*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 8 de maio de 2010

SESSÃO NOSTALGIA - Propaganda do Miss Brasil 1985

Daslan Melo Lima


          Houve uma época que se convencionou chamar de era Sílvio Santos, uma fase atípica do Miss Brasil, iniciada em 1981, quando o concurso deixou de ser promovido pelos Diários e Emissoras Associados, e que perdurou até o ano de 1989, quando o famoso apresentador Sílvio Santos desistiu de realizar o Miss Brasil.

          As vozes que criticavam o formato de show de auditório que SS tinha dado ao Miss Brasil se levantaram no primeiro ano, quando surgiu entre as candidatas estaduais a bonita Roseli Gouveia, Miss Sílvio Santos. Entre risos, muita gente se perguntava onde ficava o "Estado de Sílvio Santos". Outro gesto deselegante do apresentador: ele mandava as Misses colocarem uma das mãos dentro do bolso do seu paletó. a fim de que retirassem uma das perguntas que eram feitas às finalistas.


        Mas também tenho boas lembranças da “era SS”. Entre elas, a propaganda do concurso de 1985, publicada na revista Isto é, de 05/06/1985. O anúncio mostrava uma jovem cobrindo o rosto com as mãos. O texto dizia:

A MULHER MAIS BONITA DO BRASIL

Poucas vezes a vida real se parece com uma novela. Deixando pieguices, feminismos e elitismo de lado, ninguém vive sem sonhar.
Sem dúvida, o concurso Miss Brasl é emocionante. Compara obras de Deus e eleger uma delas como a mais perfeita de todas, sem dúvida nenhuma, é uma emocionante responsabilidade tanto para a eleita como para os eleitores.
Não?
Imagine-se uma mulher bonita porém comum, anônima. E veja-se de repente com um superlativo na frente do seu nome: a mais.
Se você não vibra com esta simples e fantástica história que vai acontecer no seu vídeo, não ligue na TVS dia 8 às 21:30h.
Nessa hora haverá a transmissão ao vivo, direto do Anhembi, do Concurso Miss Brasil.
Não é novela. É a vida real, espontânea, ao vivo.
Ligue lá. Mesmo que você não se emocione com esse tipo de história, você vai ficar muito bem informado sobre quem é a mulher mais bonita do Brasil.
Miss Brasil 85 – TVS
Dia 8 de junho.
21:30h, na TVS.


              Vinte e cinco anos depois, a vida real continua se parecendo com uma novela. E muita gente ainda se emociona com este tipo de história, inclusive eu.

*****

3 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Muciolo Ferreira, via e-mail
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Daslan,

a chamada Era Sílvio Santos, de 1981 a 1989, quando o SBT promoveu o Miss Brasil, foi uma das piores épocas. Sílvio Santos acabou reduzindo a um cafona programa de auditório o que era uma atração nacional e o maior Ibope da televisão brasileira, superado apenas pelos jogos da seleção brasileira de futebol, até meados dos anos 70.

Mas temos que reconhecer que teve seu lado positivo ao eleger algumas misses que entraram para a história, a exemplo de Adriana Alves de Oliveira, Márcia Gabriele, Celice Marques e Deise Nunes, todas classificadas entre as 12 finalistas do Miss Universo nos seus respectivos anos.

No âmbito de Pernambuco, tivemos Simone Duque, 3ª colocada em 1982, e Suzy Rego, vice-Miss Brasil em 1984. E ainda tivemos Simone Augusto que participou da etapa nacional do Miss Brasil/Mundo, em 1987, também promovido pelo SBT, e representou o país no Miss Mundo, realizado em Londres.

Portanto, se nem tudo foram flores, na Era Sílvio Santos, também não foram só de espinhos.

Uma ótima semana aos leitores do PASSARELA CULTURAL.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Manoel Gomes, Recife-PE, via Orkut
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Penso que o maior problema da era Silvio Santos, foi o mesmo querer transformar o concurso numa espécie de programa de auditório qualquer,inclusive, elegendo representantes de alguns estados.

Quanto a Pernambuco, além das citadas, vale lembrar: Rita de Cássia Spencer Pedrosa, 5º lugar em 1981; a pernambucana Virginia Helena Gomes, representando a Paraíba, 4º lugar em 81. Além da bela Flávia Guimarães, em 1986 (maior pontuação na prévia das semifinalistas) e a belissíma Ana Maria Guimarães, 1988, também semifinalistas, que mereciam a vitória, assim como Suzy Sheila Rego(1984).

P.S.: A garota da foto, acho que é a Miss Brasil 1984, Ana Elisa Flores Cruz, no momento da vitória daquele ano.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Depois te tantos anos me deparo, com essa chamada para o Miss Brasil 1985.
Nem sabia da existencia dela, mas, interessante ver a foto que se leva a pensar quem será a vencedora.
Não acho que foi a pior época do Miss Brasil, estava ali na cara de todo mundo a contagem dos votos, não tinha como manipular nada. Ao contrario de varias maracutais acontecidas em varios anos onde ganhava, quem a organização do Miss Brasil queria. Perdemos varias chances de classificação, com palhaçadas antes e depois de Silvio Santos. Misses dos anos 70 belissimas ficando em 2º lugar, quando deveriam vencer, tanto e que essas mesmas Misses tiveram classificações maravilhosas em seus respectivos concursos internacionais. Onde as vencedoras nem classificação tiveram.
Tambem vale lembrar os anos 2000 onde determinada diretora do Miss Brasil e seus acompanhantes, queimavam as meninas, por puro prazer.
Infelizmente nos dias atuais, está de mal a pior. Se continuar assim, jamais teremos uma Nova Miss Universo.

Roberta M Stoni