*****

SEJA BEM-VINDO ! SEJA BEM-VINDA! VOCÊ ESTÁ NO BLOG PASSARELA CULTURAL, cujas postagens, na maioria das vezes, são postadas aos sábados e domingos. Nossa trajetória começou em 02/07/2004, com o nome de Timbaconexão, como coluna sociocultural do extinto site de entretenimento Timbafest. Em 12/10/2007, Timbaconexão migrou para blog com o nome de PASSARELA CULTURAL, quando teve início a contagem de visitas. ***** Editor: DASLAN MELO LIMA - Timbaúba, Pernambuco, Brasil. ***** Contatos : (81) 9-9612.0904 (Tim / WhatsApp). E-mail: daslanlima@gmail.com

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

SESSÃO NOSTALGIA - Márcia Cavalcanti Neves, Miss Sesi Industriária 1977, "com essa menina eu não perco não"

Daslan Melo Lima    

Márcia Cavalcanti Neves
Miss Sesi Industriária
Quarto lugar no concurso Miss Pernambuco 1977.
.----------

       O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães Melo, o Geraldão, inaugurado em 12 de novembro de 1970, pelo então prefeito do Recife Geraldo Magalhães Melo (1927-2009), foi palco, de 1971 até 1979, da grande promoção dos Diarios e Emissoras Associados: o concurso Miss Pernambuco. Tive a satisfação de assistir aos nove eventos, os quais atraiam multidões estimadas em mais de 20 mil pessoas. 
       Tudo no Geraldão remetia aos concursos de misses do Maracanãzinho, Rio de Janeiro, que eu só conhecia através das revistas O Cruzeiro, Manchete e Fatos & Fotos. Grandes atrações musicais se apresentavam nos intervalos dos desfiles.
     No dia 04 de junho de 1977, eu estava no Geraldão assistindo ao Miss Pernambuco 1977. Guardo na memória e em álbuns de recortes ótimas lembranças, como essas fotos do  Diario de Pernambuco. A comissão julgadora foi presidida pelo famoso escritor e sociólogo pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987). Eram 25 candidatas e o Top 5 foi formado por Zilene Sá Torres, Miss Goiana, primeiro lugar; Mônica Araújo, Miss Santa Cruz do Capibaribe, segundo; Maria de Fátima Coutinho, Miss Caruaru, terceiro; Márcia Cavalcanti Neves, Miss Sesi Industriária, quarto; e Rosângela Moura, Miss Custódia, quinto lugar. 


Recorte do Diario de Pernambuco - Na última foto, a seta aponta para Márcia Cavalcanti Neves, no desfile coletivo em maiô Catalina.  
    ----------
       Meses depois, encontrei Márcia Cavalcanti Neves durante um evento no Sesi de Casa Amarela, eleição do Operário Padrão de Pernambuco. Ela se surpreendeu quando lhe pedi um autógrafo. Hoje, claro, em lugar de colher sua assinatura, eu teria solicitado que fizéssemos uma selfie com o meu celular. O coral da instituição cantou uma música que dizia:

 "Tem até Miss na passarela
passarelando com o coração. 
O povo grita:
com essa menina 
eu não perco não."

       Anos depois, soube que tinha se formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. A cerimônia de colação de grau ocorreu no dia 12 de janeiro de 1980, por coincidência no mesmo Geraldão onde três anos antes havia sido ovacionada como a quarta mulher mais  bela do estado de Pernambuco. 

----------

      Guardo a imagem de Márcia Cavalcanti Neves, com sua simpatia, beleza e carisma, como uma das mais gratas recordações do mundo Miss. E o que dizer do refrão daquela música que ainda ecoa em meu coração? Magia, pura magia de um tempo que se foi. 

 "Tem até Miss na passarela
passarelando com o coração. 
O povo grita:
com essa menina 
eu não perco não."

 *****

3 comentários:

Anônimo disse...


Daslan.

essa Sessão Nostalgia com Márcia Cavalcanti Neves vem num momento muito especial: é que neste domingo, 27, um grupo de jornalistas da Turma de 1979.2 da Universidade Católica de Pernambuco se reúnem num almoço de confraternização no Restaurante Entre Amigos,no bairro do Espinheiro (Recife ) comemorativo aos 40 anos de formatura. Márcia estará presente. Vou aproveitar essa Sessão Nostalgia para fazer uma surpresa a "Miss de nossa turma" compartilhando com todos os colegas. abs,
muciolo ferreira

Anônimo disse...

Eu também estive no Geraldão na noite da eleição da Miss Pernambuco 1977.
Miss Goiana ou Miss Santa Cruz do Capibaribe para o primeiro lugar? Difícil dizer quem merecia o primeiro lugar.
Mas havia entre as mais de vinte candidatas uma jovem de um charme impressionante: a Miss Sesi Industriária, Márcia Cavalcanti Neves.
Li essa Sessão Nostalgia a semana passada e vi hoje no quadro Miss para sempre Miss a foto dela atual. Linda! 42 anos depois, venceria qualquer concurso destinado a eleger a Mais Bela Mulher Madura do Universo.

Roberto de Olinda/PE, vivendo atualmente em Caruaru/PE

DASLAN MELO LIMA disse...

>>>>>>>>>>
Comentário enviado por Reginaldo Sales, de Natal, RN, via WhatSapp.
>>>>>>>>>>

Conheci Márcia Cavalcanti Neves depois do concurso Miss PE 77.
Foi numa festa organizada pelo SESI.
Fiquei tão extasiado diante do seu magnetismo pessoal que não tive coragem de lhe pedir um autógrafo.