*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

domingo, 1 de setembro de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - A visibilidade do Dia do Missólogo Brasileiro em 2019

Daslan Melo Lima


             Posso afirmar que o Dia do Missólogo Brasileiro, celebrado no último domingo de agosto, dia 25, foi um sucesso.  Sei que não houve notas sobre o assunto nos principais meios de comunicação do país. No entanto, em tempo de redes sociais, nem sempre o sucesso e a visibilidade de uma personalidade ou evento estão atrelados ao que é veiculado numa publicação impressa de circulação nacional ou num programa de televisão.  
        Recebi 451 mensagens de parabéns pela criação da data, através do Facebook, WhatSapp, e-mail e comentários enviados por leitores que gostam de concursos de beleza. Desculpem-me, mas é impossível postar aqui todas as manifestações de carinho, críticas construtivas e sugestões. Selecionei apenas cinco textos, abaixo transcritos, cada um de uma região brasileira, ilustrados com imagens das misses citadas . 
----------

Terezinha Morango
Miss Amazonas, Miss Brasil, Vice-Miss Universo 1957

"Uma tia-avó guarda tudo que foi publicado no jornais e revistas sobre Terezinha Morango. Aprendi com ela a amar as Misses. Os momentos tristes da minha vida são amenizados quando passo a ler sobre elas. O que seria de mim se não houvesse missólogos mantendo aceso o carinho pelas misses?"
Ana Monteiro. Manaus, AM 
----------
Muciolo Ferreira e Lúcia Tavares Petterle, Miss Guanabara, Vice-Miss Brasil e Miss Mundo 1971. 

"Quando Roberto Macêdo me perguntou qual a minha maior emoção do mundo Miss,  citei três momentos em diferentes situações: ao assistir pela primeira vez ao Miss Pernambuco em 1967, no sofá da minha casa, com imagens pela televisão em preto e branco; quando fui ao Geraldão assistir ao vivo ao Miss PE 1971 e  quando fiz parte da plateia no auditório do SBT em 1989, na escolha da Miss Brasil. Mas tem um detalhe que gostaria de ter incluído, um encontro num restaurante do  Pólo Pina, no Recife,  com Lúcia Tavares Petterle, Miss Mundo 1971.  Era uma sexta-feira, final de noite, quando eu, Miguel Braga e Wilton Condé a encontramos. Dançamos muito e tomamos bastante whisky. Ela estava no Recife participando de um Congresso Nacional de Neurologia, sua especialidade." 
Muciolo Ferreira. Recife, PE 
----------
Lara Andressa de Brito
Miss Goiás, Vice-Miss Brasil, Miss Brasil Mundo 2003 

"Tenho uma neta que foi convidada para disputar o Miss Goiás em 2003, ano de Lara Andressa de Brito.  Não entendo  nunca por que os concursos de misses no Brasil deixaram de atrair multidões como no passado. Morro de saudade das revistas O Cruzeiro, Manchete e Fatos & Fotos. Que bom que os missólogos existem para nos levar de volta àquele tempo, sem descuidar do presente. Merecidíssmo! Que todos sejam homenageados anualmente com uma data nacional consagrada ao Missólogo Brasileiro."
Samuel Melo Pessoa.  Anapólis, Goiás.  
----------
Eliane Parreira Guimarães
Miss Minas Gerais, Miss Brasil, quinto lugar no Miss Universo 1971

"Não me considero missólogo, apenas um curioso pelo assunto Miss, talvez por morar em Mariana, a terra de Eliane Parreira Guimarães, Miss Brasil 1971.  Estudo Engenharia Civil  e tenho a impressão que outros colegas gostam, mas assim como eu não assumem publicamente, como se o assunto fosse algo menor. Foi por acaso que, navegando na net, cheguei a esse blog exatamente no Dia do Missólogo. Fiquei impressionado com o número de pessoas inteligentes que deram depoimentos ao jornalista Roberto Macêdo. Prometi a mim mesmo que irei aprofundar meus conhecimentos. Sei que posso me aliar aos admiradores de algo que é tão expressivo em nossa cultura."
Emílio. Mariana, MG      
----------
Ieda Maria Vargas
Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil, Miss Universo 1963

"Acompanho a Sessão Nostalgia ha muitos anos, mas é a primeira vez que escrevo para manifestar um ponto de vista. Acompanho os concursos de misses desde 1963, ano em que Ieda Maria Vargas foi eleita Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e Miss Universo. Tenho muitos álbuns de recortes sobre o assunto que guardo só para mim, com receio de as pessoas acharem estranho um médico e militar aposentado andar a perder tempo com essas coisas. Agora, com a criação do Dia do Missólogo Brasileiro, e diante de tantos depoimentos já lidos, nesse blog e no Miss News, acho que vou criar coragem para merecer o status de Missólogo."
J. Pl. - Porto Alegre, RS   
          ----------
        Encerrando a primeira Sessão Nostalgia de setembro de 2019, deixo aqui, como reflexão, uma citação de Gibran Khalil Gibran (1883-1931)ensaísta, filósofo liberal, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa. 

       “Vivemos só para descobrir beleza. Todo o resto é uma forma de espera.” 

*****
Saiba tudo sobre o DIA DO MISSÓLOGO BRASILEIRO 

3 comentários:

Roberto Macedo disse...

Que maravilha, Daslan. Que bom sabermos que existem muito mais pessoas interessada - e até missólogos - do que imaginamos. Sejam todos bem vindos. Vamos universalizar a nossa paixão.

Abraço,

Roberto Macedo

Anônimo disse...



Senhor Daslan, minha surpresa foi muito grande ao ver o meu comentário selecionado em mais de 400 dos que o senhor recebeu.
Vou sugerir a um amigo, produtor da TV Anhanguera Anapólis, afiliada da Globo, que inclua essa matéria num programa de comportamento.

Samuel Melo Pessoa - Anapólis - Estado de Góias

Anônimo disse...

Daslan, confesso que não esperava toda essa repercussão do Dia do Missólogo Brasileiro. Espetaculares esses depoimentos que você selecionou, por serem de pessoas de várias regiões.

Particularmente, o meu agradecimento por tornar pública a minha emoção no encontro com a única brasileira a ostentar o honroso título de Miss Mundo, Dra. Lúcia Petterle, que só a conheci já uma famosa médica especializada em Neurocirurgia Pediátrica.

Valeu!

Muciolo Ferreira