*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 24 de setembro de 2016

Por uma noite de setembro

          

         Faz muito tempo, mas aquela noite de setembro em São José da Laje, a cidadezinha alagoana onde nasci, continua fazendo morada no caderno azul das minhas mais gratas recordações. 
         A nova professora de Português, que depois conquistaria o terceiro lugar no concurso Miss Alagoas 1965, entrou na sala de aula e mexeu com as fantasias da minha turma do Ginásio São José. Prestar atenção a aula ou às suas pernas que mostravam os joelhos? Eis a dúvida de quem era criança na mágica década de 1960. 
      Esta imagem, postada recentemente no Facebook por ela, Josenira de Albuquerque Silva (Josenira Degroot, nome adotado por conta do casamento com um belga, de quem ficou viúva),  mostra mais do que seria outrora permitido. 
       Irradiando uma energia positiva impressionante, minha ex-professora, do alto da sua idade cronológica bem vivida, está passeando pela Europa e fez uma pausa para mostrar suas pernas aos ventos italianos de Veneza. 
       Enquanto isso, a brisa teimosa de um tempo que se foi espalha primavera na vida do menino introvertido que um dia eu fui. 
-------
- Daslan Melo Lima, setembro no outono das minhas memórias.

*****
REFLEXÃO

" Amar é essencialmente querer ser amado." 
- Jacques Lacan (1901-1981), médíco e psicanalista francês. 

*****

2 comentários:

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

Caro Daslan: Os grandes mestres da literatura sempre nos surpreendem brindando-nos com pensamentos que são verdadeiras joias raras e meditando sobre o conceito do Jacques-Marie Émile Lacan sobre o que é amar, busquei em meus alfarrábios um pensamento da escritora Clarice Lispector, que assim se expressou: "Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil"!

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

Neste dia 12 de outubro estaremos comemorando dois grandes eventos: I) - "Dia das Crianças", criaturinhas que Deus nos legou para nossa reflexão, daí um pensamento que acho resumir tudo o que possamos dizer desse ser, que mesmo humano, é divino e sagrado: "No olhar inocente das crianças e no encantamento dos poetas, há um mundo escondido,desnudo e de beleza escancarada".
Warllen Silva.
II) - Festa de Nossa Senhora Aparecida, mãe e Padroeira do Brasil, é ela, a Mãe de Jesus, que nos ensina a seguir as palavras de seu amado Filho, para que sejamos sementinhas de um mundo novo, cheio de paz e do Amor de Deus. E pedimos principalmente por aquela pessoa tão amada e querida em nossas famílias: nossa MÃE, aquelas que ainda encontram-se entre nós, e aquelas que atendendo ao chamado do Pai, já estão na dimensão celestial!