*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 10 de dezembro de 2016

SESSÃO NOSTALGIA – Eu e Roberto Macêdo, encontro em João Pessoa com Patrícia Moreira, Miss Paraíba 1985, e sua irmã Roberta Moreira, Miss Paraíba 1986


Daslan Melo Lima
     
          Desloquei-me de Timbaúba, PE, para João Pessoa, PB, às 07h30min da terça-feira, 06, menos de 100 Km, viagem tranquila, uma hora e trinta minutos de percurso. O objetivo inicial, programado há dias, era chegar na capital paraibana apenas para abraçar o Roberto Macêdo, que estaria vindo de Natal, RN, para um city tour. No entanto, o que seria um breve encontro, acabou se constituindo em horas inesquecíveis. 
        O Roberto estava na capital potiguar há poucos dias, tendo saído de Salvador, BA, para a celebração dos cinquenta anos de idade do seu amigo Clodualdo Bahia, um dos maiores nomes do segmento de decoração de eventos do Rio Grande do Norte.  
         Conhecer os principais pontos turísticos de João Pessoa e retornar ainda na terça-feira, esse era o alvo do Roberto, só que Patrícia Moreira Rabello (Miss Paraíba, semifinalista e Miss Simpatia do Miss Brasil 1985) convidou meu amigo para dois eventos nos quais minha presença também estava incluída. 
            Roberto chegou no nosso ponto de encontro, o Camarão Grill, às 13h40min, onde almoçamos, depois de ter visitado a Igreja de São Francisco e o Cabo Branco. Após a refeição, rumamos para o Hardman Praia Hotel, onde ele se hospedaria.   

Eu e Roberto Macêdo, no Hardman Praia Hotel, com as credenciais para os eventos da terça-feira, 06.

  Embalado pelo sol paraibano, de vez em quando Roberto cantarolava Maluca por Sivuca, uma música do baiano Walter Queiroz gravada pelo autor e Elba Ramalho. Walter é filho de Luz da Serra, a Relações Públicas do Hotel da Bahia que hospedou Martha Vasconcellos quando ela voltou eleita Miss Universo 1968.
             

Ó Paraíba, meu amor
Eu vim te ver
Trazendo um cheiro da Bahia
Eu vim te ver

Itapuã manda um abraço em Manaíra
Cabo Branco, Cabedelo
Jacumã e Tambaú
E pede um beijo
Um cordão de caranguejo
Uma rede preguiçosa
E um doce de caju

Se lembra o dia que você ficou maluca
Ouvindo um disco de Sivuca
E danou-se pra chorar
Eu prometi que nunca mais eu te esquecia
Que eu voltava, que eu fazia
Um cafuné pra te agradar
  
----------

                                    Chá Solidário no Hotel Globo  
   
              
          O Hotel Globo, construção datada de 1929, está localizado no Centro Histórico de João Pessoa e foi reaberto há quatro meses, no dia 05 de agosto, quando a capital completou 431 anos, após obra de reestruturação que custou 712 mil reais.  
           O Chá Solidário teve o objetivo de arrecadar donativos para instituições que ajudam pessoas carentes, iniciativa da primeira-dama Maísa Cartaxo, promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), cujo prefeito, Luciano Cartaxo, foi reeleito nas últimas eleições.

Eu e o Roberto pisamos no tapete vermelho que dava para o pátio do imóvel, com vista privilegiadíssima para o pôr do Sol do rio Sanhauá, depois das 16 horas. Patrícia Moreira já nos aguardava e nos apresentou a várias personalidades paraibanas. 

            Com sua  simpatia, simplicidade e docilidade, nossa anfitriã nos apresentava desta forma: Este aqui é Roberto Macêdo, jornalista da Bahia, autor da biografia de Martha Vasconcellos, a última brasileira eleita Miss Universo há 48 anos. Este é Daslan, de Pernambuco. Eles são missólogos. Você sabe o que é missólogo?  

Roberto, Maísa Cartaxo, Patricia, eu e Thereza Madalena, apresentadora de televisão.
----------
Roberto, Patrícia Moreira, Patricia dos Anjos (Miss Paraíba 2013) e eu.
----------
Patricia dos Anjos é um tipo que impressiona. Moro em Nova Iorque, falo inglês com fluência e  sou modelo. Minha preparação para o Miss Brasil 2013 foi muito pouca. Só despertei para a importância e responsabilidade de uma Miss quando passei o título para minha sucessora. Agora é que me sinto  preparada e gostaria de voltar ao mundo Miss, confessou.
----------
O pôr do sol por testemunha. Roberto, Thereza Madalena, Patrícia Moreira e eu. 
Eu e Patricia Moreira
----------

Na programação, show com um conjunto folclórico e a cantora Renata Arruda.

      Na hora do pôr do sol, a música que se ouvia era Ave Maria Sertaneja, que ficou famosa na voz do inesquecível Luiz Gonzaga


 Quando batem as seis horas
De joelhos sobre o chão
O sertanejo reza a sua oração.

Ave Maria Mãe de Deus Jesus
Nos dê força e coragem
Pra carregar a nossa cruz.

Nesta hora bendita e santa
Devemos suplicar à Virgem Imaculada
Os enfermos vir curar.

Ave Maria Mãe de Deus Jesus
Nos dê força e coragem
Pra carregar a nossa cruz.

       ----------

Noitada na Pìnk Elephant



         Chegamos na boate Pink Elephant, espaço de categoria internacional, localizada no bairro Altiplano, às 21 horas, local da entrega do Chapéu de Ouro, o maior prêmio da publicidade paraibana; e do lançamento da edição número 40 da revista Premium, publicação da qual Gerardo Rabello, esposo de Patrícia Moreira, é diretor-editor.   Na ocasião, a satisfação de estarmos ao lado da nossa anfitriã e da sua irmã Roberta Moreira (Miss Paraíba e quinta colocada no Miss Brasil 1986).  

Roberto Macêdo ladeado por Patrícia Moreira, Miss Paraíba 1985, e sua irmã Roberta Moreira, Miss Paraíba 1986. *****  Patrícia e Roberta Moreira (que está viúva) possuem graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba. Revelação de Patrícia: Durante muitos anos não dava importância quando mencionavam que eu tinha sido Miss. Focada na minha carreira, fiz Mestrado e Doutorado e nunca comentava sobre o assunto com meus alunos da Universidade. Agora, não me incomoda quando falam que sou a Miss Paraíba 1985, ao contrário, adoro.
----------

Roberta, eu e Patricia Moreira.
----------

Uma noite para recordar.
----------
            Enquanto no palco acontecia a entrega do Chapéu de Ouro, a jornalista Bruna Borges entrevistava Roberto e eu para a RCTV. Detalhe: gostaria de ter encontrado duas personalidades, Gina São Thiago e Luiza Rabello. Gina, Miss Amazonas 1986, estava hospedada na casa de Roberta, mas foi acometida de uma indisposição e preferiu se resguardar. Luiza, filha de Gerardo e Patrícia, famosa em todo o Brasil por conta daquele comercial de televisão que dizia “só faltou a Luiza que está no Canadá. ” 

----------

----------
Eu, Bruna Borges e Roberto Macêdo.
----------
A revista Premium atingiu a marca dos 7 anos e de 40 edições. Na capa, Luciano Cartaxo, prefeito reeleito de João Pessoa, a primeira-dama Maísa Cartaxo e os filhos Matheus e Caio

----------

            O relógio marcava quase 23 horas quando retornei para Timbaúba, enquanto o Roberto Macêdo ficava para usufruir mais da noitada.  
            Foi um encontro mágico com sabor de sonho, tanto que só me dou conta que não foi sonho por causa das fotos que ilustram esta Sessão Nostalgia.

*****

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Excelente narrativa de uma terça-feira especial.
Abraço, Dido Borges.

Anônimo disse...

Senti como se estivesse com vocês !
Adorei!!!!!

C.Rocha de Floripa

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
Comentários postados via FACEBOOK
>>>>>>>>>>
As Irmãs Misses Paraíba 85/86 numa terça-feira paraibana no Prêmio Chapéu de Ouro com os amigos ilustres e missólogos Daslan Melo Lima e Roberto Macedo. "A gratidão é a memória mais terna do coração."
– Roberta Moreira, Miss Paraíba 1986
**********
Matéria sensacional Daslan Melo Lima! Realmente estava indisposta, muita festividade em Natal rs rs ! Mas não faltará oportunidade de nos encontrarmos!
– Gina São Thiago, Miss Amazonas 1986.
**********
Momentos muito especiais realmente. A reportagem de Daslan, tão minuciosa que me faz viajar junto. Vcs são merecedores de tão lindos momentos e homenagens. Bjs.
- Conceição, Miss Piauí 1985
**********
- Show esse encontro, vcs são uns fofos.
- Katia Pereira, Miss Mato Grosso do Sul 1985
**********

DASLAN MELO LIMA disse...


>>>>>>>>>>

De Martha Vasconcellos, Miss Bahia, Miss Brasil e Miss Universo 1968, via whatsapp do Roberto Macêdo:

"Espetacular Roberto! Adorei a reportagem e pela leitura também aproveitei da sua viagem!
Sensacional! Parabéns para Daslan!
Beijos

>>>>>>>>>>

Anônimo disse...


Descrição poética e narrativa detalhada de uma terça-feira que também vai ficar como uma doce lembrança na minha historia de vida.
Foi um grande prazer desfrutar de tua companhia, ainda que por pouco tempo.
Obrigado pela consideração e afeto demonstrado em suas palavras.
Forte abraço,
Roberta Moreira (Miss Paraíba 1986).