*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SESSÃO NOSTALGIA - RENATA FAN, MEMÓRIAS DA MISS BRASIL 1999

Daslan Melo Lima


          Gosto muito de ver Renata Fan, Miss Brasil 1999, atuando como apresentadora de um programa esportivo na TV Bandeirantes. A presença linda, inteligente, simpática e carismática de Renata Fan é um presente incomum para os telespectadores. Sou fã dessa gaúcha de Santo Ângelo que tão bem representou o Brasil no Miss Universo 1999, realizado em  Trinidad & Tobago, concurso no qual saiu vitoriosa  Mpule Keneilwe Kwelagobe, Miss Botswana.   Adoro o jeito de ser dessa linda mulher que em 2000, em Seul, Coréia, derrotou 45 jovens de vários países e foi eleita Miss Mundo Universitária. Confesso que tornei-me ainda mais seu fã há poucos dias, quando li um depoimento seu na revista “Miss Brasil, A Glória de uma coroa”, uma publicação da empresa De Francisco Promoções e  Eventos, de 2004, um presente que recebi do empresário e missólogo Dema de Francisco, de São Paulo-SP. Abaixo, na íntegra, o depoimento de Renata Fan.
 .....
 RENATA FAN, MEMÓRIAS DE UMA MISS BRASIL

.....

.....Escolher uma bela mulher para representar todas as outras. Uma proposta ousada e desafiadora a de eleger uma rainha entre tantas possíveis majestades. A beleza sempre encantou pessoas. Formas, sorrisos, elegância e simpatia. Muitas mulheres com disposição para alcançar o satuts de beldade máxima. Uma só mulher podendo desfrutar desta posição.
.....Todos os anos o mundo opta por padrões de beleza e mulheres deixam seus estilos e suas marcas por onde passam. Todas gostariam de ostentar uma coroa e um brilho diferenciado. Ser Miss é uma síntese da mulher privilegiada. Não só usufruindo de regalias por sua beleza. Mas, viver e sentir na pele a sensação de poder representar uma cidade, um estado ou uma nação.  Figurar na galeria das misses que participam do Miss Universo e viver este intercâmbio cultural foi uma vitória que repercute até hoje. Fui Miss Brasil em 1999 viajando, participando de eventos, buscando um espaço entre as mulheres, cultivando meu público, buscando levar alegria e classe em todos os lugares. Esta sempre foi minha proposta. Uma meta insistente. 
.....O concurso de Miss chegou ao novo milênio revitalizado. Evoluiu e permaneceu no imaginário e nos olhos de cada um de nós. A figura de uma Miss é admirada e cortejada nos quatro cantos do planeta com êxtase. Multidões, fãs inveterados e um séquito real ainda se deslumbram com a presença da mais bela de todas.  Só que esta evolução fez com que a Miss ganhasse novos contornos. Formas que se expressam também pela cultura, perspicácia e atualização. A mulher moderna está concentrada no perfil de uma nova Miss. Engajamento, determinação, comunicabilidade e confiança são características obrigatórias para uma autêntica representante da beleza. Nós mulheres queremos ver a modernidade sendo refletida pela Miss Brasil.
.....Cresci acreditando na garra e na determinação feminina. Meu padrão de beleza sempre foi pautado na personalidade forte. E a lembrança mais carinhosa do meu ano de reinado é a de ter sido respeitada e admirada pelo caráter e pela segurança. A Miss Renata Fan nunca foi diferenciada da mulher Renata Fan. Sempre andamos juntas e de mãos dadas.  Sou advogada e agora estudo jornalismo, além de trabalhar em televisão. Falo sobre futebol, uma área predominantemente masculina. Supero barreiras e obstáculos todos os dias e esta força retirei da minha trajetória como miss. Nunca competi; apenas quis ser autêntica.
.....A retrospectiva do Miss Brasil foi um espelho em minha vida. Através dele vi mulheres fortes que escreveram a história do concurso com beleza e harmonia. Vi mulheres deslumbrantes como Marta Rocha. Vi mulheres inteligentes como Ieda Maria Vargas. Vi mulheres ousadas como Vera Fischer. Vi mulheres quebrando tabus como Deise Nunes. Vi mulheres que obtiveram o sucesso profissional. Vi um lado feminino que a cada ano se renova e ganha um novo rosto. Um símbolo de como uma mulher pode ser idolatrada somente pelo fato de ser mulher.
.....A saudade é constante. Mas, sei que este foi o tempo de preparação. Estou mais confiante e luto pelos meus objetivos. Cresci por dentro e por fora. Aprendi a valorizar o Brasil como cidadã participativa e entendi que cada mulher tem seu espaço e que só reinamos com um conjunto de qualidades.
.....Fé, autenticidade e força de vontade foram fundamentais para que eu exercesse meu nome nos registros do concurso de Miss Brasil. Em 1999 a coroa e a faixa de Miss Brasil tinham nome e sobrenome: Renata Fan. Um momento singular e que me transformou em uma mulher de verdade. Em cada foto, nos eventos e na receptividade das pessoas percebi que o importante não é conquistar o título, mas mantê-lo por toda a vida. Esta é uma missão de uma Miss de verdade.   
.....

 
Renata Fan e o namorado Átila Abreu,  piloto de Stock Car. (Foto: revista Contigo!)

As palavras finais do seu depoimento é um alerta para as misses atuais: ".... o importante não é conquistar o título, mas mantê-lo por toda a vida. Esta é uma missão de uma Miss de verdade". Abençoada seja Renata Fan, Miss Brasil 1999, Miss Mundo Universitária 2000, um nome que orgulha a história do concurso Miss Brasil.

***** 

5 comentários:

Anônimo disse...

Daslan,
Renata Fan está muito mais bonita atualmente do que nos tempos de miss. A maturidade advinda com passar dos anos fez dela uma mulher encantadora e uma jornalista esportiva de primeira. Bem lembrada essa homenagem a gaucha.

Um bom Carnaval a todos.

muciolo ferreira

Unknown disse...

Sou carioca e filho de portugueses, e hoje moro em Olinda, Pernambuco. Deixo aqui um comentário que além de ser sincero, é realmente a minha opinião sobre essa gaúcha que tanto orgulha o povo Brasileiro. Renata, meus sinceros parabéns por toda sua trajetória de vida até hoje, pois além de linda, és inteligente e põe sua honestidade e dignidade a frente de tudo e provou para todas as outras misses ou até mesmo atrizes que para conquistar seu espaço não é necessário dormir com ninguém e sim ter garra, postura e comportamento de mulher... Meus parabéns e que Deus a abençoe com muita saúde e a mantenha com essa mesma garra, força e inteligência que tens até hoje. Seje feliz, você merece. Um grande abraço e um beijão de seu fã Paulo Agostinho Coelho de Oliveira.

ZENILDO disse...

EU ODEIO FUTEBOL, MAIS SOU CONDENADO A ASSISTIR NA BAND SÓ PARA OLHAR AS CURVAS DE RENATA FAN É MUUUUITO LINDA

Anônimo disse...

RENATA FAN COMO TÃO LINDA E FICA NO MEIO DE HOMENS TÃO FEIOS

américa futebol clube juru pb disse...

Renata Fan sempre bella