*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 7 de maio de 2016

SESSÃO NOSTALGIA - Coquetel de Misses

Daslan Melo Lima


          Dias depois daquela madrugada de 20 de junho de 1965, quando saiu do Maracanãzinho consagrada com o título de Miss Guanabara 1965, Maria Raquel Helena de Andrade recebeu valiosas orientações de três misses: Vera Ribeiro, Miss Distrito Federal, Miss Brasil e quinta colocada no Miss Universo 1959; Vera Lúcia Saba, Miss Guanabara, terceiro lugar no Miss Brasil e nossa representante no Miss Mundo 1962; e Vera Lúcia Couto Santos, Miss Guanabara, vice-Miss Brasil e terceira classificada no Miss Beleza Internacional 1964. O assunto foi destaque na revista Fatos & Fotos, ano V, número 231, de 03/07/1965, com texto de José Rodolpho Câmara e fotos de Gil Pinheiro

----------
Vera Lúcia Couto, Maria Raquel, Vera Ribeiro com a filhinha Cristiane e Vera Saba. 

Três Veras estarão, dia 3 de julho, no Maracanãzinho, torcendo pela vitória de uma Raquel, no concurso Miss Brasil 1965. E não só torcendo. Com sua experiência em concursos anteriores, ajudam e orientam a nova Miss Guanabara, indicando-lhe os segredos que as conduziram à conquista dos respectivos títulos. A fim de traçarem os planos de batalha, foram convidadas  para um coquetel, no qual imperaram a simpatia e a beleza. Local da reunião: residência de uma das Veras - Vera Ribeiro Secco, Miss Distrito Federal e Miss Brasil 1959. Na tarde agradável, cada qual relembrou passagens de seus concursos, assinalando fatores que poderiam ter influência na carreira  da miss de agora. A todas, Maria Raquel de Andrade escutava com a simplicidade que é uma das características de sua personalidade. E as três misses anteriores - Vera Ribeiro Secco, Vera Saba e Vera Lúcia Couto - não escondiam o otimismo de que estavam possuídas, acreditando nas possibilidades da reconquista do titulo de mas bela brasileira em 1965 para o Estado da Guanabara. (Fatos & Fotos, 03/07/1965).

----------
Que segredo e qual orientação Vera Lúcia Couto estará transmitindo para a sua substituta, a botafoguense Maria Raquel de Andrade?
----------
O coquetel oferecido por Vera Ribeiro Secco às três outras misses, além de motivo para congraçamento, foi um show de elegância do quarteto.
----------

        Os segredos e as orientações que Vera Lúcia Couto, Vera Ribeiro e Vera Lúcia Saba passaram para Maria Raquel Helena de Andrade foram positivos. A preferida do público para o  título de Miss Brasil 1965 era a morena Marilena de Oliveira Lima, Miss Mato Grosso, quarta colocada, mas foi a loura do Botafogo quem recebeu a faixa, a coroa e o cetro de Miss Brasil 1965, ficando depois entre as quinze semifinalistas do Miss Universo.

        Fui criança e adolescente nos mágicos anos sessenta, época da maior parte das minhas mais gratas recordações, guardiã de muitas coisas inesquecíveis, entre elas os concursos de misses, que faziam o País parar como se estivéssemos em clima de Copa do Mundo. 

*****

3 comentários:

DASLAN MELO LIMA disse...

Você não tem noção do valor cultural do seu blog e destas relíquias sobre Misses que você oferta a todos nós.

De C.Rocha de Floripa, via e-mail

>>>>>>>>>>

Grato, C.Rocha.
Um grande abraço.
Daslan
>>>>>>>>>>

Anônimo disse...


Saudades mil desses tempos. Embora criança, meu saudoso pai comprava semanalmente as três principais revistas do país, Manchete "O Cruzeiro" e Fatos & Fotos. E aos domingos, numa banca na Avenida Guararapes (centro do Recife), os jornais O Globo e o Jornal do Brasil. Daí veio a minha inspiração, o gosto e o prazer pelas letras, literatura, assuntos culturais. As misses sempre foram um capítulo a mais na leitura semanal.
Um grande abraço ao meu amigo Daslan e aos demais leitores do blog.
Muciolo Ferreira

Anônimo disse...

Daslan, onde anda Vera Ribeiro Secco?