*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 21 de maio de 2011

TIMBAÚBA, A POESIA DA RUA DO SAPO


O belo casario da Rua Tenente João Gomes, conhecida como Rua do Sapo, é um dos recantos mágicos, cheios de charme e poesia de Timbaúba, a Princesa Serrana. ***** Na casa da esquina, pintada de azul, viveu e morreu o poeta  timbaubense José Cassiano de Souza, nascido em 30/05/1908, que um dia assim definiu o que era SAUDADE: "Arte de minha vida e vida de minha arte,  / o pranto que emudece os olhos de quem parte, / a angústia que definha os olhos de quem fica. ". ***** José Cassiano de Souza morreu no dia 05/09/1981, mas antes confessou que a  FELICIDADE existia: "Sim, lá no fundo dos céus / além dos últimos sóis / envolta da luz nos véus / há mil anos-luz de nós." ***** PASSARELA CULTURAL tem um sonho: ver esse casario tombado pelo Patrimônio Histórico, antes que o pesadelo de uma futura especulação imobiliária  tire da Rua do Sapo toda essa magia, todo esse charme, toda essa poesia.
*****

8 comentários:

tranquelino disse...

Daslan,

Em frente a esse casario na outra calçada onde morava Sr. Zezinho Barbeiro pai de Marcão e Jorge Veras, existia um um pé de castanhola, onde a garotada jogava: bola de gude, pião, ferro de enfiar no chão (não me lembro o nome que se dava a esse jogo). Que saudade desse tempo tão maravilhoso. Vamos torcer para que esse conjunto de casas sejam Tombado e preservado, pois Tombar sem cuidar não dar.

Unknown disse...

Daslan, que bela matéria! Chamou tanto a minha atenção que não perdi tempo e fui buscar mais poesias deste orgulho timbaubense. Sem demoras, encontrei um site idealizado pelo bisneto do grande poeta, onde é possível encontrar os poemas e as crônicas de José Cassiano de Souza! Para quem se interessar, fica a dica: cassianodesouza.net! Muito bom!

Madalena Andrade disse...

Daslan!

Tenho uma grande admiração por você e, pelo que você registra no seu blog!
O Patrimonio Imaterial e Cultural de nossa cidade deve a você que veio lá do vizinho Estado de Alagoas para divulgar o que é nosso.

Um abração
Madalena Andrade

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Moacir Rodrigues de Souza, filho do poeta José Cassiano de Souza, via e-mail.
>>>>>>>>>>

Agradeço pela sua mensagem pela qual fiquei muito feliz e também pela citação que fez sobre o meu Pai, que pra mim não foi Pai, foi uma Mãe.

Parabenizo pelo seu Blog, achei muito bem estruturado, com assuntos diversificados, o que estava faltando em Timbaúba. Tinha notícias da terrinha pelo Jornal de Timbaúba, do que sou assinante, porém Vital está doente. Fico esperando e torcendo para sua recuperação o mais breve possível.

Sobre o seu blog PASSARELA CULTURAL, vou ficar acessando diariamente, como faço com o blog de um timbaubense Fábio Mozar, Toca do Leão, http://fabiomozart.blogspot.com/ Hoje no blog Toca do Leão saiu uma foto do seu Pai, atualmente com 81 anos, como bandeirinha em um campo de Timbaúba, junto com Paulo Cosme, já falecido, e outro jogador, que se não me engano deve ser Zé Inácio, o conhecido Zé Lascão, filho de Arnaud Costa , muito amigo do meu Pai que fez jornal em Timbaúba nas décadas de 50/60, trabalhando e escrevendo no Timbaúba Jornal.

Fábio nasceu em 1955 e saiu aos oito anos de idade para Itabaiana, terra de seu Pai. Arnaud atualmente mora em Sapé e Fábio em João Pessoa, onde edita o blog e o jornal Tribuna do Vale, focando Itabaiana e cidades vizinhas, do qual sou assinante.

Daslan, saí de Timbaúba para trabalhar no Recife em dezembro de 1957. Já ouvi falar muito em você, devo já ter lhe visto, porém não ligo o nome à pessoa. (...)

Moacir Rodrigues de Souza

>>>>>>>>>>

IURES ALVES DE SOUZA disse...

SOMENTE MESMO MEU AVÔ PARA ESCREVER COISAS TÃO BELA !!

Anônimo disse...

Quero agradecer pelos elogios dado ao meu avô José Cassiano,fui criada por ele nesta casa, onde tenho as mas belas lembranças de minha infância.

Unknown disse...

Gostei muito desta matéria.

Ariele Yoná disse...

Que linda matéria! Sempre volto aqui quando lembro do Sr. Cassiano, meu bisavô, o qual não pude conhecer. Darlan, muito obrigada por manter a história de Timbaúba viva!