*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 23 de dezembro de 2018

Meu Natal milionário


            Após ter comprado um presente de Natal para mim mesmo, a vendedora me disse: "Pode puxar um balão, estourar e descobrir o brinde que você vai ganhar." Feliz da vida, o menino que fui exclamou: "Vou receber um prêmio milionário!" 
       Ela se surpreendeu com o meu entusiasmo e logo depois me entregou o brinde, que nada mais era do que um singelo jarro branco. Adorei o objeto. 



      Quanto vale sentir o gosto de situações assim? Mais do que milhões: o sabor de vivenciar o espirito do Natal. 
----------
- Daslan Melo Lima, em Timbaúba, Pernambuco, 22/12/2018 

----------


NATAL TODO DIA 


Gosto desta sensação de que um ciclo está prestes a ser concluído. E de que outro logo mais será iniciado. 
Gosto dos relógios e calendários avisando que o tempo passa. E dos anjos invisíveis diluindo o cinza deste planeta conturbado. 
Gosto destes dias que antecedem o réveillon. E por isso a todo instante me pego cantando aquela música que diz: "Eu tenho certeza que a gente podia / fazer com que fosse Natal todo dia." 
----------
- Daslan Melo Lima, durante evento beneficente, em Timbaúba, Pernambuco, dezembro/2018.

----------
ANJO AVESSO

              Em pleno clima de Natal, a ilustração na parede de uma galeria leva minh'alma para um carnaval de anos atrás. Desfile do Galo da Madrugada. Alceu Valença cantando em cima de um trio elétrico.

"Safada era a cara do anjo
Que no quarto noturno pintou 
No meu ouvido falou 
Loucuras de amor
Pegou minha mão e saímos na troca de passos
Um beijo molhado, escandalizado
Que até minha gata se escandalizou
Com um penacho de índio ele me coroou"



             Em plena manhã ensolarada de dezembro, deixo-me fotografar na frente das asas de um anjo invisível e em seguida vou tomar uma cerveja bem gelada cantando o famoso frevo de Alceu Valença. 

"Sou anjo avesso, sou Tupã presente
Guerreiro sempre, galho da semente 
Do algodão, do pau-brasil 
Da serpentina que coloriu
Os olhos do cego, a voz do anão
a vida e o meu coração de leão." 
-------------------
 -  Daslan Melo Lima, em Timbaúba, Pernambuco, 21/12/2108 

----------

                                    A PURA ALEGRIA DE VIAJAR



          A iluminação ao redor leva minha fantasia para as decorações natalinas de New York, Paris, Londres, Gramado e outros destinos turísticos. Conheço todos na minha imaginação, pois desde criança "viajo" muito, principalmente quando é final de ano. 
      "Benditos, mil vezes benditos aqueles carrosséis que ensinaram aos meninos de meu tempo a pura alegria de viajar." 
----------
- Daslan Melo Lima, na praça do meu bairro, em Timbaúba, Pernambuco, 20/12/2018, declamando silenciosamente versos de Mário Quintana.
----------

ALEGRIA ÍNTIMA





             Como já faz anos que perdoei Papai Noel pelos presentes que ele nunca me deu, levei o menino que um dia eu fui para conferir a Caravana de Natal Coca-Cola. 

         Tudo estava belo e iluminado, mas me lembrei de uma citação do Papa Bento XVI, que vale a pena recordar e refletir: “Na sociedade consumista de hoje, esta época (de Natal) é, infelizmente, sujeita a um tipo de poluição comercial que ameaça alterar seu verdadeiro espírito, caracterizado pela meditação, pela sobriedade e por uma alegria que não é externa, mas íntima.” 
----------
- Daslan Melo Lima, a um passo do Natal, na praça principal do meu bairro, em Timbaúba, Pernambuco, 17/12/2018


*****

Nenhum comentário: