss Pernambuco Universo 1992

Daslan Melo Lima




          A primeira vez que vi Ana Cláudia Pessoa Romão foi na passarela do Clube Internacional do Recife, na noite de 19 de março de 1988, quando ela representou a empresa Wanderley Cabeleireiros no concurso Miss Pernambuco 1988, tendo se classificado entre as finalistas (Top 10). O evento, no qual saiu vencedora Ana Maria Guimarães, Miss Clube Rodoviário, semifinalista (Top 12) no Miss Brasil 1988,  foi uma realização da empresa Jornal do Commercio, sob a coordenação geral do jornalista e escritor José de Souza Alencar, o Alex (1926-2015), tendo como coordenadores executivos Fernando MachadoMuciolo Ferreira,  Hilda e Xuruca Pacheco
----------
          
Ana Cláudia Pessoa
Miss Pernambuco Mundo 1990


Ana Cláudia Pessoa representou a Caixa Econômica Federal no concurso Miss Pernambuco 1990, o primeiro produzido por Miguel Braga. Naquele ano não houve o Miss Brasil versão Miss Universo. Pela primeira vez, desde 1954, o país não enviou representante. Ana Cláudia representou Pernambuco no Miss Brasil versão Miss Mundo, conquistando o terceiro lugar. O certame foi realizado no dia 22 de setembro de 1990, no Auditório do Centro de Convenções de Brasília, com a participação de 27 candidatas.  


TOP 3 - MISS BRASIL MUNDO 1990 - A vencedora Karla Cristina Kwiatkowski , do Paraná. ladeada por Leila Schuster, do Rio Grande do Sul, segundo lugar, e Ana Cláudia Pessoa, de Pernambuco, terceiro lugar.  ***** Karla Kwiatkowski  tinha sido Miss Simpatia, Melhor Cabelo e semifinalista (Top 12) do Miss Brasil Universo 1988. Leila Schustersegunda colocada no Miss Mundo Brasil 1990, foi indicada Miss Brasil para o Miss Universo 1993, onde foi semifinalista (Top 10). ***** Fotos: revista Manchete.
----------

Ana Cláudia Pessoa
Miss Pernambuco Universo 1992

----------
                            

O estado de Pernambuco foi representado no Miss Brasil Universo 1992 por Ana Cláudia Pessoa,  Miss Pernambuco Mundo 1990. Karine Tavares, representante do Clube Náutico Capibaribe, eleita Miss Pernambuco 1992, foi enviada para o Miss Mundo Brasil e se destacou como finalista (Top 5). 


Wanderley Oliveira, famoso cabeleireiro, proprietário da empresa Wanderley Cabeleireiros, foi o grande incentivador de Ana Cláudia. Ele faleceu no dia 12 de fevereiro deste ano, vítima de problemas de saúde decorrentes de Distrofia Muscular. ***** Recentemente, Ana postou em sua página no Facebook: "Tanta falta você faz meu grande amigo, mais que amigo. Pai de coração, conselheiro nas horas difíceis e profissional na hora de me deixar maravilhosa através do seu trabalho perfeito." ***** Fotos: Acervo de Ana Cláudia.
----------

Ana Cláudia Pessoa
As liços que ficaram

       "Quais lições você retirou desse universo de misses? Qual conselho que fica para as próximas misses pernambucanas?" Essa pergunta foi feita a Ana Cláudia  em julho de 2013, no misspernambuco.blogspot.com  . Eis a sua resposta: 

            Aprendi muito durante os anos que usei a faixa efetivamente. Eu era a Miss Pernambuco Ana Cláudia Pessoa, como já disse antes. Com muito trabalho, personalidade, atitude, consegui transformar este título e trazer o meu nome em primeiro lugar. 
        A mensagem que gostaria de deixar para as Misses é que elas nunca deixem a sua essência mudar, nem deixem que alguém tente mudá-la. Na hora de dizer não digam Não, marquem pela diferença. Foi assim que consegui passar de Miss Pernambuco Ana Cláudia Pessoa para Ana Cláudia Pessoa, Miss Pernambuco. 
        Peço desculpa aos leitores citar sempre esta mudança, mas acho que é de muita importância, pois os concursos passam e as Misses têm que aproveitar o momento para começar a construir a sua estrutura profissional e não só, independente da carreira que irá seguir. 
     É sempre uma grande oportunidade de conhecer pessoas formadoras de opinião de várias áreas, que no futuro poderão ajudar de alguma forma. Foi isso que fiz, e me considero feliz depois de 23 anos que fui eleita ter a minha vida estabilizada.
        Obrigada a todos que fizeram parte deste caminho, obrigada.

----------

        Ana Cláudia Pessoa Romão, ou simplesmente Ana Cláudia Pessoa, morou doze anos em Portugal. Casou, separou-se, tem uma filha, trabalha como micropigmentadora e massoterapeuta e cursa Fisioterapia. Tem orgulho dos títulos de beleza conquistados e adora rever pessoas da época em que brilhava nas passarelas. Bonita, de bem com a vida, alegre, simpática e elegante, chama a atenção em todo lugar onde chega.   


         Estive ao seu lado na comissão julgadora do concurso Miss Brasil Latina 2019, no júri técnico, 20 de maio,  e na noite final, 22 de maio. Quando pedi para tirarmos uma foto, eu disse: "Você é alta e vou ficar baixinho se ficar em pé ao seu lado. Você pode ficar em pé e eu sentado?" Ela riu muito e concordou. Como não amar uma Miss assim? 

                                                   *****

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Daslan, que sessão nostálgica boa de ser lida e relida.

Ana Cláudia Pessoa é uma mulher de muita fibra, energias positivas, de bem com a vida. Adoro reencontrá-la nos eventos e, mais recentemente, na festa de eleição da Miss Brasil Latina 2019.

Ana Cláudia entrou na minha vida e faz parte de minha história desde 1988, quando atuei como um dos coordenadores do Miss Pernambuco, época em que fui contratado pelo Jornal do Commercio para trabalhar no evento e assinava uma coluna diária intitulada "Miss Pernambuco".

Parabéns por homenageá-la no seu blog.

Uma ótima semana.

Muciolo Ferreira

DASLAN MELO LIMA disse...

Grato, Muciolo, por estar sempre interagindo com PASSARELA CULTURAL.
Sou testemunha do carinho reciproco da Ana Miss X Muciolo Jornalista, quando se encontraram no Miss Pernambuco do ano passado e no Miss Brasil Latina deste ano.
Um abraço e dias abençoados.
Daslan

Anônimo disse...

Faz três anos que encontrei Ana Cláudia Pessoa num evento. Estava linda e elegante.
Uma pessoa perto de mim elogiou em voz baixa sua beleza dizendo que ela estava mais bela e segura agora do que nos anos noventa. Com toda sinceridade, tive que concordar.

Maurício Oliveira / Olinda/PE