*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 11 de agosto de 2012

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO

SUPER RESOLVE, A NOVA APOSTA DE WAL BOY

      Ele é uma das pessoas mais populares de Timbaúba. Carismático, dinâmico e comunicativo, com jeito de adolescente, poucos dão a idade que ele realmente tem, 31 anos a completar no dia 09 de dezembro. Seu nome: Walfredo José da Silva, ou simplesmente Wal Boy, ou ainda, Wal Show, filho de um dos mais antigos taxistas em atividade na cidade Seu Sibiu. Wal estudou no Colégio Cenecista até a 8ª série e concluiu o segundo grau no SESI. Começou a trabalhar com 12 anos de idade e já exerceu as atividades de serviços gerais, balconista, mototaxista, publicitário, promotor de eventos e vendedor.   Atualmente está focado na empresa que criou recentemente, a Super Resolve, de quem fala com muito entusiasmo mais adiante. É casado com a estudante do curso superior de enfermagem Janaína Cristina, grávida de 5 meses do seu primeiro filho..  

      Um pouco de Wal Boy no melhor estilo “entrevista ping-pong" : Comida preferida: Os pratos da cozinha japonesa. ***** Bebida: Uísque. ***** Sobremesa: Pavê de ameixa. Cor: Azul. ***** Um clube esportivo: Sport Club do Recife. ****** Esporte preferido: Adoro participar de trilhas de moto e já organizei várias delas. ***** Um jogador de futebol: Romário. ***** Cidade dos seus sonhos: Uma Timbaúba cada vez melhor. ***** Santo de devoção: Nossa Senhora Aparecida. ***** Um ator: Marcelo Novaes. ***** Uma atriz: Thais Araújo. ***** Uma festa: Adoro Carnaval. Todos os anos saio no bloco “As Piruas” e o meu frevo preferido é “Diabo Louro”, de Alceu Valença. ***** Um programa de TV: Globo Repórter. ***** Um livro: “Onze Minutos”, de Paulo Coelho. ***** Um filme: “O Nome da Rosa.” ***** Um sonho de consumo: Um carro Honda Civic zero quilometro. ***** O que mais admira em uma pessoa: A verdade. ***** O que não suporta numa pessoa: A inveja. ***** Um dia para esquecer: Quando saí com um carro do meu pai e sofri um acidente. Quando ele soube, correu para me encontrar e disse: “Meu filho, você está bem? Esqueça o carro. A gente trabalha e consegue outro". “***** Uma mulher bonita: Patríca Poeta. ***** Um homem bonito: Paulo Zulu. ***** Uma personalidade timbaubense que a história guardou: Albenes Albuquerque. ***** Uma personalidade timbaubense que a história vai guardar: Professor Zé da Silva.
     A Super Resolve na visão de Wal Boy: Eu estava estudando algo sobre franquias quando vi na televisão uma reportagem sobre o Dr. Resolve. Fiz contato, eles deram-me assessoria e assim nasceu a minha empresa Super Resolve. Trata-se de algo inédito por aqui, mas acredito e tenho fé em  DEUS que o meu negócio vai dar certo. Assuntos referentes a pinturas de casas, problemas hidráulicos, etc., basta uma ligação para (81) 9628.7800, (81) 9228.8605 ou (81) 3631.2349. Vejam o panfleto e nossa página no Facebook, http://www.facebook.com/superresolve . Tudo simples, prático , objetivo, livrando o contratante de desgastes que poderia ter com alguém. 
      E assim conhecemos um pouco de Wal Boy, uma pessoa esforçada, que acredita em DEUS acima de tudo e em seus sonhos. Finalizando, ele confessou que a música da sua vida  é  “Asas da Imaginação”, na interpretação da Banda Aquarius, cuja letra diz assim:  
Deve haver lugar / Onde o inacreditável sobrevive / Onde tudo é possível / Deixa a mente imaginar / Onde nosso pensamento faz viagem / E a mente sem bagagem/ Viaja pra encontrar /////  Pode ser na asa de um cometa / Ou mesmo outro planeta / Onde a mente nos levar / Num lugar que tudo é possível / Sem medo sem dor / Só falar de amor / Deixa a mente imaginar /////  Asas me diz onde é o lugar / Onde o vento faz a curva / O circuito onde Senna corre sobre a chuva / Asas será que é real / Onde cantam as sereias / Onde nasce a lua cheia / Me faz acreditar.
 *****
FATOS EM FOCO
Já está circulando a nova edição do jornal CORREIO DE NOTÍCIAS, trazendo reportagens interessantes sobre Timbaúba e região. Você encontra exemplares à venda na banca de revistas de Julio Alfredo, no centro da cidade. Para conferir online as matérias na íntegra, clique : 
www.jcnoticias.net
*****
II ENCONTRO DAS TURMAS DO MAGISTÉRIO DA ESCOLA SANTA MARIA 1974/75, UM EVENTO PARA RECORDAR


      No bar e restaurante A Praça, no último domingo de julho, foi realizado o II Encontro das Turmas do Magistério da Escola Santa Maria 1974/1975. O encontro emocionante, que já  foi motivo de registro na edição anterior de PASSARELA CULTURAL, volta aqui a ser abordado com novas imagens e a publicação de uma mensagem especial enviada dos Estados Unidos  por Sônia Regis.

Um dos momentos mais significativos aconteceu quando Marta Vasconcelos, foto acima leu um trecho enviado dos Estados Unidos por Sônia Regis, foto abaixo. Ei-lo, na íntegra:
   
Prezadas amigas:

      Estávamos sentadas numa plena manhã de sol e falávamos sobre nossas vidas e nossos anseios quando veio a lembrança dos nossos belos tempos. Que gostoso! Que maravilhoso foram aqueles tempos! Que infância e adolescência bonita, pura e inocente!  Lembranças dos nossos passeios, primeiro para o Maristela, conhecer nossas amigas estudantes.
     Nosso Colégio Santa Maria era muito bonito e ainda continua. Lembro bem das aulas de trabalhos manuais, quando colocávamos a caixa com as agulhas e linhas no meio da passagem para quando passar e chutar fazer barulho. Nossas brincadeiras eram muito divertidas e  inocentes,  com a Irmã Boaventura “lavando as mãos”  pela turma. E vamos recordar a nossa querida Irmã... (não vou falar o nome dela, pois ela dirigia o grêmio no auditório, muito divertida). Vou entrar com a adivinhação feita a ela. Assim: “Quem é baixinha, gordinha e bem cabeludinha?”. Aí todas gritavam: “Irmã Geralda! Irmã Geralda !”
      Velhos tempos, belos dias. Puxa, tempos inesquecíveis! Citando nomes de amigas queridas, Áurea, Edileuza, Baixinha, Odilane, Vitória, Lucia Helena subindo as mesas e dançando... Sabe o que recordo bem? Quando a gente amarrava blusas e cantando e dançando la-la-la-la-la... Quando Irmã Clara entrava na sala. Tenho muitas lembranças das nossas deliciosas mangas e figos plantados. E na hora do recreio... Hum... Comia tudo!
     Posso não está aí em presença, mas meu espírito está presente. Amo todas vocês de todo meu coração. Sinto muitas saudades e adoro todas vocês. Foi uma época linda. Tudo foi perfeito e abençoado. E desejo tudo de bom para a vida de vocês e famílias, em nome de Jesus. Amém !
Sônia Regis.
_____
      
Tive a surpresa de receber das mãos de Paula Francinete, uma das organizadoras do II Encontro das Turmas do Magistério da Escola Santa Maria 1974/1975, uma homenagem especial  por minha  contribuição em divulgar a cena sociocultural timbaubense.  Guardarei o troféu e a toalha do Sport Club do Recife no meu coração e no espaço azul das coisas que me são caras. Muito grato a todas, meninas sonhadoras de ontem, mulheres maravilhosas de hoje!

*****
ROTEIRO POÉTICO DE TIMBAÚBA
Os fantasmas do Cine Teatro Recreios Benjamin, inaugurado no dia 05/03/1916, continuam esperando a bendita restauração desse patrimônio histórico. Enquanto isso, com saudades de um tempo glorioso, declamam nas madrugadas frias uma quadrinha de Jader de Andrade: "O amargo da vida triste / Pode virar alfenin / Aquele que o belo assiste / Do Recreios Benjamin." 

*****
MEMÓRIA TIMBAUBENSE

Timbaúba-1968 ***** Josafá de Freitas dirigia algumas produções do gênero teatro de variedades para a Banda Prof. José Mendes da Silva, do Colégio Timbaubense, sob o título de Miscelânea Show . À sua direita, Professora Otaviana, à sua esquerda, Professora Ceiça, assistentes de direção e produção.Atrás, da esquerda para a direita, Hiram Freire, João Hélio, Carlos Roberto e José Clóvis Queiroz que juntos com Cid Boquinha e Chacom foram os melhores instrumentistas de tarol de bandas marciais de Pernambuco.***** Foto: Acervo de Josafá de Freitas. 
*****

2 comentários:

Anônimo disse...

amigo Daslan,
Carlos Chacon foi um dos melhores tocadores de tarol de pernambuco, mas... não podemos esquecer do seu cunhado EVERALDO BARBOSA (Dr. Everaldo do Laboratorio) que sem duvida competia de igual para igual com Chacon, os outros, conparados a eles são fichinha kkk
(Não lembro da Banda dos anos 60, 70 mas ouço falar muito dessas duas figuras que enlouqueciam as moçinhas por onde passavam... aquela farda de linho nas cores vermelho e branco, sapatos pretos muito bem engraxados e os lindos olhos claros....)
Lygia Cajá

Anônimo disse...

Bom dia, Daslan.
Chamo-me Alexandre Barboza, e sou aluno do Curso de Mestrado em Gestão Pública (UFPE). Em uma das disciplinas do curso confeccionei um artigo intitulado: Cine Teatro Recreios Benjamin: estigma cultural da cidade de Timbaúba-PE.
Mesmo sendo timbaubense desconhecia a grande riqueza cultural que guarda esse templo, só após a pesquisa tomei consciência de tal.
Parabéns pelo blog.
Alexandre Barboza

alexandrebarboza28@hotmail.com