*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

DE TIMBAÚBA PARA O MUNDO - Severino Carlos de Vasconcelos Dutra, um nome que a história guardou



>>> “Seu Biu Carlos” deixou catorze filhos e um legado de elegância, bom humor, educação e simplicidade. 

          Severino Carlos de Vasconcelos Dutra nasceu em Vitória de Santo Antão, PE, em 1º/12/1889, filho de Carlos de Albuquerque Dutra e Elvira Vasconcelos Cavalcanti de Albuquerque. Não tinha curso superior, mas proporcionou condições aos filhos para que fizessem uma faculdade. No total, teve catorze filhos. Dez com Maria Guedes Dutra, sua primeira esposa:  José, Antônia, Carlos, Maria Sebastiana, Elói, Humberto, Edgar, Maria Emília, Maria José e Maria Vitória de Vasconcelos Dutra. Com Maria José de Oliveira, sua segunda esposa, foram quatro: Fernando, Maria Tereza, Paulo e Maria Marta de Oliveira Vasconcelos Dutra.
         O Sr. Severino Carlos morou na rua D. Alcebíades, 336, em Timbaúba. Tinha um amigo chamado Abel, pai de Alexandre da floricultura, com quem nas horas de lazer jogava dominó sem ser a dinheiro.  Era negociante de gado e cavalos e dono de várias propriedades, entre elas a fazenda São José do Brum, Manimbú, Volta, União e Maracujá. Era proprietário de todas as casas da rua Dr. João Veiga e da rua apelidada de “bomba”.  Muito bem-humorado e educado, tinha uma simplicidade inigualável. Gostava de andar bem arrumado, sempre usando roupas de linho.
       Edite Emília Ferreira Lima Coutinho, sua neta, guarda ótimas recordações do avô. "A casa dele era muito grande e farta. As pessoas o conheciam como Seu Biu Carlos. Diziam que ele escondia dinheiro dentro de um quarto debaixo de onde colocava carvão, por isso diziam que ele era pirangueiro, mas não era verdade. As comidas e a mesa eram postas com fartura. Quando eu pedia um trocado, ele me dava um cruzeiro, sempre. Nunca  aumentava o valor com o passar da minha idade (risos), mas aos cinco anos fui presenteada com uma sanfona. ”
        Severino Carlos faleceu no dia 04 de junho de 1968, no Hospital de Câncer do Recife e sepultado no dia seguinte no cemitério público de Santa Cruz, em Timbaúba. Agora, em 2019, no dia 05 de julho, foi fundada uma instituição que leva seu nome, o IACEE, Instituto de Agroecologia, Cultura, Educação e Esportes Severino Carlos de Vasconcelos Dutra, motivo de reportagem para breve na sua TIMBAÚBA EM FOCO.
--------
Fonte: Editoria da revista com informações de Rayane Xavier
Foto: Acervo da família

*****

2 comentários:

Jeová Barboza de Lira Cavalcanti disse...

Ainda muito pequeno, isto na década de cinquenta, tive a oportunidade de conhecer o Sr. Severino Carlos, ocasião em que ele visitava meu pai Fortunato Henrique (mais conhecido como Fortunato de Araruna) em nosso sítio na Fazenda que tinha esse nome. a fim de tratar da compra de bovinos, muares e equinos já que meu pai era um expert no assunto e ele (seu Biu) confiava na experiência do "Homem de Araruna" para que os negócios que fazia saíssem a contento.
Meu era também comprador de Algodão em pluma, na época em que essa fibra têxtil era uma das riquezas de nossa região e a Fábrica Fiação e Tecelagem de Timbaúba estava no auge. Para ter um aporte financeiro para a compra desse produto meu pai recorria a um financiamento junto ao antigo Banco Popular de Timbaúba e nessa ocasião aparecia a figura de seu Severino Carlos como fiador da negociação. Conheci alguns dos filhos da família, mas fui colega de Paulo no curso de Admissão ao Ginásio no Colégio Timbaubense. Quando iniciei-me como Presidente da Sociedade de Cultura e Musical 1º de Novembro, a tradicional "PÉ DE CARÁ", a partir de 1983, ao lado de Sr. Jacques Ferreira Lima, D. Emília Dutra Ferreira Lima tornou-se uma das maiores benfeitoras de nossa associação musical, sendo por isso nossa Madrinha de Honra até o último dia de sua vida. Ao Sr. Severino Carlos e à sua família nossa gratidão, em nome de minha família e da tradicional "PÉ DE CARÁ".

Anônimo disse...

Sempre achei que Severino Carlos era alguém diferente de outros antigos senhores de engenho. O fato de ele ter sido negociante de animais reforçava isso, porém o sobrenome de seus pais me revelam o contrário. Ele era Dutra, em parte, e de Vitória de Santo Antão, mas de resto era muito parecido com seus pares produtores rurais de Timbaúba.Nunca ouvi falar coisas ruins relacionadas a ele.Era um cara querido.





.