*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 20 de julho de 2013

SESSÃO NOSTALGIA - ESPECIAL, CONCURSO MISS PERNAMBUCO 2013

Daslan Melo Lima
PRÓLOGO

              
          Há um mês, recebi convite do meu amigo Joaquim Francisco de Morais Andrade Filho, o Quinquinha, para ir assistir ao Miss Pernambuco com ele e sua namorada Elizabeth Muniz Falcão, Miss Macaparana 2012 e Miss Terra Pernambuco-Coroa do Avião 2013.  No domingo, 14, Joaquim Francisco e Elizabeth escaparam milagrosamente de um acidente de trânsito nas proximidades de João Pessoa-PB.  O casal nada sofreu, apenas a mãe da Elizabeth levou oito pontos na cabeça. O incidente provocou a desmotivação para   Joaquim Francisco viajar ao Recife na quinta-feira.  Moro em Timbaúba, zona da mata norte de Pernambuco, distante apenas 96 km do Recife, o que dá uma hora e meia de viagem. Não dirijo há vários anos e minha ida à capital para assistir ao Miss PE estaria condicionada  à disponibilidade de um amigo dirigir para mim. Enfim, às 17 horas, pegamos a estrada rumo ao Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, na praia de Boa Viagem.  Chovia. Um engarrafamento atrasou nossa chegada. Pensei que o evento começaria às 20h.  Chegamos às 19h40min. Adquiri as entradas e fui informado que o acesso ao recinto só seria liberado às 21 horas. Relaxei. O concurso começou as 21h15 minutos.
          Faz de conta que você, leitor; você, leitora, está ao meu lado. Vai começar o concurso Miss Pernambuco 2013.
ABERTURA 

      No teatro, moderno e confortável, um público bem vestido e entusiasmado toma conta de todos os 576 lugares e de dezenas de cadeiras extras.  Apresentadores: Nadja Haddad e Raldney Santos, da Band/TV Tribuna.  Eles avisam que o evento seria  gravado para exibição na noite do sábado e que ninguém poderá filmar.  Na mesma fila de cadeiras onde estou, a satisfação de ter do lado direito Leonardo Sandres, o Léo Sandres, estilista e Williana Siqueira, Miss Alagoas 2008 e Miss Brasil Latina 2009, no lado esquerdo e à frente, a torcida de Andresa Alves, Miss Caruaru.
AS 26 CANDIDATAS

Paula Luck, Miss Pernambuco 2012, em excelnete forma e mais bela do que nunca, à frente das candidatas ao Miss PE 2013, no desfile de abertura. Cenário: Fred de Castro.
      Começa o primeiro desfile. Coreografia de Romildo Alves.  Juntas com Paula Lück, Miss Pernambuco 2012, as misses usam trajes casuais da grife Club Noir.  São 26 belas jovens e um sonho: ser  a Miss Pernambuco 2013. Desfilam:  Miss Afogados da Ingazeira, Taynara Kalystra  //  Miss Beleza Regional, Gabrielle Cordeiro //  Miss Bezerros, Brennda Melo  // Miss Brejo da Madre de Deus, Clecia Lima // Miss Camaragibe, Gerlane Chagas // Miss Carpina, Gabriele Freitas  // Miss Caruaru, Andresa Alves  //  Miss Custódia, Annyelle Simões //  Miss Fundação Gilberto Freyre, Andrielle Karla  // Miss Gravatá, Franciele Silva //  Miss Ibimirim, Isis Correia //  Miss Igarassu, Samantha Diniz  // Miss Macaparana, Daniele Lima  // Miss Moreno, Jéssica Souza  // Miss Olinda, Mônica Andrade //  Miss Paulista, Luana de Paula // Miss Recife, Helena de Castro Rios, // Miss Ribeirão, Allana Cavalcanti // Miss Santa Cruz do Capibaribe, Gláucia Arruda // Miss São Jose da Coroa Grande, Étila Santiago // Miss Serra Talhada, Ana Gabriela Leal // Miss Surubim, Anna Mateus // Miss Taguaritinga do Norte, Lely Santos // Miss Toritama, Aislane Leite // Miss Triunfo, Andressa Carneiro // Miss Xexéu, Thaiana Andrade.  ***** Algumas candidatas não estavam com a forma física ideal para disputar o título. Espero que se preparem melhor para  retornar às passarelas com chances reais de destaque. ***** Neste vídeo, fotos oficiais das concorrentes ao Miss PE 2013,  http://www.youtube.com/watch?v=vfkYoAvzzT8

                                                                    O TOP 12
          Todas as candidatas desfilaram em traje casual, vestidos de gala e maiôs. Um exemplo a ser seguido pela coordenação do Miss Brasil para que não cometa este ano o fato lamentavel do ano passado, em Fortaleza, quando as não classificadas ao Miss Brasil 2012 não tiveram o direito de mostrar ao público o seu potencial.  As 12 semifinalistas do Miss PE foram selecionadas por um júri  técnico durante o período que permanceram concentradas nos dias que antecederam a noite final. Quando seus nomes foram anunciados, o Top 12 surgiu vestindo biquinis. Fizeram parte desse grupo as misses Beleza Regional, Camaragibe, Caruaru, Igarassu, Macaparana, Moreno, Paulista, Recife, Ribeirão, Santa Cruz do Capibaribe, São José da Coroa Grande e Serra Talhada. ***** Mônica Andrade, Miss Olinda, no meio das chamadas das componentes do top 12, saiu da sua posição e foi para a frente, como se tivesse ouvido seu nome ser anunciado. O apresentador explicou que a posição das caixas de som voltadas para a plateia talvez estivesse dificultando a propagação do som no palco. Miss Olinda retornou descontraidamente para onde estava. No quadro seguinte, recebeu a faixa de Miss Simpatia. Independente da falha, merecia um lugar no Top 12.
                     

Havia muitas torcidas organizadas. O líder da torcida de Miss Caruaru era Alan, seu namorado, um belo rapaz que vibrava a cada aparição de Andresa Alves.


O TOP 6 E AS ENTREVISTAS




As 12 semifinalistas retornaram aos bastidores e na sequência a seguir o público tomou conhecimento do Top 6 de forma diferente.  Quando as cortinas se abriram, as componentes do Top 6  já estavam no palco em trajes padronizados, vestidos longos,  variando apenas as cores, laranja, rosa pink e verde  cítrico. ***** Momento da “entrevista”, ocasião onde  perguntas são sorteadas com as garotas que chegam às finais. 1) Miss Beleza RegionalQual o homem mais importante da historia de Pernambuco? (Deu uma boa explicação antes de concluir que esse era Luiz Gonzaga); 2) Miss Caruaru - Qual a importância do titulo de Miss Pernambuco para você?  3) Miss Macaparana - Como avaliaria a expressão Educação Direito de Todos?  4) Miss RecifeDiante das últimas manifestações, qual a melhor forma de lutar por um Brasil melhor?  4) - Miss Santa Cruz do Capibaribe - Como colocar na prática as leis que garantem a qualidade de vida para os idosos? 5) - São José da Coroa GrandeQual o ponto turístico de Pernambuco que mais divulgaria no seu reinado de Miss Pernambuco?  ***** As garotas deram boas respostas, mas continuo defendendo a ideia de que deveria ser feito uma única pergunta para todas. Seria interessante ouvir a visão de cada uma sobre um mesmo assunto. Uma não ouviria a resposta da outra,  pois elas estariam numa cabine a prova de som, num canto do palco, ou com fone de ouvidos que impedissem ouvir o que estava sendo respondido pela entrevistada.   
O TOP 3



Miss Recife, Helena de Castro Rios, primeiro lugar
----------



Miss Macaparana, Daniele Lima, segundo lugar
---------- 

Miss Caruaru, Andresa Alves, terceiro lugar

  DETALHES

          A comissão julgadora foi composta por 21 personalidades, entre elas duas misses, Meyriele Abrantes, Miss Pernambuco 2003, e a gaúcha Gabriela  Markus, Miss Brasil 2012 e quinta colocada no Miss Universo 2012.  ***** Ao ser chamada ao palco, Gabriela Markus desfilou ao som de Ellen de Lima cantando “Canção das Misses”, de Lourival  Faissal, trilha sonora de muitos concurso de Miss Brasil dos anos 60.  Sou saudosista e pensei que estava sonhando.  Fechei os olhos e viajei no túnel do tempo para o Maracanãzinho.  Os Estados brasileiros se apresentam /  nesta festa de alegria e esplendor. /  Jovens misses seus Estados representam /  seus costumes, seus encantos, seu valor. ///  Em desfile, nossa terra, nossa gente, /  pela glória do auriverde em céu de anil, /  sempre unidos leste, oeste, norte, e sul, /  na beleza das mulheres do Brasil.” ***** Em seu discurso, Gabriela Markus, visivelmente emocionada, falou que amadureceu muito com o titulo e que se tornou grande amiga de Paula Luck. Em seus pronunciamentos, ambas confessaram que o autoconhecimento foi  uma das melhores coisas que aconteceram em suas vidas durante o reinado de Miss.***** Até  começar o desfile, eu conhecia pessoalmente apenas uma candidata, Étila Santiago, Miss São José da Coroa Grande. No ano passado ela foi eleita Miss  Pernambuco  Latina 2013 e há algum tempo  finalista do Menina Fantástica da Rede Globo, seletiva do  Recife, além de vencedora de um concurso nacional específico para cabelos promovido por uma marca de cosméticos. Não entendi o que Étila fez  (ou que fizeram) com seu belo cabelo encaracolado.  Ficou muito estranha sem os cachos. 
 
Gabriela Markus, Miss Brasil 2012; Helena de Castro Rios, Miss Pernambuco 2013; e Paula Luck, Miss Pernambuco 2012. ***** Foto: Milla Guedes/Divulgação.
 
          O evento, mais uma vez sob a coordenação geral de Miguel Braga,  homenageou o Frevo pernambucano, patrimônio imaterial cultural da humanidade. Senti falta de um número com  passistas dançando frevo, mas no intervalo musical  André Rio entrou cantando "Que bom te ver de novo em fevereiro. / Eu agradeço a Deus / tua cara pintada, teu sorriso. / O Recife é teu, / o trio, a tribo, a trupe na rua, / na lua ou em qualquer lugar. / No frevo, no passo / ou num mar de braços abertos / abraçando o mar, / sou teu amor, êo, êo, êo. / Vem me beijar, êo, êo, êo,  / sou teu amor, êo, êo, êo,  / vem me beijar, êo, êo, êo." ***** No teatro havia quatro misses Pernambuco: Meyriele Abrantes, Miss Pernambuco 2003 (fazendo parte do júri) e na  plateia Luzielle Vasconcelos, Miss Pernambuco 2010 e Miss Pernambuco World 2011; Leidiane Vasconcelos, Miss Pernambuco 2011; e  Taynara Gargantini, Miss Pernambuco Latina 2012 e Miss Pernambuco World 2013. ***** Outra pre- sença bonita na noite: a baiana Gabriella Rocha, Miss Brasil Latina 2010 e   vice-Miss Brasil 2011. ***** Um telão no palco mostrou imagens das misses durante os dias que passaram em Santa Cruz do Capibaribe e Gravatá, inclusive o desfile de traje típico, que teve como vencedora Gláucia Arruda, Miss Santa Cruz do Capibaribe. ***** A Miss Pernambuco 2013 e sua vice quando participaram do Miss Recife ficaram respectivamente em primeiro e segundo lugares. ***** Gravando para a televisão, o consultor de moda Marcos Salles e Wilma Gomes, Miss Pernambuco 2008, atuaram na Sala Vip, na condição de comentaristas. ***** Créditos das imagens que ilustram esta matéria: DML/Passarela Cultural, Divulgação e Facebook.

----------
Entre os belos trajes da noite, algumas verdadeiras obras de arte. Acima, Helena de Castro Rios, Miss Recife, vestido em renda de renascença pernambucana, um legado do tempo dos holandeses, confeccionado manualmente. Abaixo, Andresa Alves, Miss Caruaru, vestindo um modelo de Léo Sandres, estilista pernambucano radicado em Maceió.


----------

 UM POUCO DE HELENA DE CASTRO RIOS,
MISS PERNAMBUCO 2013


Nome completo: Helena de Castro Rios
Idade: 20
Data de nascimento: 07/03/93
Altura: 1,74 m
Peso: 57 kg
Medidas (busto - cintura - quadris): 87 cm - 62 cm - 92 cm
Títulos que já ganhou: miss Recife 2013
Cidade onde nasceu: Recife (PE)
Cidade onde mora: Recife (PE)
Música preferida: Luz dos Olhos, de Nando Reis
Cantor(a) ou banda predileta: Kings of Convenience e Amy Winehouse
Filme: A Lista de Schindler
Ator ou atriz: Robert Downey Jr.
Cor preferida: rosa
Perfume favorito: Hypnôse, da Lancôme
Esmalte favorito: Rose Insolent, da Chanel
Livro: O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano
Sonho: Ser uma médica de sucesso
Uma viagem inesquecível: Florença e Roma
Uma miss inesquecível: Leila Lopes
Ídolo: Eduardo Galeano [escritor uruguaio]
______
Fonte do texto acima: http://entretenimento.r7.com/blogs/tudo-miss-e-tudo-mais/2013/06/16/rainha-da-beleza-helena-de-castro-rios/
______
Após ter sido eleita Miss Recife 2013, Helena de Castro Rios concedeu uma entrevista ao Leia Já.  Vale a pena conferir,  http://www.leiaja.com/cultura/2013/helena-rios-um-retrato-intimo-da-miss-recife/

EPÍLOGO

Paula Luck, Miss PE 2012, e Helena de Castro Rios, Miss PE 2013.

          O meu relógio marcava meia-noite e meia do sábado, 19, quando Paula Luck, Miss Pernambuco 2012, colocou a coroa de Miss Pernambuco 2013 em  Helena de Castro Rios
          As minhas favoritas foram bem classificadas e  o título de Miss Pernambuco 2013 esta em boas mãos. 
          Com sua classe, beleza e inteligência, Helena vai marcar época na historia do Miss Pernambuco. Espero que sua estrela brilhe no Miss Brasil, agendado para setembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais,   e que retorne para Pernambuco com uma boa colocação, quiçá com o titulo de Miss Brasil 2013.
----------

        Antes de entrar no carro de volta para Timbaúba, pausa para uma foto em frente ao Teatro Luiz Mendonça. A brisa mansa que vinha do mar de Boa Viagem era relaxante. Eu estava leve e agradeci a DEUS por ter passado aquelas horas em meio às misses, uma das paixões da minha vida. Paixões são paixões, não se explicam.
*****
P.S.: Outras  fotos do Miss PE 2013 poderão ser postadas oportunamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fantástico seu relato! Eu me senti como se tivesse assistido o Miss PE 2013.

C.Rocha de Floripa

Edson - M.G. disse...

Muito bom. Gostei. Parabens pela matéria e pela sua ida ao concurso.