*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

SESSÃO NOSTALGIA - ENQUANTO CHOVE LÁ FORA

Daslan Melo Lima  
 
     No nordeste brasileiro, terra do Sol, chove copiosamente nesta noite do quarto sábado de 2011, em Timbaúba, Pernambuco. Uma chuva bem-vinda, a fim de compensar o calor sufocante que imperou durante a semana. Para combinar com a atmosfera do ambiente, estou ouvindo um cd de Tito Madi, onde ele canta “Chove lá Fora”.
 A noite está tão fria / Chove lá fora / E essa saudade enjoada não vai embora / Quisera compreender porque partiste / Quisera que soubesses como estou triste.
     Em mim, uma vontade de ficar “viajando” ao sabor da música, meditando sobre os amores e desamores da minha caminhada, mas preciso redigir a minha Sessão Nostalgia. Aleatoriamente,  abro um dos meus álbuns de recortes sobre concursos de Misses, decidido a evocar um tempo que se foi, enquanto chove lá fora.
SANDRA MATTERA, QUINTO LUGAR NO MISS GUANABARA 1968
Esta é a nova imagem. Sandra Mattera (vinte anos) como ficou depois da mudança a que a submeteu o cabeleireiro Silvinho, seu namorado durante algum tempo. Silvinho ensinou-lhe regras de comportamento, escolheu suas roupas a dedo e criou um novo e sofisticado penteado para ela. (Revista Intervalo, Ano X, nº 492, 1972). 
     Sandra Mattera pertenceu ao quadro de bailarinas (leia-se chacretes) do programa de Abelardo Barbosa, o Chacrinha (1917-1988).
JULIANA REIS, RAINHA DO TURISMO BRASILEIRO, E SIMONE AUGUSTO, MISS BRASIL MUNDO 1987
Juliana Reis, Rainha do Turismo Brasileiro 1987. (Foto: Coluna de João Alberto, Diario de Pernambuco, 27/08/1987). 

Simone Augusto, Miss Pernambuco 1985 e Miss Brasil Mundo 1987. (Foto: Coluna de João Alberto, Diario de Pernambuco, 14/11/1987)
     Juliana Reis, modelo pernambucana, manequim profissional, 19 anos, que também atuava como professora de ginástica,  representou  a Cadeia HP de Hotéis de Pernambuco e conquistou o  titulo de Rainha do Turismo Brasileiro, concurso realizado em Natal-RN. Seu nome chegou a ser  cogitado para disputar  o  Miss Brasil Mundo, mas ela desistiu. Quem terminou indo em seu lugar foi Simone Augusto, Miss Pernambuco 1985, que venceu a disputa e terminou sendo a quarta pernambucana a representar o Brasil no Miss Mundo, em Londres. As outras três foram: Sônia Maria Campos (1958), Dione Oliveira (1959) e Edilene Torreão (1960).
CAROLE JOAN CRAWFORD, MISS MUNDO 1963
Uma jamaicana de 18 anos está com a coroa e o cetro de Miss Mundo: Carole Joan Craworfd cujo nome, certamente, homenageia a antiga estrela de Hollywood, agora com beleza renovada através da xará. Carole Joan Craword enfrentou com bom humor o mau tempo londrino, e a saudade do sol não lhe tirou a vitória. (Foto: Revista Manchete, 23/11/1963)
     Ponto final. Missão cumprida. Posso agora continuar ouvindo Tito Madi  cantar "Chove lá Fora" quantas vezes eu quiser.  Vou “viajar” ao sabor da música, meditando sobre os amores e desamores da minha caminhada, enquanto chove lá fora.
 E a chuva continua / Mais forte ainda / Só Deus pode entender como é infinda / A dor de não saber / Saber lá fora, onde estás, onde estás / Com quem estás agora, agora.
*****

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro essa tua sessão Nostalgia!Lembro bem de Sandra mattera.Quero dizer:você me fez recordar do nome dela.atualmente estou acompanhando as reportagens sobre as chacretes.Em relação às misses eleitas,são bonitas e lembro bem desse concurso Tursimo que era divulgado mais nos meio hoteleiro e de serviços.Abraços, Japão.