*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 14 de março de 2015

SESSÃO NOSTALGIA - Julia Katia, a vedete do Miss Pernambuco 1976, na intimidade

Daslan Melo Lima   




  

    No dia 12 do mês passado, passei uma manhã ao lado de Julia Katia Araujo de Melo Lopes, ou simplesmente Julia Katia, uma das modelos mais famosas de Pernambuco nos anos setenta. Em maio de 1971, aos 15 anos, Julia Katia iniciou sua vitoriosa carreira que duraria até 1982, ao desfilar na FENIT, em São Paulo, a coleção da estilista mineira Lucia TavaresQuando Fernando Bandeira Diniz (coordenador geral do Miss Brasil Latina) convidou Julia Katia Araujo para representar o Grupo Jovem e Artístico de Boa Viagem no Miss Pernambuco 1976, onde foi semifinalista, ela já era  famosa nas passarelas dos desfiles de moda dos estilistas Marcílio Campos (1930-1991) e Paulo Carvalho. Notícia em todas as colunas sociais pernambucanas e até em revistas de circulação nacional; Manchete, Fatos & Fotos e Ele & Ela
Uma vez, ao telefonar para a jornalista Léa Pabst Craveiro (1935-1987), a fim de agradecer por ter sido focalizada em uma reportagem, Julia Katia ouviu a seguinte observação:  Julia, você é notícia. A imprensa tem que ir ao seu encontro. Você é a vedete de todas as coleções!  Ela é viúva de Mario de Melo Lopes (1922-1998), cirurgião buco-maxilo-facial do Hospital da Restauração e professor da Universidade Federal de Pernambuco, falecido em 07/06/1998, vítima da doença de Alzheimer. Por opção, Julia Katia não teve filhos.

----------
Desde que se submeteu a uma gastroplastia sem abdominoplastia, Julia Katia mora num flat, na praia de Boa Viagem, zona sul do Recife, enquanto aguarda a conclusão da reforma do seu apartamento, localizado no mesmo bairro. "Toby Marley, meu cachorro, não pode morar aqui comigo no flat. É uma pena!"
----------
Selfie ao lado da diva. Sempre sorridente, extrovertida e carismática, Julia Katia tem um astral impressionante e de vez em quando solta uma gargalhada, sonora, contagiante  e verdadeira. 
----------
O que se lê no quadro define bem sua personalidade. Julia Katia. Nome composto de origem latina e grega. Julia significa "cheia de juventude" e Katia "pessoa pura". Nome próprio de mulher cuja principal característica é a de ajudar o próximo. Dinâmica e com grande sabedoria, sempre vai atrás do que quer e não deixa que nada interfira em seus ideais. Tem tudo para ser feliz.
----------
"Adoro cílios postiços. Uso diariamente, desde quando comecei a desfilar. E por falar em misses, as minhas inesquecíveis continuam sendo Suzy Rêgo, Miss Pernambuco e vice-Miss Brasil 1984; Marta Jussara, Miss Rio Grande do Norte, Miss Brasil e quarto lugar no Miss Universo 1979; e Martha Vasconcellos, Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968.
----------
"Em cada canto, uma foto remete aos momentos felizes com meu eterno amor . Ele fazia questão que eu carregasse os seus dois sobrenomes: Melo Lopes. Sou muito feliz e grata a Deus por tudo que já vivi e aprendi. Não tenho o direito de reclamar de nada."
----------
"Sou muito ligada à família, tenho uma mãe maravilhosa, Nadeje; adoro meus irmãos, RicardoFernandoBianca e Fabíola;  e tenho um carinho especial por Thais, minha sobrinha-neta."
----------


Apos almoçarmos juntos, Julia Katia levou-me ao Aeroporto Internacional dos Gurarapes, onde eu pegaria o meu voo para passar o carnaval no Rio de Janeiro. Encontramos o nosso amigo jornalista Muciolo Ferreira, que também estava embarcando para a Cidade Maravilhosa. Muciolo tirou uns cocares da bolsa e pedimos para uma pessoa registrar aquele momento de descontração.  

 ----------

                  Durante o voo ficou passando um filme na minha memória. Eu era uma das 22 mil pessoas presentes no Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo, no Recife, naquele maio de 1976, na noite do Miss Pernambuco, quando Matilde de Souza Terto levou para Serra Talhada o tricampeonato da beleza pernambucana. “É o tri, Serra Talhada!”, exclamou o apresentador. A imagem é forte na minha lembrança, mas há outra, a  atitude de Julia Katia Araujo, Miss Grupo Jovem e Artístico de Boa Viagem, recebendo aplausos e vaias por causa do seu biotipo e estilo de desfilar. Fugindo do padrão das misses tradicionais, ela desfilou com uma postura similar às modelos da atualidade. Linda, magérrima, foi classificada entre as dez semifinalistas e em momento algum ficou perturbada quando algumas pessoas mal educadas gritavam: Tra-ves-ti!
         _________

No dia 23/10/2009, PASSARELA CULTURAL rendeu um tributo a Julia Katia. Vale a pena ler de novo. Basta um clique neste link,  

*****

9 comentários:

Anônimo disse...

Meu irmão mais velho fala muito bem de Julia Katia, a quem conheceu num desfile de Marcílio Campos.

Clayton R. M. Souza

Roberto Macêdo disse...

Deus proteja Julia Katia! Pessoas assim é que fazem a transformação. Beijo carinhoso

Julia Katia Lopes disse...

Você NÃO TEM NOÇÃO O QUE SIGNIFICA PARA MIM: Ter ficado na memoria do importante Missológo, Advogado, Jornalista,Blogueiro e Principalmente ter ficado no Coração do Poeta Daslan Melo Lima. Sou Eternamente Grata. Amo você.

Anônimo disse...

Daslan,

Júlia Kátia foi a precursora do que hoje acontece nas passarelas internacionais com as misses livres, leves e soltas, rodopiando e fazendo caras e bocas. Em 1976 quando a Miss Grupo Jovem e Artístico de Boa Viagem surgiu num modelo bem moderno para os rígidos padrões da época, de peruca e um imenso buá com seu tipo esguio, causou frisson e revolucionou o Geraldão.

Fico felicíssimo todas as vezes que a reencontro. Anos depois, como assessor de imprensa do Cabanga Iate Clube, a reencontrei inúmeras vezes nos jantares dançantes da boate do requintado clube social, nos fins de semanas, dançando coladinho ao seu eterno amor, o maridão Dr. Mário Lopes. E nas ensolaradas manhãs do domingo , nas águas da bacia do Pina e do oceano Atlântico, na lancha batizada com o seu nome - presente do maridão.

Júlia e Mário Lopes formaram um dos casais mais queridos e admirados da sociedade pernambucana.

Vou finalizar meu comentário plagiando o título de um filme estrelado pela atriz Marilyn Monroe: "Quanto Mais Júlia Kátia na Sessão Nostalgia, Melhor".

Uma ótima semana a todos os leitores e um beijão à diva dos anos 70.

Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Pelo que li, Julia Katia foi realmente uma revolucionária das passarelas pernnambucanas.

C.Rocha de Floripa

Julia Katia Lopes disse...

Muito Obrigada Amado Muciolo Ferreira, Pelas Belas Homenagens nos teus Dois comentários. Tocaram Fundo Meu Coração... Todo Meu Respeito e Minha Admiração. Lembro de Vocês Gritando Atras da comissão julgadora:" Julia Katia Não Ligue Para Ninguém Você É Nossa Miss...

Julia Katia Lopes disse...

Muito Obrigada Meu Rei Roberto Macedo pelo Carinho de Sempre, Amo Você

Julia Katia Lopes disse...

Muciolo Ferreira confesso que Desfilei em Homenagem a cada Miss que Habita o Generoso Peito de Vocês. Que Bom que Fiz Direitinho. Beijossssssss

tranquelino disse...

Daslan,

Essa sua viagem ao Rio de Janeiro foi uma viagem que todo mundo gostaria de feito. Voce aproveitou tudo que teve direito. E essa sua passagem por Recife e ter visitado Júlia Katia foi o inicio de seu encanto Parabens