*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

SESSÃO NOSTALGIA - Denise Rocha de Almeida e a Primavera das Adolescentes

Daslan Melo Lima


A Primavera das Adolescentes

Revista Manchete, Ano 11, número 598, 05 de outubro de 1963. ***** Reportagem de Odacir Soares - Fotos de Gervásio Batista, Juvenil de Souza e Domingos Cavalcanti.

A mais bela parada juvenil empolgou um público de 100 mil pessoas no Maracanã. 


De repente, quando chegou a primavera, 40 mil adolescentes floresceram. Eram as meninas-moças dos colégios e clubes cariocas, participantes do grandioso desfile inaugural dos XV Jogos da Primavera, no Estádio do Maracanã, diante de 100 mil espectadores. Guarnecido por 200 oficiais e soldados do corpo de paraquedistas, o desfile foi presenciado pelo Reitor Pedro Calmon, representando o presidente da República, o ministro da Educação e pelo Sr. Lopo Coelho, representando o Governador Carlos Lacerda. Apos a entrada do fogo simbólico na grande praça de esportes, o juramento do atleta foi lido pela Rainha da Primavera de 1962, Denise Rocha de Almeida, maravilhosa num maiô colante e tendo um diadema à cabeça.   
----------
Denise Rocha de Almeida, Vice-Miss Distrito Federal 1959; Rainha da Primavera 1962; Miss Brasília, quarto lugar no Miss Brasil 1963. 
----------

Criados pelo jornalista Mário Filho há quinze anos, os Jogos da Primavera são hoje comparáveis aos grandes espetáculos juvenis da Europa, congregando milhares de estudantes numa parada  de cores, acrobacia e música, e encerrando com uma Olimpíada. 
----------


        Quais os motivos que levaram ao fim os Jogos da Primavera?  Olho para a imagem de Denise Rocha de Almeida, um dos ícones da história do concurso Miss Brasil, e imagino que continua desfilando na memória daquela multidão estimada em cem mil pessoas. 
       Um leitor de PASSARELA CULTURAL disse-me há alguns meses que ela faleceu, mas não soube informar detalhes. Não sei realmente se a notícia procede. Seja como for, sua lembrança ainda vive nas adolescentes daquela primavera de 1963, maravilhosa num maiô colante e tendo um diadema à cabeça.  

*****

Mais sobre Denise Rocha de Almeida
 - Denise Rocha de Almeida e as recordações de um tempo que se foi
>>>>>>>>>>
 - Denise Rocha de Almeida e Vanja Nobre Jacob, belas na Quinta da Boa Vista
http://passarelacultural.blogspot.com/2016/12/sessao-nostalgia_18.html
>>>>>>>>>>
- Denise Rocha de Almeida e Dione Oliveira, gostos e desgostos na passarela

4 comentários:

Anônimo disse...

Denise Rocha de Almeida estava com o guarda-roupa preparadíssimo para disputar o título de Miss Universo 1959.
Mas em seu caminho havia Vera Ribeiro, Miss Distrito Federal, Miss Brasil, quinto lugar no Miss Universo 1959.

C. Rocha de Floripa

Muciolo Ferreira disse...

Denise Rocha merecia vencer o Miss Distrito Federal de 1959 porque tinha mais beleza e vivacidade do que Vera Ribeiro. Já em 1963 levou desvantagem frente as 3 primeiras classificadas no Miss Brasil. Muciolo ferreira

Anônimo disse...

Alô, Muciolo Ferreira, uma tia minha morava no Rio de Janeiro na época e me contava anos depois que o "duelo" Denise X Vera Ribeiro se repetiu no ano seguinte com Adalgisa X Ivone Richter.
Se Denise e Ivone tivessem sido eleitas Miss Distrito Federal e depois Miss Brasil teriam ido mais longe do que Vera e Adalgisa?
Alô, Daslan, nunca saberemos a resposta, mas fale mais sobre isso.
Delícia essas Sessão Nostalgia!
Claudio Adelson Moura
Botafogo, Rio de Janeiro
.

Unknown disse...

Pelo que li ela confessou que já tinha filho e não poderia concorrer em 63