*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 9 de dezembro de 2018

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Adelson Coelho Pedrosa, reconhecimento internacional com uma medalha portuguesa


>>>>>> Engenheiro Agrônomo timbaubense radicado há 20 anos em Vitória de Santo Antão tem uma história fascinante de respeito à natureza.
    


       Na quietude da Fazenda Paquevira, que ele prefere chamar de Espaço Paquevira, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, mata sul pernambucana, Adelson Coelho Pedrosa, timbaubense nascido no Engenho Cardoso, em 17/10/1935, leva uma vida tranquila ao lado da esposa e filhas. Com riqueza de detalhes, conta toda sua trajetória familiar e profissional, rica em experiências que daria uma edição inteira de TIMBAÚBA EM FOCO.
     Sua formação escolar primária deu-se no Engenho Paquevira, em Timbaúba. Curso Ginasial em Nazaré da Mata e cientifico nos colégios Padre Felix e Pedro Augusto, no Recife. Cursou os dois primeiros anos de Agronomia em Areia, PB, e os demais no Recife. Foi professor na UFRPE e aposentou-se como Agrônomo e Pesquisador do IPA, Instituto Agronômico de Pernambuco, em 1996, após 35 anos de atividade profissional.   

----------
----------
----------

   Seu currículo como ex-funcionário do IPA é muito rico, tanto que consta um curso de especialização em fruticultura em Portugal, quando foi contemplado com uma cobiçada honraria, a Medalha de Bronze outorgada pelo Governo de Portugal com a frase em latim “...ut sêmen optimun habeat”, que significa “...para ter a melhor semente”. 
     Entre as árvores que cultiva em sua propriedade, destaque para os exemplares de baobá (a arvore personagem do livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Sant-Exupéry), uma sequoia e uma timbo'ïwa (timbaúva), leguminosa que deu origem ao nome da cidade de Timbaúba. O baobá esta catalogado no “Mapa dos Baobás do Brasil”, de Gilberto J.S. Vasconcelos. Um pouco da trajetória de Adelson Coelho Pedrosa foi contado em livro escrito por Antonio Carlos de Souza Reis, “Ipa, 75 Anos de História”.
     “Desde criança que fui apaixonado por plantas. Não me arrependo do tempo dedicado ao campo. Sou feliz nesta propriedade à qual dei a denominação de Paquevira, em homenagem ao engenho timbaubense onde morei de 1940 a 1955. Sou feliz. Ninguém deve esquecer suas origens”, assim finalizou a personalidade focalizada em COMPORTAMENTO deste mês.

***** 
----------


Nenhum comentário: