*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

sábado, 14 de julho de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Festa Jubileu 80 anos da Escola Santa Maria - Banda 1º de Novembro, Patrimônio Vivo de Pernambuco

Jubileu 80 anos da Escola Santa Maria


Em minhas mãos, o convite das Irmãs Franciscanas de Maristella da Província de Santa Cruz para a Celebração Eucarística de 80 anos de Missão no Brasil. 
Data: Domingo, 22 de julho de 2018
Horário: 09h
Presidente: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena - Bispo de Nazaré - PE
Local: Ginásio de Esportes Santa Maria - Escola Santa Maria - Timbaúba - PE

PROGRAMAÇÃO
18 a 20 de julho, às 19h: 
Tríduo em preparação para o Jubileu de 80 anos de Missão no Brasil. Local: Capela Santa Maria
21 de julho
08h30min: Visitação à Escola  :
17h - Desfile Santa Maria 80 anos
22h - Baile de Confraternização - AABB
22 de julho 
08h - Alvorada Festiva 
09h - Missa Solene no Ginásio de Esportes Santa Maria  - Presidente:  Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena
12h - Almoço Festivo
14h - Apresentações Culturais no Ginásio de Esportes Santa Maria

*****

Banda 1º de Novembro, a "Pé de Cará", 
Patrimônio Vivo de Pernambuco 


          A Banda 1º de Novembro, fundada em 1º/11/1922, poderá ser contemplada com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. O Maestro Marcos FM, professor e regente do Conservatório Pernambucano de Música, enviou e-mail, trecho abaixo, narrando para Jeová Barboza de Lira Cavalcanti, membro da diretoria da 1º de Novembro,  como foi o evento realizado na segunda-feira, 09, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, quando a "Pé de Cará" submeteu-se ao julgamento. O resultado deverá sair na próxima semana.  


           Rever os amigos da Pé de Cará é sempre uma felicidade. Reencontrar os amigos das antigas e conhecer novos talentos é muito bom. A banda continua viva, e isso é excelente e muito importante. Ela mantém a tradição, é um patrimônio e repassa saberes. Isso é tudo.
           Os músicos mostraram-se muito à vontade, pode até ser que estivessem nervosos, mas não deixaram transparecer. Mostraram uma maturidade extraordinária, a filarmônica estava muito afinada e entrosada. Cada pessoa ou grupo teve 10 minutos para apresentar seu trabalho.
      Com relação ao repertório, executaram inicialmente uma seleção de músicas de Luiz Gonzaga denominada "Relembrando o Gonzagão", cujo arranjo é de Manoel Ferreira. Assim que terminaram o número inicial uma pessoa que acompanhou a banda (integrante da equipe de produção) falou sobre a importância da banda, sua história e o trabalho que vem desempenhando atualmente. José da Silva estava se coçando para falar. Até achei que ele falaria.
            Após a fala, a banda atacou com o dobrado 1922 de minha autoria, e eu agradeço muito ao senhor por ter-me pedido que eu compusesse há um tempo atrás. Muito obrigado, Sr. Jeová. Eu filmei tudo, na hora do dobrado não consegui segurar as lágrimas em meu rosto. Procurei ser discreto. A banda tocou divinamente o dobrado; vale salientar que os músicos tocam essa música decorada pelas ruas da cidade. Até José da Silva cantarolou o dobrado do início ao fim. Aparece isso no vídeo que gravei. Assim que terminou a apresentação do dobrado, o Maestro Ademir, José Constantino (famoso compositor de frevo de Olinda, autor de "Prá você Fabinho", o que nutriu uma admiração muito forte e recíproca entre ele e nosso músico Fábio Paz, conhecido por Fabinho) elogiaram a atuação da nossa "Pé de Cará". A Assembleia em peso aplaudiu. As pessoas presentes ficaram deliciadas pelo som da nossa banda.
          Para finalizar a banda tocou o frevo "Vassourinhas", de Mathias da Rocha e Joana Batista. Ninguém se segurou, a alegria tomou conta de todos.
         A banda deu o recado, e bem dado. Agora é só esperar. A apresentação da banda 28 de junho de Condado estava agendada para o dia 09 de julho de 2018 também, mas, eles não compareceram. Falando desse fato para Adriano Araújo, que é advogado e filho de Ademir Araújo, pelo entendimento dele, a referida banda de Condado 'seria eliminada'.Mas, enfim...
          A banda mostrou a garra de sempre. Vida longa!
       Postei algumas fotos no facebook e postarei alguns vídeos no youtube. Inicialmente, compartilho aqui alguns links para que o senhor assista.

Maestros Ademir Araújo, Jean José e Marcos FM.
*****


2 comentários:

JEOVÁ BARBOZA DE LIRA CAVALCANTI disse...

Mas infelizmente não foi ainda desta vez que galgamos ao almejado título de Patrimônio Vivo de Pernambuco e, por conseguinte, aí estão os seis novos premiados, conforme reportagem do Diário de Pernambuco deste 18/07/2018 e texto adiante: "Seis novos Patrimônios Vivos foram eleitos nesta quarta-feira, 18 de julho, por meio do 13º Concurso do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco. São eles: Gonzaga de Garanhuns (reisado), Mestre Zé de Bibi (cavalo marinho), Cavalo-Marinho Estrela de Ouro (cavalo marinho), Cristina Andrade (ciranda, pastoril, urso), Banda Musical Saboeira (banda filarmônica), e Casa de Xambá (organização religiosa). A eleição dos mestres e dos grupos aconteceu na sede do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), e, com os novos eleitos, Pernambuco agora conta com 57 titulados".
OBSERVE, MEU CARO DASLAN, O CONTRASTE. NO PENSAMENTO DO CONSELHO, CAVALO MARINHO (FORAM ELEITOS DOIS) E TERREIRO DE XANGÔ SÃO MAIS CULTURAIS QUE BANDA DE MÚSICA. POR QUE NÃO ELEGERAM AS DUAS FILARMÔNICAS (SABOEIRA E 1º DE NOVEMBRO), JÁ QUE EM 2017 NENHUMA BANDA DE MÚSICA FOI ELEITA APESAR DE QUATRO ESTAREM CONCORRENDO? SÃO COISAS QUE NÃO ENTENDEMOS.

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

Falando do Jubileu dos 80 anos da Escola Santa Maria, queremos ressaltar que Banda Musical 1º de Novembro far-se-á presente às solenidades comemorativas, participando da Alvorada Festiva a realizar-se neste domingo dia 22, às 6:00 horas, em frente à Capela do educandário na Rua Dr. Alcebíades. Contamos com sua presença. É a cultura integrada à Educação neste momento de júbilo para toda a Timbaúba.