*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de maio de 2011

SESSÃO NOSTALGIA – RENATA CRISTINA LUCK, VICE-MISS PERNAMBUCO 1985


Daslan Melo Lima
PRÓLOGO
               Caruaru, Pernambuco, 17 de maio de 1985. Eu era uma das 15 mil pessoas que foram ao Ginásio de Esportes da Fafica, Faculdade de Filosofia de Caruaru, para assistir a eleição da Miss Pernambuco 1985. Eram 30 jovens e um sonho: ser a sucessora de Susy Sheila Rêgo, que no ano anterior tinha conquistado o segundo lugar no Miss Brasil 1984. Desde a primeira apresentação das candidatas que fiquei dividido entre duas delas: Simone Augusto da Silva, Miss Clube Português do Recife, e Renata Cristina Luck, Miss Clube Alemão de Pernambuco.  Venceu Simone Augusto, a quem já dediquei uma Sessão Nostalgia.  Esta semana, vinte e seis anos depois daquela noite de maio, PASSARELA CULTURAL rende um merecido tributo a uma das mais importantes vices-Miss Pernambuco de todos os tempos: Renata Cristina Luck, ou simplesmente Renata Luck.
RENATA LUCK NO SPIEGLEIN DE MAIO DE 1985
               Em sua edição de maio-1985, o Spieglein (Espelhinho em português), órgão de divulgação do DKP, Deutscher Klub Pernambuco (Clube Alemão de Pernambuco), circulou com a foto de Renata Luck na capa e com uma reportagem abordando o  coquetel de 30 de abril , onde a diretoria apresentou sua candidata aos sócios, assim como o almoço do dia 05 de maio, oferecido à Miss e seus pais.
 
Detalhe: Por lapso, o  texto do Spieglein cita a Quadra da Faculdade de Letras de Caruaru como local, e o dia 15 de maio como data do Miss PE 1985, quando o correto seria Ginásio de Esportes da Fafica, Faculdade de Filosofia de Caruaru, dia 17 de maio. Na reportagem deste número do Spieglein, fiel à grafia alemã, o nome Luck foi escrito com o trema na letra "u", Lück,
RENATA LUCK NO SPIEGLIN DE JUNHO DE 1985
               A edição de junho-1985 do Spieglein mostrou com orgulho fotos de outro almoço de confraternização realizado no Clube Alemão, quando Renata Luck recebeu as homenagens merecidas por ter representado tão bem o clube no Miss PE 1985, além de quatro imagens feitas durante o concurso.
Renata, atração do evento, circulando constantemente entre os convidados. Salientamos a presença dos familiares da Miss, membros responsáveis pela realização do concurso e grande número de nossos associados. Temos a satisfação de mostrar a nosso associados, através de fotos que aqui estão, o que foi o concurso Miss Pernambuco 85, quando conseguimos o 2º lugar, com a candidata do DKP – Renata Luck – que apresentou-se belíssima em traje de gala, usando um riquíssimo  vestido de cor preta todo trabalhado, confeccionado pelo figurinista Ricardo de Castro. Renata pisou a passarela com muita elegância e naturalidade. Pelas fotos, podemos ver o quanto Renata fez sucesso, foi aplaudidíssima... Parabéns mais uma vez a Renata Luck, você estava maravilhosa. Representou muito bem nosso clube.
RENATA LUCK, A VICE DE SIMONE AUGUSTO
               Foi muito bom o nível das concorrentes ao Miss PE 1985. O resultado agradou a maioria do público. Gostei da primeira colocação dada à candidata do Clube Português do Recife, Simone Augusto, linda e tranqüila. Gostei do segundo lugar dado à candidata do Clube Alemão, Renata Luck, linda, charmosa e comunicativa. E fiquei impressionado com uma beldade morena, quase mulata, chamada Cláudia Maria Alves Queiroga, Miss Paulista, uma das 12 semifinalistas. Cláudia Queiroga foi a segunda colocada no concurso Rainha do Baile Municipal do Recife de 1987, certame que oficialmente teve o título de Rainha dos 450 anos do Recife, vencido por Verônica de Castro Leicht
                Disse o jornalista João Alberto, em sua coluna social do Diario de Pernambuco, de 21/05/1985: “O concurso Miss Pernambuco-85 se constituiu num sucesso total. Assim, quero começar mandando um abraço de parabéns ao professor Humberto Vasconcelos, diretor da TV Tropical, que promoveu o evento e toda equipe organizadora, à frente Eron Viana e Edna Lyra Cavalcanti. Fui a Caruaru, para participar do júri, acabando por assistir a uma festa bonita, alegre, prestigiada. O resultado foi, para mim, justíssimo. (...) Simone Augusto, Miss Português, era, indiscutivelmente, a melhor, na minha opinião. Teve o meu voto tranquilamente. É uma beleza de garota, muito simples e simpática. A segunda colocada, Renata Cristina Luck, também mereceu a colocação e poderia ter vencido, pois tem altura, tipo, beleza, charme. Enfim, acho que tudo saiu correto em termos de resultado...”
POR ONDE ANDA RENATA LUCK
               Pertencente a uma tradicional família que lida com agências de  viagens e turismo, Renata Luck é casada com o psicólogo clínico Fred Teixeira, ambos pessoas de grande prestígio na sociedade pernambucana. Renata Luck mora na Praia de Piedade, Jaboatão dos Guararapes-PE, região metropolitana do Recife, e administra uma das empresas do Grupo Luck.
Renata Luck, na fila do meio, a segunda pessoa da esquerda para a direita.
Ontem à noite, no Eco Resort do Cabo, no litoral sul de Pernambuco, foi aberta a I Convenção Luck, reunindo 77 profissionais do Grupo LuckLuck Viagens, Luck Receptivo (Recife, Natal, João Pessoa, Maceió e Salvador),Luck Noronha e Luck Adventure (Chapada Diamantina/BA). Após a abertura, que contou com a presença de Werner e Lúcia Luck, fundadores da empresa, em momento emocionante, e do presidente Gustavo Luck, acompanhado dos sócios do grupo. A organização do evento foi da diretora Sandra  Luck, que emocionou a todos ao preparar a homenagem a Lúcia e Werner Luck. *****Na foto acima, momento histórico reunindo diretores, sócios e os fundadores da  Luck: Anderson Pacheco (Luck Maceió), Ana Rosa Luck (Luck Recife), George Costa (Luck Natal), Christiane Pereira (Luck João Pessoa), Edna Moura (Atalaia Noronha), Fernando Melo (representante em São Paulo), Carlos Calheiros Filho (Luck Maceió). Embaixo, Guilherme Luck, Renata Luck, Gustavo Luck, Beta Luck e Sandra Luck (Luck Recife), Hayrton Almeida (Luck Noronha), Alejandro Velasquez e Carlos Calheiros (Luck Maceió). À frente, Werner e Lúcia Luck
(Fonte:  www.panrotas.com.br, 27/08/2008)

.....



Fred Teixeira, Renata Luck, Eduardo Fontes, Hilda Mapurunga, Antônio Henrique Coutinho, José Queiroz e Carminha.  Festa junina em Caruaru-PE. (Fonte:  www.fernandomachado.blog.br, 30/06/2009) 
 .....

Renata, Sandra e Elizabeth Luck.  O primeiro dia de outubro foi de emoção para a família Luck. Funcionários da empresa organizaram festa surpresa em comemoração aos 50 anos da agência de turismo. O encontro foi marcado pela nostalgia com a presença do fundador Werner Luck, de Sandra, Elizabeth e Renata, além dos funcionários do grupo - entre eles a mais antiga, Dona Rosa, com 33 anos de casa. (Fonte: www.fernandomachado.blog.br, 05/10/2010) 
.....
 
Laureada mais uma vez, a TAP é a transportadora européia líder de operação para o Brasil. Renata Luck, da Luck Viagens (PE), comemorou a premiação, entregando o troféu a Carlos Antunes. (Foto: Roberto Silva/Fonte: www.pressclub.com.br, 06/05/2011)

EPÍLOGO
               Saí leve e feliz do Ginásio da Faculdade de Filosofa de Caruaru quando já era madrugada do sábado, 18 de maio de 1985. As minhas preferidas tinham ficado nos primeiros lugares, Simone em primeiro e Renata em segundo lugar.  Simone Augusto, linda, tranquila, que não obteve classificação no Miss Brasil, mas que dois anos depois elegeu-se Miss Mundo Brasil, foi a quarta pernambucana a representar o Brasil no Miss Mundo em Londres. As outras foram: Sônia Maria Campos (1958), Dione Oliveira (1959) e Edilene Torreão (1960). E para coroar tudo, ao chegar na calçada do Ginásio da Fafica,  fiquei frente a frente com Susi Rêgo, vice-Miss Brasil 1984, de quem ganhei um beijo e um autógrafo.
               Ao colocar o ponto final no parágrafo acima, fui consultar o livro Sociedade Pernambucana, de João Alberto Martins Sobral, a fim de descobrir o e-mail da Sra. Renata Cristina Luck Teixeira, pois vou fazer contato com ela informando sobre esta matéria. Com imensa satisfação, descobri no livro que seu aniversário é no dia 15 de maio.  Eu não sabia desse detalhe. Nada acontece em vão. Esta Sessão Nostalgia terminou sendo para você, Renata Luck, o meu presente antecipado de aniversário. Com todo o meu carinho e respeito a uma grande vice-Miss Pernambuco.
*****

7 comentários:

Anônimo disse...

Quando vou ao Recife, escuto de uma tia histórias dos concursos que assitiu e ela fala muito bem sobre Renata Luck, alta (parece que 1,86), charmosa, segura, ótima passarela...
Sempre tive vontade ver fotos de Renata daquele tempo. Simone Augusto teve uma excelente vice.

Obrigado Daslan, por todas as semanas brindar os admiradores do mundo das misses com reportagens maravilhosas.

C. Rocha
Floripa

DASLAN MELO LIMA disse...

Texto do e-mail que enviei para Renata Luck
>>>>>>>>>>

Renata,

boa noite.

Meu nome é Daslan Melo Lima, moro em Timbaúba-PE, e sou editor do blog PASSARELA CULTURAL, www.passarelacultural.blogspot.com. Adoro concursos de misses desde a adolescência e tenho um vasto material sobre o assunto. Eu fui uma das 15 mil pessoas que assistiram ao concurso Miss Pernambuco 1985, em Caruaru, quando você conquistou o segundo lugar. Tenho nos meus álbuns de recortes dois exemplares do jornal SPIEGLEIN, edições de maio e junho de 1985, órgão de divulgação do Clube Alemão, focalizando sua participação no Miss PE.

Todas as semanas, em PASSARELA CULTURAL, focalizo uma grande Miss do passado. Esta semana, rendo minha homenagem a você. No texto, ilustrado com recortes do jornal SPIEGLEIN e imagens da net , evoco com carinho e respeito aquele maio de 1985.

Sentir-me-ei honrado se acessar meu blog e se puder dar-me um feedback da matéria, a qual está em evidência na secção Sessão Nostalgia. A mesma, como acontece com todas as demais envolvendo Misses, ficará on-line em PASSARELA CULTURAL por tempo indeterminado.

Muito grato por sua atenção.

DASLAN MELO LIMA
Telefone: (81) 9612.0904
Rua Manoel Rosendo de Oliveira, 38 - Timbaubinha
TIMBAÚBA-PE
CEP: 55.870-00

>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Tereza Acioly Souza-Recife, via "formulárioPRO" do blog
>>>>>>>>>>>>>>>

Eis como seria a fórmula pernambucana para ganhar o concurso Miss Brasil 1985: o rosto e a tranquilidade de Simone Augusto com a segurança e o carisma de Renata Luck.

Tereza Acioly Souza-Recife

>>>>>>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Ricardo Leal, via e-mail
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Olá Daslan


Não o conheço, mas gostaria muito, pelas suas reportagem com respeito às Misses. Você é uma verdadeira biblioteca de Alexandria referente a Miss.

Pode se dizer que você é um autêntico missólogo que vai ao passado e ao presente num piscar de olhos.

Lendo e vendo as suas reportagens,eu vou e volto ao passado brincando.

Fico feliz em ler e reler.

Grato

Ricardo Leal

>>>>>>>>>>>>>>>

Edson - M. Gerais disse...

Muito bom ver suas matérias. Daslan. Eu também gosto muito dos concursos, dos jornais e revistas. É, naquele ano de 1985 a responsabilidade era grande, afinal, a radiante Susy Sheila Rego, Miss Pernambuco 84 e minha favorita ao titulo de Miss Brasil, estava coroando a sua sucessora. Na época, infelizmente, não assisti ao Miss Brasil 85, porque na minha pequena cidade o sinal da TV SBT estava desativado naqueles dias.
Pernambuco não é fraco não, hem? Também, nos ultimos cinco anos, só tem mandado candidatas bonitas e elegantes ao Miss Brasil da Band-Gaeta.

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Renata Luck, vice-Miss PE 1985, via e-mail
>>>>>>>>>>

Prezado Daslan;

Fiquei muito feliz em receber do meu marido esta reportagem no dia do meu aniversário! As boas lembranças são muito boas de serem recordadas!!!!

Desculpe de não ter respondido a tempo; mas estava em viagem a trabalho.

Adorei!!!!!!!!!!

Tudo de bom;

RENATA LÜCK TEIXEIRA.

Anônimo disse...

Hoje eu trabalho para ela. Vocês sabia que recentemente uma sobrinha dela foi Miss Pernambuco?