*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TIMBAÚBA, A POESIA DAS CARNAUBEIRAS

           
          (Timbaúba-PE) - Há quem confunda as carnaubeiras da Rua Marçal Emiliano Sobrinho, eterna Rua Nova, com as palmeiras imperiais da Praça João Pessoa. Há lógica na semelhança. Ambos os tipos de árvores possuem a mesma imponência, o mesmo porte majestoso, digno da cidade que tem um codinome nobre: Princesa Serrana. O  nome “carnaúba” vem da língua indígena tupi e significa “árvore que arranha”. É capaz de viver por longas estações secas sem qualquer inconveniência aparente. Predominam no Piauí e Ceará. Alexandre Von Humboldt (1769-1859), naturalista alemão, chamou-a de “a árvore da vida”. Presume-se que viva até 200 anos, isso mesmo, dois séculos de existência, uma vida na terra que  jamais será alcançada pelos que passam na Rua Nova.

      *****

5 comentários:

tranquelino disse...

Daslan,

Voce descobre cada coisa que nem todo timbaubense por mais velho que seja poderia. Essa carnaubeiras é uma delas, nunca prestei atenção a elas, mas voce fez eu e muitos timbaubense descobrir a beleza delas em sua lente. Qual foi o Prefeito que teve essa idéia de plantar? Será que foi Jader de Andrade?

Unknown disse...

Daslan,
O olhar do artista é algo mágico que ver nas coisa rotineiras a poesia, a beleza para que as pessoas passem a observar também,assim precisamos cada vez mas desses olhares mágico e mente poética.

Abraço

DASLAN MELO LIMA disse...

Agradeço ao Tranquelino Ferreira Monteiro, timbaubense radicado no Recife, o e-mail que ele enviou a todos os seus contatos.
>>>>>>>>>>

Matutada,

Entre no Blog de Daslan: http://passarelacultural.blogspot.com/

e veja as Carnaubas que tem na Rua Nova e que nenhum timbaubense falava delas ou olhava para elas como esse alagoano de São Jose de Lages fotografou.

Vale a pena conferir.

abç,
Tranquelino
>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

_muito bonito suas palavras sobre as carnaubeiras da Rua Nova

obeservamos que uma das majestosas Palmeiras imperias da Praça João Pessoa está morrendo,
uma pena!


Jorge Moura

Anônimo disse...

Prefiro a sombra da timbaúba.