*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 5 de novembro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Reginaldo Pessoa, um ídolo da Jovem Guarda

REGINALDO PESSOA, UM ÍDOLO DA JOVEM GUARDA

Daslan Melo Lima
..... 

     No final da década de 1960, o movimento musical Jovem Guarda estava no auge. O eixo Rio-São Paulo era o destino de centenas de jovens do país inteiro que sonhavam com o estrelato.  Se o sul tinha nomes famosos como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderley Cardoso, Jerry Adriani e Wanderléa, Recife aplaudia Luiz Carlos Clay, Luiz Carlos Magno, Mozart, Carmen Artoni e Kátia Cilene, e  Timbaúba orgulhava-se de Os Líderes  e de um rapaz talentoso que cantava e encantava: Reginaldo Pessoa.

Reginaldo Pessoa em sua sala de trabalho, gerente-administrativo da  Rádio Nova Timbaúba FM. 
  ..... 
 .....
.....
Reginaldo Pessoa e a esposa Rozemeire Figueira Pessoa.


          .....
         Filho de Sidney Pessoa e Maria Amélia Pessoa, Reginaldo Domingos Pessoa nasceu em Timbaúba-PE, no dia 07/10/1948. Estudou no Colégio Timbaubense, no São José (Nazaré da Mata) e no Seminário Imaculada Conceição, na Várzea, Recife.  Começou a cantar aos 16 anos, na Orquestra de Frevo Guanabara, prosseguiu no coral do seminário e no Coral do Carmo.  Aos 18, começou a trabalhar no Banorte, época quando passou a ser visto e aplaudido nos mais famosos programas da TV pernambucana: Você faz o Show, de Fernando Castelão, e Hora do Coquetel, de Alex. Convidado para se apresentar no Programa de Calouros do Sílvio Santos, em São Paulo, eletrizou a platéia e os espectadores com a interpretação da música Coração sem Juízo, recebendo nota 10 de Zé Fernandes, o mais exigente jurado da TV brasileira. Com as vantagens financeiras que o mundo artístico lhe ofereceu, desligou-se do Banorte e foi morar em São Paulo, onde viveu 15 anos, dez dos quais contratado exclusivo da gravadora RGE-Fermata, onde gravou vários discos com canções que estouraram nas paradas de sucesso de todo o Brasil, tais como Nossa Vida, composta por Cláudio Fontana.  Reginaldo conheceu e conviveu com os maiores nomes da música popular brasileira e chegou a dividir o palco em apresentações memoráveis com Antônio Marcos e Ângela Maria.

  Reginaldo Pessoa, no programa Discoteca do Chacrinha, TV Globo.
.....
 Reginaldo Pessoa e Abelardo Barbosa, o Chacrinha, TV Globo.
.....
 Reginaldo Pessoa no programa Barros de Alencar, TV Record.
.....
 Reginaldo Pessoa e Claudio Fontana no programa Raul Gil, TV Record.
.....
Fernando Mendes, Reginaldo Pessoa e Odair José. 
.....

 Reginaldo Pessoa no programa Clube do Bolinha, TV Bandeirantes.
.....
Programa Clube do Bolinha. Enquanto Sidney Magal canta, Celly Campelo e Reginaldo Pessoa aguardam sua vez ao lado do apresentador Bolinha, pseudônimo de Édson Cury, TV Bandeirantes.
.....
Reginaldo Pessoa, no auge da juventude e carreira, status de celebridade nacional, poster da revista Contigo.
      Quando deixou de lado a carreira profissional de cantor, Reginaldo Pessoa lidou com auditoria, publicidade, dirigiu empreendimentos próprios e atuou dez anos como diretor de eventos da Prefeitura Municipal de Timbaúba. Casado com Rozemeire Figueira Pessoa, mãe dos seus filhos Roger e Luciana, também é pai de Sidney Pessoa Neto, fruto do seu primeiro casamento. Reginaldo Pessoa atualmente é gerente-administrativo da Rádio Nova Timbaúba FM.


 Destaque no Jornal do Commercio-Recife.
.....
Destaque no Jornal do Commercio, Recife-PE.
.....
Destaque no Correio Braziliense, Brasília, Distrito Federal.
.....
Destaque no Diario da Noroeste, Penápolis-SP.
.....
Destaque na revista Contigo.
.....
Destaque na revista Ilusão.
.....
Excelente salário mensal para a época, 1.000 cruzeiros por mês, pelas apresentações no Programa Sílvio Santos, TV Paulista, antecessora da TV Globo-São Paulo.
.....
Capa de um dos vários discos que gravou na RGE.
     As verdades de Reginaldo Pessoa, no melhor estilo entrevista ping-pong. Personalidades que marcaram sua carreira artística: Sílvio Santos e Chacrinha. *** Um cantor que a história guardou: Luiz Gonzaga. *** Cantores que a história vai guardar: Roberto Carlos, Cauby Peixoto, Elba Ramalho e Michael Sullivan. *** Uma musica que gostaria de ter gravado: Meu Velho. *** A música que mais gosta de cantar: Eu nunca mais vou te esquecer. *** Um frevo: Voltei Recife. *** Cantores preferidos: Roberto Carlos e Ângela Maria. *** Um conselho para um artista iniciante: Ter muita persistência e perseverança. *** Um filme: Dio Come Te Amo. *** Clube de Futebol: Sport Club Recife. *** Cor: Azul *** Comida e Bebida: Antes da cirurgia, feijoada e uísque. *** Uma qualidade: Nunca prejudiquei ninguém. *** Um defeito: Sou perfeccionista. *** Uma personalidade que é a cara de Timbaúba: Celma Lúcia Vasconcelos. *** Programa de Tv: Sílvio Santos. *** Ator: Lima Duarte. *** Atriz: Fernanda Montenegro. *** Um ponto turístico de Timbaúba: Alto da Independência. *** Um ponto turístico de Pernambuco: Ilha de Itamaracá

Reginaldo Pessoa cantando no quadro Os galãs cantam e dançam aos domingos, programa Sílvio Santos, TV Paulista, antecessora da TV Globo-São Paulo. À direita, Sílvio Santos e Roberto Nogueira.
.....
Os galãs cantam e dançam aos domingos. Reginaldo no microfone e atrás, da esquerda para direita, Arturzinho, Luiz Carlos Clay, Demetrius e Mozart. Programa Sílvio Santos, TV Paulista, antecessora da TV Globo-São Paulo.
.....
Reginaldo Pessoa e Ângela Maria no programa Encontro com Luiz Vieira, TV Excelsior.
.....
Programa do Bolinha, TV Bandeirantes. Da esquerda para a direita, Ângelo Máximo, Terry Winter, Reginaldo Pessoa e Cláudio Fontana. De paléto e calça xadrez, Édson Cury, o Bolinha.
.....
     Reginaldo Pessoa tem consciência e humildade para admitir que é de uma geração onde só as pessoas de excelentes dons vocais gravavam discos e ganhavam bem. Na época inexistiam os recursos tecnológicos de hoje que camuflam vozes inexpressivas, assim como a pirataria que tanto prejudica a vida financeira de músicos, cantores e compositores. 

Reginaldo Pessoa foi aplaudidíssimo na festa Um Sábado em Timbaúba, no dia 1º/10/2011, na AABB-Timbaúba, quando recebeu uma placa de prata, merecedíssima homenagem dos seus conterrâneos-contemporâneos. Acima, ladeado por Marcos Vasconcelos e Edgar Pessoa de Melo.


    Sensível e sentimental como todo artista, durante seu depoimento os olhos de Reginaldo Pessoa encheram-se de lágrimas  ao falar da imensa fé em DEUS; da bem sucedida carreira como cantor, que lhe deu um dos maiores presentes da sua vida, a oportunidade de viver e conviver com os maiores nomes da música popular brasileira em todos os tempos; e ao relembrar a  figura bondosa do Frei Pio, fundamental para dar os primeiros passos na televisão pernambucana.  

    E assim, conhecemos um pouco de Reginaldo Pessoa, um timbaubense de bem com a vida e grato a DEUS por estar gozando de ótima saúde, desde que em 13 de março submeteu-se a um transplante de fígado, uma cirurgia bem sucedida conduzida pelo Dr. Cláudio Lacerda e equipe. Ao encerrar seu depoimento,  Reginaldo Pessoa fez questão de frisar: viver é uma graça divina.

_______
Ouça os maiores sucessos de Reginaldo Pessoa clicando nos lins abaixo:
1-"Nossa vida está toda errada", http://www.youtube.com/watch?v=Tlbd1yphiOE
2-"Sempre, sempre",  http://www.youtube.com/watch?v=2assLcUpKys
3-"Eu queria", http://www.youtube.com/watch?v=CNFmHa4hgeg
4-"Venha me ver antes do fim",  http://www.youtube.com/watch?v=-ADKGljOjCQ

_________________

DIREITOS AUTORAIS - Permitido cópias das imagens antigas desta reportagem desde que citada a fonte: "Acervo/Reginaldo Pessoa, em PASSARELA CULTURAL, www.passarelacultural.blogspot.com" 
______

*****

16 comentários:

Ladorvane Cabral disse...

Bela matéria com um dos nossos ídolos, Reginaldo Pessoa.
Adorei esse farto material.
Parabéns à você e ao inesquecível artista, Reginaldo.

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Roger Figueira Pessoa
>>>>>>>>>>

Daslan, bom dia.

Acho que você não me conhece, mas deve saber quem sou. Roger Pessoa, filho de Reginaldo Pessoa e Rozemeire Pessoa.

Você deve estar achando estranho o porque do envio deste e-mail, mas estou aqui primeiramente pra parabenizá-lo pelo Blog Passarela Cultural, ao qual sempre acesso para ver o lado bom que existe em Timbaúba e região, já que quando aparece na TV, só é com más ou trágicas notícias, assim fico sabendo das notícias daí através do seu site, pois estou distante como meu pai deve ter falado.

O objetivo principal deste e-mail é simplesmente agradecer a Homenagem que você fez ao meu pai mostrando a vida dele, isso é muito gratificante, tendo em vista que muitas homenagens são feitas apenas quando as pessoas partem para o lado do Pai Eterno.

Quando meu pai fez o transplante eu já estava morando aqui em Brasília, e a pior coisa que existe é a pessoa ficar apreensiva por não saber o que pode acontecer, mas também está feliz por ver que o que está acontecendo é um presente que Deus está dando para podermos aproveitar mais tempo com pessoas que amamos, além do que a distância não deixou eu estar presente neste dia especial para meu pai, mas sempre estava em contato com minha mãe e sei que Deus estava lá tanto com minha mãe, como estava com os médicos guiando suas mãos no trabalho arriscado.

Tenho que agradecer não só a você, mas também aos MATUTOS DE TIMBAÚBA por terem feito também uma homenagem ao meu pai.

Mais uma vez muito obrigado pela entrevista realizada, ficou muito boa mesmo.

Não sou tão bom nas palavras, mas pelo menos pude agradecer e ficar feliz com o que está acontecendo ao meu pai.

Agradeço a Deus também por estar dando um ótimo ano tanto ao meu pai, quanto a minha mãe.

Então é isso, ficarei por aqui sempre vendo seu blog e me atualizando com as notícias da Terra dos Altos Coqueiros e da Cidade do Calçado.

Fique com Deus você, meu pai e minha mãe; que Ele ilumine vocês.

Abraço.

Roger Figueira Pessoa.
Brasília, 07 de Novembro de 2011.

>>>>>>>>>>

tranquelino disse...

Gostaria de agradecer em nome do Grupo Matutos de Timbaúba dos Mocós, ao filho de Reginaldo Pessoa, Roger Pessoa por ter agradecido a justa homenagem que o Grupo fez na Festa UM SABADO EM TIMBAÚBA, acarretando nessa riquissima matéria divulgada pelo Daslan em Passarela Cultural.

Fico feliz pelo reconhecimento dado ao Grupo Matutos de Timbaúba dos Mocós.

Irving Pessoa Suna disse...

Daslan, parabéns pelo belo post. "Tio Regi" é realmente não só um orgulho para família, mas para toda nossa cidade.

Abs.

fabiola veloso disse...

Parabéns pelo texto, muito emocionante. Seu blog me deixa mais perto do interior! parabéns pelo trabalho!

Abraço
Fabíola Veloso
www.tabuleirodemistura.com.br

Anônimo disse...

MERECIDA HOMENAGEM AO MEU QUERIDO E ETERNO CUNHADO REGINALDO PESSOA.HOMEM QUE CANTOU E ENCANTOU TANTOS CORAÇÕES COM SUAS MÚSICAS ROMÂNTICAS.PARABÉNS REGI.VOCÊ É UMAS DS PESSOAS MAIS DÍGNAS QUE EU CONHEÇO.HOMEM DE CARÁTER ÍMPAR!MERECE MUITO MAIS HOMENAGENS.DEUS TE ABENÇOE MEU QUERIDO.

UM ABRAÇÃO

LÉA VILA NOVA PESSOA .
RECIFE,07 DE NOVEMBRO DE 2011

Anônimo disse...

Meus pais falavam que o Reginaldo Pessoa tinha feito sucesso na juventude, mas eu nunca pensei que ele tinha conseguido ir tão longe como foi.

Parabéns ao Reginaldo. Podemos dizer que ele é um orgulho para Timbaúba!!!

M.L.-Timbaúba

Anônimo disse...

Vibrei e chorei por saber noticas de Reginaldo Pessoa.
Aquela música que ele cantava e dizia assim "hoje eu decidi mudar minha vida...Nossa vida está toda errada, ponto final em nossa estrada" marcou a minha juventude.
Estou feliz por saber que ele está bem e que tem uma esposa linda e que é pessoa de prestígio em Pernambuco.

Carla S.O.Silva-Rio de Janeiro

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário enviado por Francisco Lins de São Paulo, via "formulário-Pro"
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Meu pai tem um compacto de Reginaldo Pessoa e de vez em quando ele coloca para tocar numa radiola antiga.
Eu tinha curiosidade de saber como era a cara dele.Mostrei a reportagem para meu paizão e ele ficou muito emocionado.
Um abraçao para o reginaldo do Sr. Erasmo Lins, meu pai.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Vivi em Recife de 1968 a 1978, na epóca da minha juventude. Assisti o cantor Reginaldo Pessoa cantar no canal 2, depois êle foi prá São Paulo, assistia pela televisão êle cantar no programa do Silvio Santos, Raul Gil, Bolinha e outros,depois saí de Recife e me mudei para o Rio de Janeiro, e foi aqui que assisti ele cantar no Chacrinha, tenho 02 compactos dele, um com a música Nossa vida está toda errada e o outro com a música Tudo tem o seu final, depois ele sumiu, não vi mais ele cantar.
Vim saber da entrevista através de uns amigos de pernambuco e o Claúdio que é de Timbauba, me disse para ver o blog. Quero parabenizar o jornalista Daslan Melo pela reportagem., ficou muito bonita. Quero desejar ao eterno cantor Reginaldo Pessoa, muita saúde e Deus lhe proteja e toda sua família. Felicidades.

Albani
11 de Novembro de 2011
Rio de Janeiro - RJ

Gilberto disse...

Sou de Timbauba, fico bastante satisfeito em saber coisas daí. Sobre Reginaldo Pessoa eu tenho lembranças, o ouvia pela Difusora Cultural, se não me engano. Além de conterrâneo é filho de um cidadão de bem que o trato como sr. Sidnei ou Sid. Minha mãe era fiel freguesa no armazém de estivas. Portanto tenha grata satisfação de saber seu passado que é também minha história de infância. Não sabia grande coisa...

Gilberto disse...

Peço ao autor desse blog que publique histórias como a de Nilton que foi jogador profissional do Sport Club Recife e outros clubes. Também história como a de Van também jogador e goleiro profissional e filho de Timbaúba.

Elcinéia de Souza Coelho disse...

Curti muito a música "Tudo tem o seu final".Todos os sábados me ligava no programa do Bolinha só para vêlo cantar,essa música.Lembro-me que certa vez ele foi cantar,até mesmo,com sua perna engessada.Gostaria de consequir essa música que fez parte da minha adolescência e da minha trilha sonora.Foi bom saber noticias de Reginaldo Pessoa.Bjs!

josa rickywanner disse...

Reginaldo eu lhe conheci em são paulo nos a nos 70 Eu trabalhava em uma casa de discos chamada Casa Nobreza, no Largo Gal. Osório e nós tomamos muita cerveja em barzinho na Rua do Triunfo, próximo ao escritório da Copacabana Discos. Esse bar era frequentado por muitos artista, como Ronaldo Adriano, Márcio França, Dino Rossi,Eraldo Reis e Carlos Renê.E nós tomávamos cerveja, mas Ronaldo Adriano só tomava pinga com laranja.À época, você ma falava que tinha separado da esposa. Faz muito tempo, talvez você nem se lembre mais de mim, mas deve se lembrar deste episódio que supracitei. Eu tenho um programa chamado MÁQUINA DO TEMPO aqui, em Indaiatuba, na Rádio Rainha do Sol FM 105, 9 . Eu sempre executo sua música NOSSA VIDA ESTÁ TODA ERRADA.Eu queria saber quantos Compactos você gravou. Eu só tenho uns três da RGE e tenho uma gravação que você gravou na Continental, em um LP de Carnaval, O REBOLADO DA COROA.Eu gostaria de saber se você gravou algum LP E quantos Compactos você tem gravado. Fico feliz por você estar bem de saúde com todos os seus familiares, trabalhando em uma rádio aí, em Timbaúba, terra de minha saudosa mãe, Maria Rita de Mendonça. Eu sou pernambucano de Recife, nasci no bairro do Pacheco, perto de Tejipió.Em 2009, eu fui em Condado, pertinho de Goiana.No dia em que eu for em Recife, provavelmente, irei até Condado, e farei o possível para fazer-lhe uma visita, se Deus quiser.Tchau, Reginaldo Pessoa. Sucesso!

DASLAN MELO LIMA disse...

Recado para Josa Rickywânner : Por gentileza, forneça seu e-mail para que eu possa repassá-lo para Reginaldo Pessoa.
Grato.
Daslan Melo Lima

Anônimo disse...

Olá! Esse artigo representa muito para mim. Reginaldo nem em sonhos teria motivos para lembrar de mim. Mas eu tenho um motivo importantíssimo para lembrar dele.
Moro em Porto Velho, Rondônia. E, embora tenha vivido no Rio de Janeiro nos tempos da Jovem Guarda, quando também tocava e cantava, foi num sábado, no final de 1975, que Reginaldo esteve aqui para uma apresentação no Clube do Flamengo local.
Naquela data, um amigo querido, hoje saudoso, que também era músico, pediu que levasse sua irmã e sua namorada para assistir a apresentação do artista.
Foi quando conheci a irmã desse amigo. Namoramos, casamos e continuamos juntos há 47 anos.
Gostaria muito de lembrar que dia foi.
Talvez Reginaldo tenha em seus arquivos a data em que se apresentou aqui.
Se for possível, meu e-mail
arturquintelagomes@gmail.com

Obrigado!