*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 19 de fevereiro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Roberto Viana Batista Filho, um orgulho timbaubense

ROBERTO VIANA BATISTA FILHO, UM ORGULHO TIMBAUBENSE 

     Na sexta-feira, 18, a Arcádia do Paço Alfândega foi cenário de uma festa inesquecível: a celebração dos 30 anos do casamento de Roberto Viana Batista Filho e Malu. É bom lembrar que  Roberto é  filho do inesquecível médico-cirurgião timbaubense Roberto Viana Batista e Célia Batista Ferreira Lima, a Celinha Batista (irmã do sempre lembrado  Dr. João Ferreira Lima Filho, o Dr. Joãozito), proprietária das  casas de recepções Arcádia. Malu é filha do ex-Secretário de Estado Cyro de Andrade Lima no segundo governo  de Miguel Arraes de Alencar, prima legítima de Eduardo Campos, Governador de Pernambuco. 

      A decoração do ambiente foi assinada por Bebeth Perman. No cardápio - regionalíssimo -  tinha tapioca, lingüiça, agulha frita, carne de sol, caruru, vatapá, bobó de camarão, quebra-queixo, doces em caldas, nego bom, doce  japonês e bolo de rolo com camadas finíssimas.
 
     Entre as personalidades presentes à festa, destaques para o Governador Eduardo Campos, Fernando Bezera Coelho (Ministro da Integração Nacional),  Aloizio Mercadante (Ministro da Ciência e Tecnologia); Humberto Costa (Senador); Maurício Rands (Deputado Federal); Egídio Ferreira Lima (ex-Deputado Federal Constituinte); Sisino Ferreira Lima (Procurador do Estado) e os ex-Deputados Estaduais Pedro Eurico e José Neves.

Roberto Viana Batista Filho ladeado por Malu e Celinha Batista, durante evento anterior às suas Bodas de Pérola. (Foto:jc.uol)
Tranquelino Ferreira Monteiro, de terno, e Roberto Viana Batista Filho, de camisa branca, elegância em dose dupla na Arcádia do Paço Alfândega.
     Para Tranquelino Ferreira Monteiro, Engenheiro da Chesf, leitor assíduo de PASSARELA CULTURAL, essa festa de casamento foi a mais importante de toda sua vida, pois apesar de toda  pompa do  ambiente a nota maior era a impressionante simplicidade do casal Roberto e Malu. Embora houvesse tantas autoridades, Roberto não esqueceu dos mais humildes, pois estavam lá todos os seus empregados. Para Roberto, eles tinham a mesma importancia das autoridades. Quando Tranquelino e Fátima  entraram na fila para cumprimentá-lo, Tranquelino observou que Roberto cumprimentava a todos pelo nome. Quando  chegou na sua vez, perguntou: "E agora quem sou eu?". Roberto ficou embaraçado, mas quando Tranquelino disse que há mais de 45 anos que o tinha visto e que era de Timbaúba, Roberto exclamou emocionado : "É Tranquelino!"

MEMÓRIA TIMBAUBENSE - Década de 1970. Turma do 2º ano primário da Escola Estadual Elizabete Lyra. A professora Dulce e os seus alunos, entre eles Roberto Viana Batista Filho,o segundo garoto da esquerda para a direita sentado na última fila, cujo rosto aparece de perfil.

     Robertinho Viana, como é carinhosamente chamado por muitos, dono da empresa Petra Energia, detentora de blocos de gás natural, parecido com poços de petróleo,  nasceu na mesma data do artista plástico timbaubense Teotônio Monteiro, 21 de setembro. Todos os anos, onde quer que esteja,  telefona para Teotônio dando os  parabéns. Em uma das vezes, ele estava na China. Por tudo isso, Roberto Viana Batista Filho é um orgulho timbaubense.

 *****
 

3 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Ana Glória, via e-mail
>>>>>>>>>>

Daslan:Muito bem !
A matéria que você colocou para a Passarela Cultural será muito
divulgada,inclusive, irei enviar para a minha amiga Roberta Jungmann JC, agora.

Robertinho Viana é uma pessoa maravilhosa e ESPECIAL. Merece destaque na sua simplicidade e essência,nunca mudou sua forma de SER.

Amigo de infância, Teotônio Monteiro sempre festejava seu aniversário com os pais, irmãos e amigos, mas depois ia para a festa na casa de Robertinho, saborear os deliciosos docinhos de Celinha Batista, na Praça Jader de Andrade, onde ficava sua residência. A mesa de aniversário era ALGO MAIS...UM SONHO...
As origens da Arcádia vem de TIMBAÚBA-PE.

Daslan, é tão dificil encontrar hoje em dia um SER HUMANO nessa natureza de amar a todos, sem distinção de cor, raça e posição social.

Robertinho é um apaixonado por
TIMBAÚBA-PE,nunca nega sua origem de ser um TIMBAUBENSE.

Muito obrigada por essa grande cobertura de um grande HOMEM - Roberto
Viana Batista Filho.

Parabéns.
Um grande abraço.

Ana Glória.
>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Roberto Viana Batista Filho, via e-mail
>>>>>>>>>>

Querido Tranquelino

Foi uma alegria realmente muito grande estar com você em nossa celebração. As melhores memórias da amada Timbaúba ficam sempre mais vibrantes quando revemos amigos tão especiais como você.

Agradeço pelo contato com o Daslan, para quem envio abraços calorosos.

Fraternalmente

Roberto

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Hoje entrei pela primeira vez no PASSARELA CULTURAL e gostei muito. Parabéns pelo belo trabalho.

Beto, como carinhosamente nos referimos a ele aqui em casa, menino simples, muito simpático e carismático desde a infância. Brincou muito na Praça Jader, fez questão de que sua 1ª Comunhão fosse junto com os alunos da Escola do Prof. Pedrinho Matias, no Engenho Limoeirinho, e sua roupa foi igual a deles, a farda da escola: bermuda azul, camisa de mangas compridas branca, sapato preto e meias brancas. Após a missa, D. Celinha ofereceu um almoço para os amigos (Primitiva, Dr. Ferraz, Major Pompeu, Sr Chupeta, D. Irene Galvão, D. Carminha Ribeiro, Dulce de Paulo e muitos outros amigos que não lembro agora) e a presença especial dos meninos que com ele receberam a 1ª Eucaristia. Quase que diariamente aparecia na minha casa. Nossas famílias tem um estreito laço de amizade que, apesar da distancia, nunca será quebrado.

Na festa, entre os timbaubenses que residem em Recife, estavam Creso Falcão e Vana, Teca Neves e seu irmão Jorge, Celia Carneiro, Cristina F. Lima ... Não estavam lá seus empregados e sim seus colaboradores. Pelo que conheço, na simplicidade de Robertinho, empregado é uma palavra muito forte, não rima nada com a pessoa simples que ele é. Ele continua sendo o Robertinho moleque aqui de Timbaúba, descontraído, brincalhão e principalmente carinhoso. Quando chega aqui em Pernambuco esquece trabalho, esquece idade, esquece tudo. Se não achar uma bermuda para vestir, imediatamente corta uma calça jeans, se não acha uma sandália, procura Ritinha, sua fiel amiga, e lhe rouba a sandália havaiana. Assim, ele vai embora pra rua, seja para a orla de Boa Viagem, seja para visitar um amigo, cortar o cabelo... Esse é o Robertinho, o Beto que EU e minha família conhecemos e sentimos saudade, pois, devido a sua vida atribulada, quando vem a Pernambuco o tempo é curto e o que ele não dispensa é o colo de mamãe Celia, o chamego com os sobrinhos e o paparicado de Ritinha, que adivinha seus pensamentos e lhe faz todas as suas vontades.

Grande Abraço.