*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 3 de dezembro de 2011

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - A UFPE mais perto - Maysa Renata - Padre Damasceno

 A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO MAIS PERTO DE TIMBAÚBA

             Uma comitiva da UFPE, à frente o Pró-reitor Edilson Fernandes de Souza, visitou Timbaúba na nublada tarde da segunda-feira, 28 de novembro. Objetivo: conhecer melhor a realidade socioculturaleconomica do município, com vistas a estreitar a parceria UFPE-Governo Municipal, com foco na visão de futuro de instalar um campus da Universidade em Timbaúba. Após almoçar na Ossam, Obra Social Santa Maria, o pessoal fez um city-tour, onde conheceu um terreno baldio no bairro de Sapucaia, um dos locais considerado ideal para a construção do campus; o espaço destinado ao Distrito Industrial, nas cercanias da Vila Nova Vida; e as obras de construção do conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida, próximo à Fazenda Santa Luzia. Tive a satisfação de acompanhar a comitiva e de testemunhar a simplicidade do Pró-Reitor Edilson Fernandes de Souza, além  do seu entusiasmo e determinação em somar esforços para tornar realidade mais um sonho da Princesa Serrana.   
Uma imagem para a história timbaubense. A comitiva da UFPE e assessores do Governo Municipal, no bairro de Sapucaia, provável local do futuro campus.
Outra imagem para a história timbaubense. João Marcelo, Assessor Político; Vânia Lúcia, Secretária de Desenvolvimento de Políticas Sociais e Segurança Alimentar; Edilson Souza, Pró-Reitor da UFPE; Ana Glória, Diretora de Segurança Alimentar e Nutricional; e Roberto Sotero, Secretário do Governo Municipal.
Roberto Sotero, Ana Glória e Edilson Souza, no conjunto Minha Casa, Minha Vida, 487 unidades habitacionais nas proximidades da Fazenda Santa Luzia.
         *****
MAYSA RENATA TRAVASSOS DE ANDRADE QUEIROZ, UM ATO DE FÉ
Maysa Renata e Rejane Travassos
          Em clima dominical descontraído, 27 de novembro, foi realizado o  batizado de Maysa Renata Travassos de Andrade Queiroz, filha única de Rejane Travassos Bezerra de Queiroz e Clóvis de Andrade Queiroz (in memorian). Só aos 20 anos, consciente dos seus princípios católicos, Maysa Renata recebeu o sacramento do batismo. Rejane reside há muitos anos em Caruaru-PE, mas não esquece sua amada Timbaúba, tanto que escolheu a Princesa Serrana para testemunhar o ato de fé de Maysa Renata. Após a cerimônia na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Mocós, Rejane Travassos recebeu um pequeno grupo de amigos e familiares na casa do seu sobrinho Roberto Travassos Odebrecht, no tradicional bairro de Timbaubinha, zona norte da cidade.
A alegria de Maysa Renata ao lado dos padrinhos Jaqueline, Rizonete e Almir.
Maysa Renata e o primo Roberto Travassos Odebrecht.

 Maysa Renata e o noivo Jonas Moraes
Na fila de trás, Rosa, Mayara e Regina. Sentadas, Moema, Maysa Renata e Renata Albuquerque. Abaixo, outros flashes do evento.
         Os evangélicos argumentam que o batismo de crianças não aparece na Bíblia. Como conclusão, defendem que só os adultos podem ser batizados. Todavia, segundo o catecismo da Igreja Católica, o batismo faz-nos membros do Corpo de Cristo. Celeuma religiosa à parte, Maysa Renata demonstrava uma segurança incomum, radiante com a condição de que tinha se tornado membro do Corpo de Cristo.
*****
PADRE  DAMASCENO, UMA EXPRESSÃO  TIMBAUBENSE
Padre Damasceno no Alto do Cruzeiro, em Macaparana-PE. Abaixo, a Capela de São Francisco, no Alto do Cruzeiro, um cenário místico, digno da visita de um homem de Deus.
          Radicado há muitos anos no Rio de Janeiro, Padre Damasceno sempre retorna à região para tomar um banho de nordestinidade. Recentemente, o padre-cantor-compositor-poeta-escritor-teólogo esteve em João Pessoa, Timbaúba e Macaparana, local destas fotos, clicadas especialmente por mim para PASSARELA CULTURAL.
Acima, Padre Orlando Nascimento (ex-pároco de Timbaúba e atual de Macaparana), Rute Brandão e sua filha Adriana Morais e Padre Damasceno. Abaixo, Rute e Adriana ladeadas pelo poeta-escritor-jornalista Daniel Oliveira e Padre Damasceno.
*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE 

Construída em 1889 e reconstruída em 1902, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro da Praça Hugo de Andrade, no bairro de Mocós, é um convite para a reflexão. O ano da foto perdeu-se no Túnel do Tempo, menos a Fé em DEUS e em Nossa Senhora da Conceição, cuja dia é celebrado em 08 de dezembro, feriado municipal.
 *****
CAMINHOS PARA A PASSARELA CULTURAL
       Uma pessoa perguntou-me se o correto seria chamar "o" PASSARELA CULTURAL ou "a" PASSARELA CULTURAL.  No meu entender, ambas as formas estão corretas, pois PASSARELA CULTURAL é um blog e ao mesmo tempo uma revista on-line. 
    Detalhe: Para quem acostumou-se a visitar PASSARELA CULTURAL através do TIMBAFEST, www.timbafest.com.br , vale a pena anotar que também existem dois endereços para acessar este blog: www.passarelacultural.blogspot.com e www.passarelacultural.com . Sugiro que adicionem esses roteiros aos seus Favoritos.
*****
LUTO

    Entre as perdas que a comunidade sofreu nos últimos dias, registramos os nomes das seguintes pessoas: JOSINALDO JOSÉ DE MELO, 50 anos, funcionário do INSS, falecido na sexta-feira, 25, vítima de parada cardíaca; a matriarca ALAÍDE CAVALCANTI DE ARAÚJO, 92 anos, falecida na segunda-feira, 28. Alaíde era mãe de Célia (viúva de Hibernon Cavalcanti); DULCE MARIA, 31 anos, agente de saúde, falecida na segunda-feira, 28, vítima de AVC. Às famílias enlutadas, as condolências de PASSARELA CULTURAL. 
*****

3 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Débora Rocha, de Olinda-PE, via e-mail.
>>>>>>>>>>

Entro em PASSARELA CULTURAL várias vezes na semana.
Vc nem imagina como me emociono em rever locais e pessoas que marcaram minha vida em Timbaúba.
Sei que o prefeito Marinaldo Rosendo está empenhadíssimo nas gestões visando a instalação de um campus da UFPE em Timbaúba.
Ninguém pode imaginar o alcance deste sonho fantástico!

Débora Rocha-Olinda,PE
>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

Comentário de Ana Glória, via e-mail
>>>>>>>>>>

Daslan:

Parabéns pela reportagem da UFPE/TIMBAÚBA-PE.Você sabe resumir toda EMOÇÃO e o ENTUSIASMO de um POVO, para concretizar esse GRANDE MARCO PARA O BRASIL, CAMPUS UFPE/TIMBAÚBA-PE.

Foi o meu melhor presente de aniversário que recebi.

PARABÉNS.
Um grande abraço,
Ana Gloria.
Diretora de Segurança Alimentar.

>>>>>>>>>>

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Marcus Silvestre, jornalista profissional, Recife-PE
>>>>>>>>>>

Amigo,

parabéns pela matéria sobre o projeto de implantação do campus da UFPE em Timbaúba.

Estamos juntos nessa luta pela democratização da educação em nosso país!

A colaboração de todos é fundamental para que o nosso estado dê exemplo de desenvolvimento sustentável, com inclusão social, a partir de uma visão transformadora.

Abraços

Por um mundo sustentável, justo, democrático e solidário!!!

Twitter: marcus_ufpe / Facebook: Marcus Silvestre

Cel.: (81) 8690 4168 (Oi) / 9600 1090 (Tim) / 9281 0001 (Claro)

Jornalista profissional - Registro nº 2797 (DRT-PE)
>>>>>>>>>>