*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de janeiro de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

Daslan Melo Lima
Timbaúba, PE
07/01/2012
---------------

PROFESSOR GUEDES, 
UMA PERSONALIDADE EM FOCO





          O Professor GuedesJosé Guedes Filho, marcou época como educador timbaubense. Nascido em Umburetama, distrito de Orobó-PE, na divisa com Umbuzeiro-PB, em 23/01/1940,  chegou em Timbaúba em março de 1960. e sempre morou no bairro conhecido como "Rua da Bomba".
               Filho de José Guedes dos Santos, um guarda de higiene que lidava com endemias rurais, e de Maria das Dores de Oliveira, prendas do lar, foi seminarista na Escola Apostólica da Várzea, no Recife. É formado em Geografia pela UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Geografia do Brasil.



          Professor aposentado, lecionou na Escola Prof. José Mendes da Silva, Escola Santa Maria, Colégio Cenecista e Colégio Timbaubense. Faz questão de ressaltar que foi nesse último educandário onde teve início sua missão de educador. É casado com Rinalva Maria da Silva Guedes, que lhe deu a filha Paula Rafaela, pai do caçula José Rafael, seu filho do coração, e do advogado Jaime Gabriel, fruto de um relacionamento anterior.

         Um pouco do Prof. José Guedes, no melhor estilo entrevista pingue-pongue.
Um educador que a história guardouJosé Mendes da Silva.
Um educador que a história vaí guardar: No lugar de citar apenas uma pessoa, citarei várias: as professoras da Escola Santa Maria.
Um filme inesquecívelAqueles que focalizaram a figura de Tarzan.
Um livroA autobiografia de Gandhi.
CorAzul.
Um programa de TVFantástico.
Uma música: “Prá não dizer que não falei de flores”, de Geraldo Vandré.
Um motivo de arrependimentoNa época do meu vestibular, a média que alcancei daria para fazer Medicina.  Eu também poderia ter sido médico, pois sempre adorei trabalhar lidando com pessoas.
Um motivo de alegriaJosé Rafael da Silva Guedes, meu filho do coração.
Viver é... É muito difícil definir o que é viver, assim como é difícil definir o que é morrer. É a mesma coisa de tentar decifrar a  Luz e as Trevas.
Um ponto turístico de TimbáubaOs morros.
Um clube de futebolSanta Cruz.
Uma personalidade que é a cara de TimbaúbaMarinaldo Rosendo de Albuquerque.

         Católico, adora comer o trivial, assim como tomar uma cerveja eventualmente e um cálice de um legítimo Vinho do Porto em épocas festivas. Gosta das marchinhas de carnaval.

           Para o Prof. Guedes, a maior dificuldade na vida de um educador é suportar as angústias da vida moderna que se refletem no ambiente familiar. Ele afirma o seguinte: 

"Nunca me senti professor. Eu entrava numa sala de aula na condição de estudante, de eterno aprendiz. E me emocionava muito quando um aluno chegava para mim e desabafava os problemas que enfrentava no ambiente familiar.  Ora, como eu poderia reprovar um aluno que chegava para mim e dizia que a mãe tinha sido vítima de espancamento do pai? Nunca fiz da minha matéria uma arma para reprovar meus alunos. Se alguém não era promovido para o ano seguinte, o problema dava-se pelo fato de ter alcançado o máximo de disciplinas reprovadas, jamais por conta exclusiva da minha matéria." 

          Admirador incondicional de Gandhi, que libertou a Índia sem derramar uma gota de sangue, o Prof. Guedes sempre teve como lema esta frase: "Em tudo que fizer seja você mesmo." Seu conselho para quem deseja seguir a carreira de professor:  "Estude muito e seja um ser humano tolerante." 

----------
TIMBAÚBA, 
ROTEIRO POÉTICO


PARECE QUE O MAR É ALI - É meio-dia na praça que tem oficialmente o nome do escritor paraibano José Lins do Rêgo (1901-1957). Porque é janeiro, a conhecida Praça de Timbaubinha está deserta, como desertas se encontram dezenas de ruas timbaubenses. Os estudantes estão de férias e muitas pessoas foram sentir na  pele a brisa mansa, o azul e o sal das praias de Acaú, Pitimbu, Pontas de Pedra, Praia Azul...Parece que o mar é ali, diz o silêncio que está aqui. 
 ----------
MEMÓRIA TIMBAUBENSE

Praça Jader de Andrade nos dourados anos 1950, talvez na década anterior ou nos mágicos anos 1960. 
 ----------
SOLIDARIEDADE
         
     Irmãos, nosso irmão VITAL BERTINO DOS SANTOS, ex-Venerável da LOJA MAÇÔNICA OBREIROS DE NORTE Nº 07, OR.'. de Timbaúba, foi submetido a um transplante de fígado encontrando-se na UTI do Hospital Jaime da Fonte, no Recife. Segundo os médicos, ele precisa receber uma transfusão de sangue. Os irmãos que quiserem participar dessa corrente solidária e humanitária, por favor, dirijam-se ao HEMOPE e façam uma doação em nome de nosso amado irmão. Nós, seus irmãos da Obreiros do Norte, estamos fazendo nossa parte, mas precisamos muito do apoio e da solidariedade dos demais membros de nossa honorável instituição. Vamos fazer uma grande cadeia de união para ajudar a recuperar a saúde de nosso irmão Vital.
Que o G.'. A.'.D.'.U.'. nos ilumine e proteja.
Fraternalmente,
Marcos Antonio de Vasconcelos
CIM: 0284

----------
CARLOS EDUARDO, 
UMA PERSONALIDADE EM FOCO


          Carlos Eduardo Veloso Coutinho, o Duduca, timbaubense, nasceu no Recife,  no dia 25/08/1978, por um detalhe do destino: sua mãe estava na capital quando a bolsa estourou. Filho de João Gomes Coutinho Filho e Márcia Suely Cavalcanti Veloso, Carlos Eduardo é o segundo dos quatro filhos do casal, que lhe deu três irmãos: João Dornelas Veloso de Melo Neto (advogado e vice-prefeito de Timbaúba) e os dentistas Marcos Antônio e Bruno Henrique.  Estudou no educandário timbaubense Escola Santa Maria e no recifense Colégio Contato, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, tem duas pós-graduações, está terminando uma terceira e cursa doutorado.  É professor da Faculdade de Timbaúba, coordenador Jurídico da PR Distribuidora de Bebidas e Alimentos Ltda e Presidente da OAB-PE, subseccional de Timbaúba.

 
                
Duduca e o Direito Não sou a favor da extinção dos exames da OAB. Trata-se de uma necessidade inerente para seleção de profissionais (operadores do Direito) que serão  responsáveis pela luta social referente à busca de bens, liberdade e à vida, visto que, profissionais sem a devida qualificação e ética, poderiam provocar  celeuma ao estado democrático de Direito.  O que mais me gratifica como advogado é o agir com ética em busca de uma sociedade mais justa; como professor, é ver o brilho nos olhos dos meus alunos por senti-los motivados a gostar da ciência do Direito.   Minha maior decepção é presenciar na vida prática a existência de operadores do Direito que deixam em segundo plano o instituto da ética, tão essencial para a prestação de uma tutela jurisdicional célere e eficaz.  Aconselho a quem desejar cursar uma faculdade de Direito que leia muito, precisamente de forma diária, sabendo que a cada dia um novo aprendizado será alcançado, aprendizado este que servirá em um futuro próximo para o exercício profissional e ético do operador do Direito.
                E agora, um pouco mais de Carlos Eduardo, no melhor estilo entrevista ping-pong. Comida: Feijoada. Bebida: Vodka com morango. Sobremesa: Doce de banana em calda. Um filme:Antes que termine o dia” e "Em busca da felicidade". Um livro: A Cabana, de William P. Young. Uma música: "My Way", na voz de Frank Sinatra. Um programa de TV: Jô Soares. Cor: Azul. Bicho de estimação: Cachorro.  Cidade inesquecível: Timbaúba e Bariloche. Um ponto turístico de Timbaúba: Os Morros. Um ponto turístico de Pernambuco: Instituto Ricardo Brennand. A maior invenção do homem: A busca incessante pela cura de todas as doenças. A pior invenção do homem: A bomba atômica. Uma personalidade que é a cara de Timbaúba: Prefeito Marinaldo Rosendo de Albuquerque. Um advogado que a história guardou: Ruy Barbosa. Um advogado que a história vai guardar: Dr. Martinho, pelo seu relevante trabalho social aos mais necessitados de Timbaúba. Um jurista que a história guardou: Miguel Reale. Um jurista que a história vai guardar: Prof. Sérgio Torres, Juiz do Trabalho de Jaboatão dos Guararapes-PE. Clube esportivo: Náutico.  Um jogador: Mané Garrincha e Rogério Ceni. Com quem gostaria de se encontrar na subseccional da OAB? Ophir Cavalcanti, presidente nacional da OAB. Uma mulher bonita: Emília Lenita Cavalcanti Veloso, minha avó materna. Um homem bonito: Meu irmão Bruno Henrique.  Viver é... Servir a Deus.  Morrer é... Acordar junto a Deus.  Um motivo de orgulho: Ser pai e ter amigos pelos caminhos onde andei Um motivo de arrependimento: O de ter deixado de fazer o que deveria ser feito, demonstrando amor nos diversos momentos em que não tive coragem de expressá-lo. Um dia para recordar: O nascimento dos meus filhos. Um dia para esquecer: A morte do meu avô paterno João Gomes CoutinhoSe fosse Presidente da República... Investiria primordialmente da educação, visto que gente e nação só se fazem com educação. Um sonho: Ser perdoado pelos pecados praticados ou que poderão ser praticados. A palavra mais linda da língua portuguesa: Amor. A palavra mais feia: Ódio. Filosofia de vida: Os versos de Jader de Andrade: Uma verdade parece,/mas eu digo francamente,/que a gente nunca esquece/ de quem se esquece da gente.”
 .....
               E assim conhecemos um pouco de Carlos Eduardo Veloso Coutinho, Duduca, que se considera evangélico, independente de denominação, e que faz questão de enaltecer a figura de Emília Lenita Cavalcanti Veloso, sua avó materna: “Para mim, ela foi a figura mais importante na formação da minha personalidade e do meu caráter.”

*****

4 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

E-mail enviado por Ana Glória Araújo, Recife-PE
>>>>>>>>>>

Daslan,

TIMBAÚBA, ROTEIRO POÉTICO - Atualmente,essa prática de deslocamento para um balneário sem infraestrutura é pensar duas vezes, pois existe a poluição dos rios, os esgotos a céu aberto,casas de veraneios sem os devidos cuidados de abrigar muitos amigos... Segue minha sugestão. Timbaúba é uma cidade grande, que tem muitos lugares que precisam ser conhecidos nas férias : São José do Livramento, Xixá , Água Azul , Limoerinho ,etc.

CARLOS EDUARDO VELOSO COUTINHO, UMA PERSONALIDADE EM FOCO -
D.Emilia ,mãe de Márcia, é uma mulher guerreira. A primeira máquina de malha foi comprada por papai em São Paulo,a pedido de D.Emilia, na década de 60. Hoje, uma empresária de sucesso em Timbaúba-PE. Merecida homenagem.

MEMÓRIA TIMBAUBENSE - Esta foto é dos anos 60.
Minha infância era passear de bicicleta ao redor da Praça Jader todos os dias a tarde.E a noite
brincar com a turma, brincadeiras de infância: barra bandeira, passeio ciclista nos pontos turísticos da cidade.
Os meninos jogavam bolas de gudes,peão e uma brincadeira de jogo com ferro no chão,ping-pong. Anos Dourados.E a hora de retornar para casa,sem reclamar,porque havia o dia de amanhã. Muitos colegas sentem saudades desse tempo feliz.

Abraços.

Feliz Ano Novo,

Ana Gloria,Teotonio e Glorinha.

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...

Numa fase complicada por que passei há algum tempo, Dr. Carlos Eduardo deu-me orientação jurídica e agiu com ética exemplar.
É uma das pessoas mais lindas que conheço.

Anônimo disse...

Daslan, não posso deixar de registrar a minha gratidão aos dois entrevistados pelo seu blog, embora prefira chamar homenageados, pelo justo reconhecimento! Duca é para mim um irmão muito querido, por quem nutro uma grande consideração e admiração pelo homem ético e competente que ele é - Carlos Eduardo engradece a advocacia como um todo - e em particular a nossa Subseccional - sabe ser fiel ao juramento que nós advogados fizemos. E ao grande Prof. Guedes, tanto que devemos a esse homem, que nos ensinou com a máxima competência Geografia e, principalmente, como viver! Um verdadeiro astro de luz cintilante, que guiou gerações de nossa região, junto aos outros Mestres que tive! Digo sem cerimônias e sem medo de parecer piegas, tenho enorme orgulho de ter sido aluno do Mestre Guedes! Obrigado mais uma vez, Daslan!

Paulo Dutra de Morais
10/01/2012

Madalena Andrade disse...

Daslan!
Quando li em sua página, comentários sobre Carlos Eduardo, fiquei me perguntando: quem é este jovem? E ao ler a entrevista com ele, fui descobrindo a sua origem! Claro, descobri os seus avós, os seus tios(fui colega de Tânia, sua tia e contemporânea da sua avó Emília)! Parabéns Daslan! Você sempre homenageando os valores da terra!
Parabéns, Carlos Eduardo: Li a sua entrevista e, senti o quanto foi merecida as referências que lhe foram dirigidas!Você é reconhecido
não só pelo profissional qué é , mas, sobretudo pelo ser humano que valoriza muito mais o ser do que o ter!
Madalena Andrade