*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 13 de agosto de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

EM DEFESA DO CINE TEATRO RECREIOS BENJAMIN
..... 
A manifestação
..... 

              Na terça-feira, 09, o centro da cidade ficou repleto de centenas de estudantes oriundos de escolas públicas e particulares. Liderados pela Escola Santa Maria, eles tinham um objetivo: somar esforços e erguer suas vozes em defesa do velho e histórico Cine Teatro Recreios Benjamin, na foto, à direita, inaugurado em 05/03/1916, pelo poeta e jornalista Jader de Andrade (1886-1931).
          O espaço ficou famoso em todo o Brasil por receber as principais companhias teatrais do sul do país depois que essas se apresentavam no Recife, no Teatro de Santa Isabel, cujo palco tem as mesmas dimensões do imóvel timbaubense. Os filmes eram apresentados diariamente e suas sessões só eram suspensas quando havia espetáculos. 

A artista plástica Joselma Carneiro de Melo declamou "Era Uma Vez", um texto dramático de Joselma Melo e Celma Lucia Vasconcelos, que conta a trajetória do Cine Teatro Recreios Benjamin, do apogeu à decadência.

 
André Fonseca, Secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Timbaúba, subiu no Trio Elétrico e fez um pronunciamento onde ressaltou a boa vontade do Governo Municipal em  reverter a grave situação do Cine Teatro.

                 O Cine Teatro Recreios Benjamin é personagem de uma situação atípica que se arrasta há anos. Carece de uma restauração urgente, a fim de não desabar. É tombado pelo Patrimônico Histórico de Pernambuco, mas não foi desapropriado. Pertence a terceiros e está alugado à Prefeitura Municipal de Timbaúba.  
.....

A visita do Prefeito e Secretariado
.....  

                  O Prefeito Marinaldo Rosendo esteve na sexta-feira, 12, em visita ao Cine Teatro Recreios Benjamin acompanhado dos secretários Roberto Sotero, de Governo, André Fonseca, de Obras, e Alfredo Campos, de Administração. Presentes, representantes de empresas para elaboração de projetos,  representantes da Escola Santa Maria, professoras e integrantes da sociedade civil. O objetivo da visita foi  ver in loco a situação do cine-teatro, fechado há mais de seis anos,  levantando todos os pontos importantes de uma futura reforma. Vale salientar que o Prefeito Marinaldo Rosendo tem demonstrado interesse para que o  espaço cultural volte a funcionar, tanto que existe um projeto elaborado pela Prefeitura na FUNDARPE.
          Detalhe:  quando estive na FUNDARPE acompanhando uma comitiva da Escola Santa Maria, técnicos da instituição informaram  que têm o maior interesse na recuperação do  Cine Teatro Recreios Benjamin, mas existe um fato complicado: o imóvel não foi desapropriado. Teoricamente,  isso inviabilizaria disponibilizar verbas públicas para empregar num bem de terceiros.  
                                *****

MEMÓRIA TIMBAUBENSE

De janeiro de 1954 até janeiro de 1979, o SESI, Serviço Social da Indústria, funcionou em um imóvel da Av. Dr. Fernando de Andrade Queiroz, antiga Vila Operária.***** Qual o ano desta foto? Você conhece alguém que aparece na imagem acima? ***** Foto: Acervo de Edna Menezes.
*****
UM SÁBADO EM TIMBAÚBA
Sucesso absoluto "Um Sábado em Timbaúba",  a vitoriosa promoção anual, versão 2011-Recife, do Grupo Matutos de Timbaúba, tão bem coordenada por Tranquelino Ferreira Monteiro. ***** O que se viu no sábado, 06, na AABB-Recife, foi uma celebração-confraternização do orgulho de ser timbaubense, "matuto lá das brenhas, de Timbaúba dos Mocós", como diria o saudoso teatrólogo Luiz Marinho Falcão Filho. ***** Duas atrações musicais foram um deleite para os ouvidos e as emoções, Banda Podre e Túnel do Tempo. ***** Impossível anotar e fotografar todas as figuras de prestígio que marcaram presença. ***** O lucro da festa será revertido para as instituições beneficentes de Timbaúba que cuidam dos idosos. A distribuição dos donativos acontecerá no próximo sábado, 20.

*****

Nenhum comentário: