A NOITE DA COMENDA ISNAR CABRAL
A entrega da comenda Isnar Cabral de Moura foi realizada na quinta-feira, 03, às 19h30min, no Museu de Timbaúba, uma iniciativa da Funjader, Fundação Jáder de Andrade, em parceria com a Prefeitura Muncipal. As homenageadas com a honraria foram:
1 - Alga Marina de Oliveira Feliciano, timbaubense, nascida em 05/11/1925, filha do poeta Balthazar de Oliveira e viúva do poeta João Feliciano.
2 - Hilda Costa de Souza, timbaubense do engenho Jussara Grande, onde nasceu em 10/12/1924. Parteira que, segundo estimativas, ajudou mais de 2.000 crianças vir ao mundo.
3 - Maria de Lourdes Jacques Coutinho, natural de Olinda, PE, nascida em 06/07/1925, radicada em Timbaúba desde 04/02/1945, viúva do médico João Gomes Coutinho, ex-vereadora. Por problemas de saúde não compareceu à cerimônia, tendo sido representada por sua filha Zarinha Coutinho.
4 - Santina Bezerra, nascida em 20/03/1924, gestora da Creche Mãe Rainha.
5 - Irmã Sofia Maria Salanga, religiosa da Congregação das Fransciscanas de Maria Stern de Augsburg, Alemanha, onde nasceu em 17/06/1944. Chegou ao Brasil em 11/01/1986 e um mês depois recebu a tarefa de administrar a OSSAM, Obra Social Santa Maria, função que exerceu até a semana passada. Irmã Sofia recebeu sua comenda no domingo passado, 30/03, durante uma reunião na Ossam, pois na noite da quinta-feira estava embarcando para a Alemanha.
Jefferson Leal, presidente da Funjader, ladeado por Santina Bezerra e Alga Marina.
Hilda Souza e o sobrinho-neto Eder Costa. |
Em pé, da esquerda para a direita: Rosani Albuquerque, Eder Costa, Jefferson Leal e Djalma Junior. Sentadas, na mesma ordem: Santina, Hilda, Alga e Zarinha Coutinho (representando sua mãe Lourdinha Coutinho). Na ocasião houve uma hora de arte com textos declamados por Rosani Albuquerque e Luciana Matias, além de uma performance da atriz Joselma Carneiro de Melo e um show musical com o cantor Egemilson.
Banner com os dados biográficos de Isnar Cabral de Moura, educadora de méritos consagrados, jornalista, cronista social e escritora, um ícone cultural, de Timbaúba para o mundo. Isnar mora no Recife e vai completar 105 anos de idade no dia 05 de agosto.
|
O LEGADO DE SOFIA
Irmã Sofia e a educadora Tânia. Abaixo, eu e a comendadora.
No calor timbaubense daquela tarde de domingo, eu e a homenageada fizemos uma pausa para uma foto que acabou ficando emblemática, ao contastarmos que o Papa Francisco, através da imagem na parede, se fez presente ao encontro. Ao encerrar esta postagem, fico a refletir na passagem do tempo, pois 28 anos não são 28 dias. O legado da Comendadora Irmã Maria Sofia Salanga, ou simplesmente Irmã Sofia, ecoará pela eternidade em cada espaço da Ossam, em cada coração das vidas que tiveram suas trajetórias direcionadas para um horizonte impregnado de azul e esperança.
*****
Na noite da entrega da Comenda Isnar Cabral
de Moura, uma homenageada não estava presente porque naquele momento se encontrava no Aeroporto Internacional dos Guararapes
Gilberto Freyre, embarcando de volta para o País onde nasceu, Alemanha, depois
de 28 anos de trabalhos à frente da Ossam, Obra Social Santa Maria. O que dizer
da comendadora Irmã Maria Sofia Salanga? Simples, discreta, seu olhar transmite
docilidade associada a uma boa dose de determinação. Na reportagem “Um pouco sobre uma missionária e a missão
que tomou para si”, postada em 27/12/2013, no site www.ossam.org.br, abaixo condensada, podemos conhecer um pouco
de sua vida. Os textos estão intercalados por imagens feitas na tarde do
domingo, 30/03, quando ela recebeu sua comenda na Ossam.
Irmã Sofia, com muita
determinação, firmeza e carinho levou crianças, jovens, famílias e funcionários
a acreditar que é possível vencer, ser feliz e bom cidadão. Para a cidade de Timbaúba, Irmã Sofia fez,
contribuiu, acrescentou, trouxe crescimento, através da formação do povo mais
pobre. Construiu casas em regime de
mutirão, ouviu, orientou, apoiou. Mostrou para muitos que o mundo vai além das
fronteiras de Timbaúba. Que todos podem e que a educação remove montanhas: a
montanha do descaso, da desvalorização, da desumanidade, do desamor. A sua luta
é por justiça. A sua causa é o amor! A sua bandeira são os ideais de São
Francisco de Assis.
UMA TERÇA PARA RECORDAR
*****
Um dos momentos mais significativos da festa foi o da exibição de um pequeno documentário com imagens de sua vida. Na foto, Júnior Rodrigues no dia da primeira comunhão. |
JOSEFA FULGÊNCIO, A CLASSE DE UM NIVER
*****
*****
Um comentário:
PARABENS PELA FUNDAJER POR ESSA INICIATIVA DE MOSTRAR PESSOAS QUE NÃO SÃO MAIS LEMBRADAS, MAS QUE NA ÉPOCA DELAS FIZERAM MUITO.
Postar um comentário